Serviço

Registro de Ações de Assuntos Estudantis

Sistema de Informação de Assuntos Estudantis (SIAE)
Portal PROAE
01/10/2019 - 10:28 - atualizado em 30/09/2022 - 10:11
Público-alvo: 
Estudante / Professor / Técnico Administrativo / Unidade Acadêmica


O QUE É O SIAE?

O Sistema de Informação de Assuntos Estudantis (SIAE) gerencia o fluxo de informações de assuntos estudantis na UFU para contabilização de carga-horária e certificação de atividades através dos registros contínuos de ações realizadas em âmbito estritamente interno - apenas para a comunidade UFU - pelas unidades acadêmicas (diretorias, coordenações de cursos, PETs etc.) e/ou administrativas (setores, divisões, diretorias ou pró-reitorias) ou entidades estudantis (DCE, CAs/DAs, Atléticas, Ligas Acadêmicas etc.) com foco prioritário nos estudantes da instituição.

A certificação promovida pelo SIAE é exclusivamente voltada ao público interno matriculado na Universidade Federal de Uberlândia. O processo de inscrição para participação em ações cuja certificação seja pelo SIAE deve ser restrito a membros da comunidade universitária UFU que possuam siape ou número de matrícula estudantil.

Para acessar o banco de dados das ações de assuntos estudantis já cadastradas no SIAE clique aqui.

 

QUEM PODE REGISTRAR AÇÕES NO SIAE?

Docentes e técnicos administrativos devidamente matriculados (via SIAPE), com vínculo efetivo e ativo na universidade, podem registrar ações de assuntos estudantis desenvolvidas no âmbito da UFU, sob sua coordenação, para efeitos de contabilização de carga-horária e certificação única aos estudantes da UFU. Servidores(as) com exercício provisório na instituição não conseguirão realizar o cadastro de ações de assuntos estudantis.


O QUE SE DEVE LEVAR EM CONTA PARA REGISTRAR UMA AÇÃO NO SIAE?

As ações no SIAE devem ser eventos acadêmicos voltados somente para a comunidade UFU, com foco nos estudantes da instituição, e ter como eixos temáticos estruturantes o ensino, a pesquisa e a assistência estudantil (moradia estudantil; alimentação; transporte; atenção à saúde; inclusão digital; cultura; esporte; creche; apoio pedagógico; e acesso, participação e aprendizagem de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades e superdotação) objetivando:

a) Promover a troca de conhecimentos articulando o ensino, a pesquisa e a assistência estudantil;
b) Dar visibilidade às ações de ensino, de pesquisa e de assistência estudantil desenvolvidas na Instituição;
c) Integrar temáticas de relevância social e curricular no processo de formação estudantil da Universidade;
d) Estimular atividades que impliquem relações multi, inter e/ou transdisciplinares e interprofissionais de setores da Universidade;
e) Tornar permanente a colegialidade na organização de atividades que promovam o intercâmbio de conhecimentos, possibilitando o protagonismo da participação estudantil;
f) Criar espaços de autonomia da ação discente em todos os níveis educacionais da Universidade;
g) Estabelecer cultura de permanente socialização dos saberes, fazeres e modos de produção do conhecimento com a comunidade universitária.

Não serão aceitas no SIAE ações:

I) desalinhadas com os objetivos acima expostos;
II) que envolvam a comunidade externa (extensionistas);
III) que clamem por recursos e/ou criação de estruturas organizacionais na instituição para serem realizadas;
IV) de registros e/ou formalização de Grupos ou Núcleos de Estudos;
V) que objetivem a criação de "programas", exceto se de iniciativa da Proae.

Conforme consta na Resolução CONSEX UFU nº 10 2019, que dispõe sobre a regulamentação para a realização de eventos no âmbito da Universidade Federal de Uberlândia:

"(...)
Art. 1º Os eventos acadêmicos são atividades que envolvem organização, promoção ou atuação, implicando apresentação pública mais ampla, livre ou para clientela definida e que objetivam a difusão de conhecimentos, processos ou produções educacionais, culturais, científicas ou tecnológicas desenvolvidas, acumuladas ou reconhecidas pela Universidade. Parágrafo único. Os principais tipos de eventos são: congresso, simpósio, colóquio, fórum, debate, mesa-redonda, palestra, oficina, workshop, campeonato, reunião técnica, encontro, jornada, ciclo de estudos, concerto, exposição, espetáculo, feira, mostra, festival, concurso, show, desfile, torneio, recital, performance, entrevista, exibição pública, lançamento de publicações, de produtos, de protótipos e assemelhados.​


Art. 2º São consideradas duas modalidades de eventos acadêmicos: I - extensão: quando a atividade implicar diretamente as comunidades externas à UFU e que estejam vinculadas à formação estudantil na divulgação e socialização de conhecimentos; e II - complementares: quando envolver estritamente a comunidade da Universidade de modo articulado aos componentes curriculares, grupos de pesquisa, entidades estudantis ou outros agrupamentos acadêmicos.​

(...)
DO REGISTRO E DA CERTIFICAÇÃO DE PARTICIPAÇÃO NOS EVENTOS

Art. 8º Os eventos de caráter extensionista deverão ter registro prévio à realização das atividades no Sistema de Informação de Extensão (SIEX).

Art. 9º Os eventos de caráter complementar deverão ter registro prévio à realização das atividades no Sistema de Informações de Assuntos Estudantis (SIAE).

