Acontece

Novidades no X Fórum de Assuntos Estudantis

Pela primeira vez, estiveram presentes todos os níveis de educação da UFU no evento
Bianca Lima Xavier
10/05/2023 - 10:43 - atualizado em 11/05/2023 - 10:09

No dia 26 de abril, aconteceu o X Fórum de Assuntos Estudantis, organizado pela Pró-Reitoria de Assistência Estudantil da Universidade Federal de Uberlândia (Proae/UFU). O evento reuniu estudantes, representantes de entidades e servidores para discutir as ações da assistência estudantil na instituição. 

Essa edição contou com uma novidade: pela primeira vez, estiveram presentes representantes de diversos níveis de ensino, desde a educação básica, ensino técnico e graduação até a pós-graduação. Além das entidades estudantis da graduação, participaram também representantes da Escola de Educação Básica (Eseba), Escola Técnica de Saúde (Estes) e Associação de Pós-Graduandos (APG). O objetivo foi ampliar o debate e promover uma troca de experiências entre os diferentes públicos, inserindo, assim, a Assistência Estudantil em todas as frentes de atuação na instituição.  

A ação caracteriza um momento simbólico para a UFU no reconhecimento da Assistência Estudantil como instrumento para permanência e mecanismo de equidade e justiça social na Educação Superior pública, ancorada transversalmente nos pilares de Ensino, Pesquisa e Extensão. 

Durante o evento, os presentes reuniram-se em mesas temáticas, para discutir temas relacionados à assistência estudantil, como esporte, transporte e moradia, além de políticas de inclusão social e combate à violência. Os participantes também tiveram a oportunidade de conhecer as iniciativas da UFU na área e discutir sugestões para melhorar a qualidade dos serviços prestados. 

Destaque para a grande participação dos estudantes dos campi avançados – Pontal, Patos de Minas e Monte Carmelo –, que se organizaram para vir até Uberlândia, a sede do evento, e encaminhar as demandas e solicitações dos estudantes do seu campus de origem. 

Segundo a pró-reitora de Assistência Estudantil da UFU Elaine Saraiva, o Fórum é uma oportunidade importante para a instituição ouvir as demandas dos estudantes e aprimorar as políticas de assistência. “O evento é uma forma de aproximar a gestão da Universidade da realidade dos estudantes e buscar soluções para as dificuldades que eles enfrentam”, afirma. Além disso, o fórum busca a participação, mas também a colaboração dos (das) estudantes nas tomadas de decisões, assim como na definição de planejamento, orçamento e distribuição de recursos financeiros a partir das demandas indicadas pelos próprios estudantes.  

A expectativa é que as discussões e propostas apresentadas no X FAE sejam analisadas, discutida entre a equipe da Proae e, se possível, incorporadas às políticas de assistência estudantil da instituição. 

Conteúdos Relacionados

Aconteceu
22/12/2022 - 13:45