Perguntas frequentes
Divisão de Restaurantes Universitários
16/09/2016 - 13:16 - atualizado em 07/10/2016 - 10:00

Deve ser encaminhado um memorando para o diretor de Qualidade de Vida do Estudante (DIRVE/PROAE), solicitando a utilização do RU pelos participantes do evento. Deve ser informado o nome do evento, as datas, quais refeições e uma previsão do número de participantes. Também deve ser disponibilizado telefone e e-mail, para que a equipe do RU entre em contato com o solicitante, para que seje repassada lista em Excel com os nomes e CPF dos participantes (para cadastro no sistema do RU), com antecedência mínima de dez dias.

Divisão de Restaurantes Universitários
05/09/2016 - 13:52 - atualizado em 07/10/2016 - 10:00

Não. O estudante que não portar a identificação acadêmica deverá apresentar:

  1. Documento com foto e 
  2. Documento que comprove sua condição de estudante (grade horária, histórico etc).
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Divisão de Restaurantes Universitários
16/09/2016 - 13:00 - atualizado em 07/10/2016 - 10:01

Sim. Para os eventos que acontecerem fora dos dias e horários de funcionamento regular do RU, a solicitação dos serviços será feita com a coordenação da DIVRU e com a empresa terceirizada, responsável pela produção de refeições do RU, APÓS ENCAMINHAMENTO DE E-MAIL PARA o diretor de Qualidade de Vida do Estudante (DIRVE/PROAE).

Divisão de Restaurantes Universitários
16/09/2016 - 08:36 - atualizado em 07/10/2016 - 09:52

No período de férias os RUs dos campi Santa Monica e Umuarama funcionam de segunda a sexta, servindo apenas almoço. O RU do campus Pontal funciona de segunda a sexta, servindo café da manhã, almoço e jantar e aos sábados funciona servindo apenas almoço.

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11/11/2015 - 23:14 - atualizado em 17/02/2017 - 11:17

Nos atendimentos de orientação e acolhimento, o profissional avalia a necessidade de encaminhamentos, tanto para dispositivos dentro da universidade, quanto para a rede local. Caso haja necessidade, serão feitas orientações e encaminhamento do estudante.

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16/11/2015 - 09:12 - atualizado em 17/02/2017 - 11:17

A DISAU oferece as modalidades de atendimento descritas abaixo, em saúde mental:

ORIENTAÇÃO

A orientação é uma modalidade de atendimento que oferece um espaço de escuta e acolhimento ao estudante. É um atendimento individual, pontual, de procura espontânea pelo estudante ou por encaminhamentos feitos por coordenações de cursos, professores ou por membros da comunidade universitária. O atendimento é de aproximadamente 50 minutos, podendo haver encaminhamentos, de acordo com a avaliação do profissional.

A orientação acontece todas as quartas-feiras, com início às 7:30h até às 10h (manhã) e às 13h até às 16h (tarde). Para ter acesso, é necessário comparecer à DISAU no dia e horários citados e aguardar atendimento. São atendidos três estudantes por turno e os atendimentos acontecem por ordem de chegada.

ACOLHIMENTO

São atendimentos iniciais, previamente agendados em até quatro encontros, que se configuram em um espaço de escuta e acolhimento. 

Para solicitar o acolhimento, orientamos que o estudante entre em contato com a DISAU, de preferência pessoalmente, para efetivar a solicitação.

ORIENTAÇÃO EM SAÚDE MENTAL

Atendimento direcionado às pessoas vinculadas ao meio acadêmico ou familiar do estudante atendido na divisão, mediante avaliação de necessidade.

 

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Divisão de Restaurantes Universitários
16/09/2016 - 13:25 - atualizado em 07/10/2016 - 09:55

Para ter acesso ao RU é necessário solicitar a carteira de identidade acadêmica (estudantes) ou funcional (servidores) da UFU, através do site www.ufu.br. Feita a solicitação, o usuário pode ter acesso ao RU, portando documento com número de matrícula (estudantes) ou documento com o número do SIAPE (servidores UFU), e documento com foto, por até dez dias. Após esse prazo, o acesso será permitido apenas mediante a apresentação da identidade acadêmica/funcional da UFU.

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19/08/2016 - 16:59 - atualizado em 19/08/2016 - 16:59

Os atendimentos de orientação e acolhimento são atendimentos breves e pontuais que, em essência, buscam auxiliar os estudantes no enfrentamento das dificuldades emocionais que impactam na vida acadêmica e pessoal, na perspectiva de contribuir para a melhoria da qualidade de vida do estudante no ambiente acadêmico. A psicoterapia é um processo de compreensão, análise e intervenção que se realiza através da aplicação sistematizada e controlada de métodos e técnicas psicológicas reconhecidos pela ciência, pela prática e pela ética profissional, promovendo a saúde mental e propiciando condições para o enfrentamento de conflitos e/ou transtornos psíquicos de indivíduos ou grupos (Resolução Conselho Federal de Psicologia nº10/2000). Neste sentido, a partir da orientação, pode haver a indicação de psicoterapia e, assim, o estudante pode ser encaminhado para a rede local de atendimento.

