Destaques do IX FAE

Confira o resumo de tudo o que rolou no Fórum de Assuntos Estudantis no dia 8 de dezembro
Bianca Lima Xavier
22/12/2022 - 13:45 - atualizado em 23/12/2022 - 12:38

No dia 8 de dezembro, aconteceu o IX Fórum de Assuntos Estudantis (FAE), organizado pela Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae/UFU)  Como já evidenciado, o FAE é um órgão consultivo que tem como objetivo promover o debate coletivo sobre as ações desenvolvidas durante o ano e o planejar as atividades do próximo.

Participaram do evento o vice-reitor Prof. Dr. Carlos Henrique, a pró-reitora Elaine Calderari, a coordenadora geral do DCE Amanda de Castro e outros representantes de entidades estudantis de todos os campi, bem como a equipe técnica e colaboradores da Proae. Destaque para a grande participação dos estudantes do campus Pontal, Monte Carmelo e Patos de Minas.

Na oportunidade, os presentes se dividiram em mesas temáticas, apresentaram os problemas, discutiram possíveis resoluções e elencaram as prioridades para o ano de 2023. Nesse contexto, as seguintes áreas do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAEs) entraram em pauta: saúde, esporte, apoio pedagógico, acessibilidade e moradia. Confira os destaques da discussão:

• Como pontos positivos, ou seja, ações já realizadas e que obtiveram sucesso, os discentes destacaram: a manutenção dos auxílios em pecúnia durante a pandemia; a continuidade do funcionamento do intercampi e RU no campus Monte Carmelo; o retorno das Olimpíadas e o Agita UFU de forma presencial em todos os campi; o convênio do Restaurante Popular em Patos de Minas e as campanhas de saúde e vacinação.

• Como solicitações e ações a serem implementadas estão: reajustes de valores dos auxílios; necessidade de qualificação dos docentes para inclusão dos estudantes PCD; melhoria de estruturas físicas, como espaços esportivos principalmente nos campi avançados e do quadro técnico de profissionais da área do esporte e da saúde; e a implementação do RU no campus Patos de Minas, bem como a garantia do intercampi no mesmo campus, enquanto compromisso institucional.

A participação de todas e todos é muito importante para a construção de propostas mais inclusivas e colaborativas. Além disso, o Fórum também aproxima o corpo discente da equipe técnica da PROAE, colaborando para que as ações e suas atividades estejam compatíveis com as reais necessidades, anseios e desejos dos estudantes da UFU.

A próxima edição acontece em abril de 2023. Fique ligade!