Acontece

Proae: quem somos nós

Ações visam divulgar à comunidade universitária seus objetivos e realizações
Bianca Lima Xavier
16/03/2023 - 09:44 - atualizado em 16/03/2023 - 09:44

A fim de tornar mais clara sua atuação dentro da Universidade Federal de Uberlândia, a Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae/UFU) realizou diversas ações no último ano (2022). O intuito dessas iniciativas foram demonstrar à comunidade universitária quais os propósitos, os objetivos, as realizações, os encaminhamentos e as atividades desempenhadas pela organização.  

O projeto “Proae Itinerante – Virtual" foi realizado em julho e visou à apresentação das ações e atividades desenvolvidas pela Pró-Reitoria às coordenações, colegiados, conselhos e outros espaços institucionais - principalmente salas de aulas e comunidades estudantil. O esclarecimento foi feito mediante encontros virtuais agendados por meio de formulário e todas as entidades puderam participar. 

A Consulta Pública 2022 foi uma iniciativa que buscou estabelecer a horizontalidade das relações, através da participação dos estudantes que puderam responder a um questionário e avaliar, assim, a atuação da Proae dentro de cada segmento apresentado.  

O VIII e o IX Fórum de Assuntos Estudantis (FAE) foram promovidos para auxiliar o planejamento das atividades nas áreas de atuação do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), bem como para avaliar e dar um retorno às ações já realizadas e previstas, além de garantir um espaço para construção de um planejamento e orçamento participativo e colaborativo junto aos estudantes, dando protagonismo, mas também inserindo os estudantes nas tomadas de decisões da pró-reitoria.  

O Fórum de Apoio/Atenção ao Estudante foi inaugurado em dezembro e contou com a participação de técnicos-administrativos, docentes e colaboradores para discussão de estratégias de apoio aos alunos. Na oportunidade, evidenciou-se a importância dos Núcleos de Assistência de Apoio e Atenção ao Estudante (NAAEs) para promoção de escuta e acompanhamento em relação à qualidade de vida e desempenho acadêmico. 

A Semana de Acolhimento teve dois momentos no ano passado. No início de cada semestre da graduação (2021/2 e 2022/1), a Proae, em parceria com outros setores e entidades, organizou uma programação voltada aos ingressantes, a fim de apresentar a universidade e promover ações de integração social e orientação educativa.  

O projeto “Espaços Ativos” foi pensado para garantir espaços ativos de acolhimento nos campi avançados. Em Pontal, Monte Carmelo e Patos de Minas, houve a criação de estruturas físicos em ambientes ao ar livre para promover o diálogo entre os estudantes, bem como um contato maior com as ações da Proae.    

Essas ações de divulgação sobre a Pró-Reitoria de Assistência Estudantil foram um sucesso e devem continuar em 2023, a fim de garantir uma comunicação cada vez mais eficiente entre todes. Na oportunidade, participe! 

Conteúdos Relacionados

8 anos PROAE
19/04/2024 - 15:56
Acolhimento Estudantil Na Universidade
15/04/2024 - 14:34