Art. 10. O registro dos eventos seguirá o fluxo de autorizações no SIEX ou no SIAE, com deferimento da Unidade proponente e anuência da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura ou da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil.

Art. 11. O registro dos eventos no SIEX ou no SIAE é condição para sua realização nos espaços acadêmicos, independentemente de implicar ou não em celebração de cooperação técnica com fundações de apoio universitário ou entidades científicas, educacionais ou culturais para a execução do referido evento.

Art. 12. A emissão de certificados de participação nos eventos pelo SIEX ou pelo SIAE está condicionada à inserção no sistema correspondente de relatório de cumprimento de objeto e de prestação de contas do evento.
(...)
"
 

COMO CRIO MEU CADASTRO PARA ACESSAR E REGISTRAR AÇÕES NO SIAE?

Para efetuar o cadastro, o(a) proponente deverá clicar no botão CADASTRO na tela de abertura do sistema em http://www.siae.proae.ufu.br, preencher os campos informando o número do SIAPE, CPF, e-mail pessoal institucional (exemplo: fulano@ufu.br) e clicar em Prosseguir.

Uma mensagem eletrônica contendo link para efetivar o cadastro será disparada ao e-mail informado para definição de login e senha de acesso ao SIAE.


COMO REALIZO LOGIN NO SIAE E REGISTRO AS AÇÕES?

Para logar no SIAE o usuário deverá, após cadastro, estar habilitado pelo setor de Registro e Informação de Assuntos Estudantis (e-mail siae@proae.ufu.br / telefone 34 3291 #8952) e acessar a página inicial do sistema (http://www.siae.proae.ufu.br) digitando login e senha cadastrados nos campos específicos.

Ao efetuar o login, o usuário visualizará a tela inicial da parte operacional do SIAE. Na parte esquerda da tela existe um menu contendo todas as funcionalidades disponíveis. No menu, escolha a opção Ações de Assuntos Estudantis > Cadastro e selecione uma das alternativas de tipo de ação.

O cadastro será realizado através de multiabas. A seção de cadastro não expira, o que garante que o usuário não perderá as informações contidas na página por problemas de finalização de conexão por parte do sistema, no entanto, a PROAE não se responsabiliza por quedas de energia, instabilidades de rede ou problemas no navegador.

Após concluído todo o cadastro da ação, o (a) proponente solicitará deferimento por meio do botão “Solicitar Deferimento” presente na última aba.

A partir deste momento o(a) proponente deverá aguardar pois a ação passará por uma tramitação on-line que consiste em ser avaliada pelo(a) pró-reitor(a) de Assistência Estudantil.

O usuário poderá acompanhar o status de sua ação por meio da tela Ações de Assuntos Estudantis > Minhas Ações Completas, na coluna Status.

Caso obtenha deferimento da ação, para iniciar o processo de emissão de certificado on-line, o(a) proponente deverá selecioná-la e clicar no botão Habilitar Emissão de Certificado.


COMO MONTO OS CERTIFICADOS?

Para montagem do certificado, o usário deverá baixar o arquivo em formato excel (.xls) - formulario_certificado.xls - e preencher todas as planilhas (observando as abas) do documento para as quais houver participantes que deverão receber certificado. Ressalta-se que todas as colunas de cada planilha escolhida deverão ser obrigatoriamente e corretamente preenchidas, atentando para a necessidade de fornecimento do CPF (digitando os 11 algarismos separados por pontos e hífen: XXX.XXX.XXX-XX) de cada participante pois os certificados serão relacionados diretamente com tal número.

O arquivo formulario_certificado.xls preenchido deverá ser carregado (upload) no sistema a partir do botão 'Selecionar' na mesma tela em que o obteve, por meio do botão 'Carregar Arquivo'. O sistema exibirá a seguinte mensagem: “Você deseja realmente carregar o arquivo? Esta ação é única e irreversível. Caso sejam necessárias novas inserções de participantes, essas devem ser feitas manualmente pelo sistema.” Após confirmar o carregamento do arquivo, somente será possível editar os participantes, excluí-los ou adicionar novos, um a um.

Com a liberação definitiva da lista, o usuário NÃO mais poderá efetuar qualquer modificação nos participantes que receberão certificados on-line para a ação escolhida. Assim, após a autorização e cadastro do verso do certificado pela equipe técnica, os certificados estarão disponíveis na página http://www.siae.proae.ufu.br/aeCertificado/pesquisar do SIAE.

O usuário que cadastrar a ação receberá um e-mail automático avisando sobre a liberação do certificado on-line. Além disto, o usuário dispõe do recurso para verificar a tramitação dos certificados para as ações em que os solicitou, visualizando o status atual de emissão do certificado (se está em avaliação ou liberado) para cada ação.


EM CASO DE DÚVIDAS, QUEM DEVO PROCURAR?

Para dúvidas técnicas e orientações com relação ao funcionamento e/ou liberação do sistema e certificados, o (a) usuário(a) deverá contatar:
Setor: Registro e Informação de Assuntos Estudantis
E-mail: siae@proae.ufu.br
Telefone: (34) 3291 #8952
Telefone: (34) 3239 #4817

Para dúvidas e solicitações sobre pareceres/deferimentos/anuências de ações no SIAE, o (a) usuário(a) deverá contatar:
Setor: PROAE
E-mail: proae@proae.ufu.br
Telefone: (34) 3291 #8953
 

Normas / Legislações