Deve ser encaminhado um memorando para o diretor de Qualidade de Vida do Estudante (DIRVE/PROAE), solicitando a utilização do RU pelos participantes do evento. Deve ser informado o nome do evento, as datas, quais refeições e uma previsão do número de participantes. Também deve ser disponibilizado telefone e e-mail, para que a equipe do RU entre em contato com o solicitante, para que seje repassada lista em Excel com os nomes e CPF dos participantes (para cadastro no sistema do RU), com antecedência mínima de dez dias.
Não. O estudante que não portar a identificação acadêmica deverá apresentar:
- Documento com foto e
- Documento que comprove sua condição de estudante (grade horária, histórico etc).
Sim. Para os eventos que acontecerem fora dos dias e horários de funcionamento regular do RU, a solicitação dos serviços será feita com a coordenação da DIVRU e com a empresa terceirizada, responsável pela produção de refeições do RU, APÓS ENCAMINHAMENTO DE E-MAIL PARA o diretor de Qualidade de Vida do Estudante (DIRVE/PROAE).
No período de férias os RUs dos campi Santa Monica e Umuarama funcionam de segunda a sexta, servindo apenas almoço. O RU do campus Pontal funciona de segunda a sexta, servindo café da manhã, almoço e jantar e aos sábados funciona servindo apenas almoço.
Nos atendimentos de orientação e acolhimento, o profissional avalia a necessidade de encaminhamentos, tanto para dispositivos dentro da universidade, quanto para a rede local. Caso haja necessidade, serão feitas orientações e encaminhamento do estudante.
A DISAU oferece as modalidades de atendimento descritas abaixo, em saúde mental:
ORIENTAÇÃO
A orientação é uma modalidade de atendimento que oferece um espaço de escuta e acolhimento ao estudante. É um atendimento individual, pontual, de procura espontânea pelo estudante ou por encaminhamentos feitos por coordenações de cursos, professores ou por membros da comunidade universitária. O atendimento é de aproximadamente 50 minutos, podendo haver encaminhamentos, de acordo com a avaliação do profissional.
A orientação acontece todas as quartas-feiras, com início às 7:30h até às 10h (manhã) e às 13h até às 16h (tarde). Para ter acesso, é necessário comparecer à DISAU no dia e horários citados e aguardar atendimento. São atendidos três estudantes por turno e os atendimentos acontecem por ordem de chegada.
ACOLHIMENTO
São atendimentos iniciais, previamente agendados em até quatro encontros, que se configuram em um espaço de escuta e acolhimento.
Para solicitar o acolhimento, orientamos que o estudante entre em contato com a DISAU, de preferência pessoalmente, para efetivar a solicitação.
ORIENTAÇÃO EM SAÚDE MENTAL
Atendimento direcionado às pessoas vinculadas ao meio acadêmico ou familiar do estudante atendido na divisão, mediante avaliação de necessidade.
Para ter acesso ao RU é necessário solicitar a carteira de identidade acadêmica (estudantes) ou funcional (servidores) da UFU, através do site www.ufu.br. Feita a solicitação, o usuário pode ter acesso ao RU, portando documento com número de matrícula (estudantes) ou documento com o número do SIAPE (servidores UFU), e documento com foto, por até dez dias. Após esse prazo, o acesso será permitido apenas mediante a apresentação da identidade acadêmica/funcional da UFU.
Os atendimentos de orientação e acolhimento são atendimentos breves e pontuais que, em essência, buscam auxiliar os estudantes no enfrentamento das dificuldades emocionais que impactam na vida acadêmica e pessoal, na perspectiva de contribuir para a melhoria da qualidade de vida do estudante no ambiente acadêmico. A psicoterapia é um processo de compreensão, análise e intervenção que se realiza através da aplicação sistematizada e controlada de métodos e técnicas psicológicas reconhecidos pela ciência, pela prática e pela ética profissional, promovendo a saúde mental e propiciando condições para o enfrentamento de conflitos e/ou transtornos psíquicos de indivíduos ou grupos (Resolução Conselho Federal de Psicologia nº10/2000). Neste sentido, a partir da orientação, pode haver a indicação de psicoterapia e, assim, o estudante pode ser encaminhado para a rede local de atendimento.
- Estudantes UFU com auxílio alimentação Tipo 1: isento de pagamento em uma refeição por dia (almoço ou jantar);
- Estudantes UFU com auxílio alimentação Tipo 2: isento de pagamento em duas refeições por dia (almoço e jantar);
- Estudantes UFU (graduação/ pós-graduação/ Estes): R$ 3,00;
- Servidores e terceirizados: R$ 15,12.
OBS: todos os usuários deverão ter matrícula ou SIAPE válidos, e deverão acessar o aplicativo UFU Mobile para aquisição de tíquetes digitais.
É importante procurar por avaliação profissional quando você perceber a interferência de sintomas emocionais e sentimentos que estão interferindo de modo significativo no seu cotidiano. Alguns destes sintomas envolvem:
- Distração excessiva a ponto de perder aulas, não encontrar objetos, perder compromissos, etc.
- Sentimentos depressivos e de tristeza constantes e intensos.
- Sintomas intensos de ansiedade que limitam o cotidiano.
- Necessidade de desenvolver habilidades sociais como falar em público, iniciar amizades.
- Alterações de humor muito fortes ao longo de pouco tempo e sem causas aparentes.
- Dificuldades em lidar com separação entre as pessoas, relacionamentos.
- Dificuldade em tomar decisões e atitudes.
- Necessidade em repetir atos sem sentido, como verificar portas muitas e muitas vezes, lavar as mãos, etc.
- Medos e fobias, como o medo de dirigir, sair em espaços públicos, andar de avião, animais, pessoas, etc.
- Superar a timidez, o ciúme em excesso, etc.
- Dificuldade em lidar com pessoas difíceis como chefes, pais, irmãos, colegas de trabalho ou escola, etc.
- Pensamentos repetitivos e angustiantes que tomam nossa mente e nos afetam.
- Pensamentos e ideias de morte.
Sim, pode.
São considerados visitantes: participantes de eventos e congressos realizadados pela UFU, filhos de estudantes da UFU até 5 anos, servidores inativos, visitantes em caráter acadêmico, cultural e esportivo.
A DISAU atende aos estudantes da UFU, prioritariamente dos cursos de graduação presencial.
Somente estudantes bolsistas.
- Estudantes de graduação, pós-graduação da UFU, estudantes da rede pública desenvolvendo projetos vinculados à UFU, estudantes em mobilidade internacional e residentes;
- Técnicos administrativos e docentes em atividade;
- Funcionários de fundações vinculados à UFU, funcionários dos sindicatos representantes da comunidade universitária, funcionários de empresas terceirizadas que prestam serviço à UFU;
- Visitantes (participantes de Eventos e Congressos realizados pela UFU, filhos de estudantes da UFU até 5 anos, servidores inativos, visitantes em caráter acadêmico, cultural e esportivo).
Os atendimentos de orientação e acolhimento estão abertos à comunidade discente da UFU conforme a Resolução Nº03/2015 do CONSEX/UFU. À partir destes atendimentos e de acordo com a avaliação do profissional acerca do caso clínico apresentado pelo estudante, o mesmo poderá ser encaminhado para outros locais de atendimento (rede local de atendimento) para que o estudante receba a intervenção adequada, principalmente quando houver a indicação da necessidade de psicoterapia. Os serviços oferecidos pela divisão, em geral, objetivam atendimentos breves e pontuais com vistas à prevenção do adoecimento e à promoção de saúde e de qualidade de vida no contexto acadêmico.