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Divisão de Restaurantes Universitários
16/09/2016 - 12:56 - atualizado em 06/05/2022 - 12:54
  1. Estudantes UFU com auxílio alimentação Tipo 1: isento de pagamento em uma refeição por dia (almoço ou jantar);
  2. Estudantes UFU com auxílio alimentação Tipo 2: isento de pagamento em duas refeições por dia (almoço e jantar);
  3. Estudantes UFU (graduação/ pós-graduação/ Estes): R$ 3,00;
  4. Servidores e terceirizados: R$ 15,12.

OBS: todos os usuários deverão ter matrícula ou SIAPE válidos, e deverão acessar o aplicativo UFU Mobile para aquisição de tíquetes digitais.

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19/08/2016 - 16:56 - atualizado em 19/08/2016 - 16:56

É importante procurar por avaliação profissional quando você perceber a interferência de sintomas emocionais e sentimentos que estão interferindo de modo significativo no seu cotidiano. Alguns destes sintomas envolvem:

  • Distração excessiva a ponto de perder aulas, não encontrar objetos, perder compromissos, etc.
  • Sentimentos depressivos e de tristeza constantes e intensos.
  • Sintomas intensos de ansiedade que limitam o cotidiano.
  • Necessidade de desenvolver habilidades sociais como falar em público, iniciar amizades.
  • Alterações de humor muito fortes ao longo de pouco tempo e sem causas aparentes.
  • Dificuldades em lidar com separação entre as pessoas, relacionamentos.
  • Dificuldade em tomar decisões e atitudes.
  • Necessidade em repetir atos sem sentido, como verificar portas muitas e muitas vezes, lavar as mãos, etc.
  • Medos e fobias, como o medo de dirigir, sair em espaços públicos, andar de avião, animais, pessoas, etc.
  • Superar a timidez, o ciúme em excesso, etc.
  • Dificuldade em lidar com pessoas difíceis como chefes, pais, irmãos, colegas de trabalho ou escola, etc.
  • Pensamentos repetitivos e angustiantes que tomam nossa mente e nos afetam.
  • Pensamentos e ideias de morte.
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Divisão de Restaurantes Universitários
16/09/2016 - 13:04 - atualizado em 07/10/2016 - 09:57

Sim, pode.

Divisão de Restaurantes Universitários
16/09/2016 - 12:46 - atualizado em 07/10/2016 - 09:58

São considerados visitantes: participantes de eventos e congressos realizadados pela UFU, filhos de estudantes da UFU até 5 anos, servidores inativos, visitantes em caráter acadêmico, cultural e esportivo.

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18/01/2016 - 11:41 - atualizado em 19/08/2016 - 16:50

A DISAU atende aos estudantes da UFU, prioritariamente dos cursos de graduação presencial.

 

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16/09/2016 - 13:09 - atualizado em 07/10/2016 - 09:58

Somente estudantes bolsistas.

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16/09/2016 - 12:41 - atualizado em 07/10/2016 - 09:59
  1. Estudantes de graduação, pós-graduação da UFU, estudantes da rede pública desenvolvendo projetos vinculados à UFU, estudantes em mobilidade internacional e residentes;
  2. Técnicos administrativos e docentes em atividade;
  3. Funcionários de fundações vinculados à UFU, funcionários dos sindicatos representantes da comunidade universitária, funcionários de empresas terceirizadas que prestam serviço à UFU;
  4. Visitantes (participantes de Eventos e Congressos realizados pela UFU, filhos de estudantes da UFU até 5 anos, servidores inativos, visitantes em caráter acadêmico, cultural e esportivo).
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19/08/2016 - 16:58 - atualizado em 19/08/2016 - 16:58

Os atendimentos de orientação e acolhimento estão abertos à comunidade discente da UFU conforme a Resolução Nº03/2015 do CONSEX/UFU. À partir destes atendimentos e de acordo com a avaliação do profissional acerca do caso clínico apresentado pelo estudante, o mesmo poderá ser encaminhado para outros locais de atendimento (rede local de atendimento) para que o estudante receba a intervenção adequada, principalmente quando houver a indicação da necessidade de psicoterapia. Os serviços oferecidos pela divisão, em geral, objetivam atendimentos breves e pontuais com vistas à prevenção do adoecimento e à promoção de saúde e de qualidade de vida no contexto acadêmico.

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