Serviço

Registro de Ações de Assuntos Estudantis

Sistema de Informação de Assuntos Estudantis (SIAE)
Portal PROAE
01/10/2019 - 10:28 - atualizado em 10/02/2020 - 10:57
Público-alvo: 
Estudante / Professor / Técnico Administrativo / Unidade Acadêmica

O SIAE gerencia o fluxo de informações de assuntos estudantis na UFU, através dos registros contínuos das ações realizadas pelas unidades acadêmicas ou administrativas exclusivamente para estudantes da instituição ou dos estudantes e suas entidades (DCE, CAs, DAs, Atléticas, PETs, Ligas Acadêmicas etc.) para os seus pares.

Para acessar o banco de dados das ações de assuntos estudantis já cadastradas no SIAE, clique aqui .

 

 

 

Docentes e técnicos administrativos podem registrar ações de assuntos estudantis desenvolvidas no âmbito da UFU, sob sua coordenação, para efeitos de contabilização de carga-horária e certificação exclusiva aos estudantes da UFU.

As ações devem ser voltadas exclusivamente aos estudantes da instituição e ter como eixos temáticos estruturantes o ensino, a pesquisa e a assistência estudantil (moradia estudantil; alimentação; transporte; atenção à saúde; inclusão digital; cultura; esporte; creche; apoio pedagógico; e acesso, participação e aprendizagem de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades e superdotação).

Não serão aceitas ações que:

- Clamem por recursos para serem realizadas;
- Envolvam a comunidade externa (extensionistas);
- Clamem pela criação de estruturas organizacionais na instituição.


Conforme consta na Resolução CONSEX UFU nº 10 2019:

"(...)
Art. 2º São consideradas duas modalidades de eventos acadêmicos: I - extensão: quando a atividade implicar diretamente as comunidades externas à UFU e que estejam vinculadas à formação estudantil na divulgação e socialização de conhecimentos; e II - complementares: quando envolver estritamente a comunidade da Universidade de modo articulado aos componentes curriculares, grupos de pesquisa, entidades estudantis ou outros agrupamentos acadêmicos.​

(...)
DO REGISTRO E DA CERTIFICAÇÃO DE PARTICIPAÇÃO NOS EVENTOS

Art. 8º Os eventos de caráter extensionista deverão ter registro prévio à realização das atividades no Sistema de Informação de Extensão (SIEX).

Art. 9º Os eventos de caráter complementar deverão ter registro prévio à realização das atividades no Sistema de Informações de Assuntos Estudantis (SIAE).

Art. 10. O registro dos eventos seguirá o fluxo de autorizações no SIEX ou no SIAE, com deferimento da Unidade proponente e anuência da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura ou da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil.

Art. 11. O registro dos eventos no SIEX ou no SIAE é condição para sua realização nos espaços acadêmicos, independentemente de implicar ou não em celebração de cooperação técnica com fundações de apoio universitário ou entidades científicas, educacionais ou culturais para a execução do referido evento.

Art. 12. A emissão de certificados de participação nos eventos pelo SIEX ou pelo SIAE está condicionada à inserção no sistema correspondente de relatório de cumprimento de objeto e de prestação de contas do evento.
(...)
"

 

 

 

Para efetuar o cadastro, o usuário deverá clicar no botão CADASTRO na tela de abertura do sistema em http://www.siae.proae.ufu.br, preencher os campos informando o número do SIAPE, CPF, e-mail pessoal institucional (exemplo: fulano@ufu.br) e clicar em Prosseguir.

Uma mensagem eletrônica contendo link para efetivar o cadastro será disparada ao e-mail informado para definição de login e senha de acesso ao SIAE.

Para logar no SIAE o usuário deverá estar habilitado pela coordenação do Setor de Registro e Informação de Extensão (telefone 34 3239 #4829) e acessar a página inicial do sistema (http://www.siae.proae.ufu.br) digitando login e senha cadastrados nos campos específicos.

Ao efetuar o login, o usuário visualizará a tela inicial da parte operacional do SIAE. Na parte esquerda da tela, existe um menu contendo todas as funcionalidades disponíveis para o usuário. No menu, escolha a opção Ações de Assuntos Estudantis > Cadastro e selecione uma das opções de tipo de ação.

O cadastro será realizado através de multiabas. A sessão de cadastro não expira, o que garante que o usuário não perderá as informações contidas na página por problemas de finalização de conexão por parte do sistema (A PROAE não se responsabiliza por quedas de energia, instabilidades de rede ou problemas no navegador).

Após concluído todo o cadastro da ação, o usuário solicitará deferimento por meio do botão “Solicitar Deferimento” presente na última aba.

A partir deste momento, o usuário deverá aguardar pois a ação passará por uma tramitação online que consiste em ser avaliada pelo(a) pró-reitor(a) de Assistência Estudantil.

O usuário poderá acompanhar o status de sua ação por meio da tela Ações de Assuntos Estudantis > Minhas Ações Completas, na coluna Status.

Caso obtenha deferimento da ação, para iniciar o processo de emissão de certificado online, o usuário deverá selecioná-la e clicar no botão Habilitar Emissão de Certificado.

Para montagem do certificado, o usário deverá baixar o arquivo em formato excel (.xls) - formulario_certificado.xls - e preencher todas as planilhas do documento para as quais houver participantes que deverão receber certificado. Ressalta-se que todas as colunas de cada planilha escolhida deverão ser obrigatoriamente e corretamente preenchidas, atentando para a necessidade de fornecimento do CPF de cada participante (os certificados serão relacionados diretamente com o número de CPF de cada indivíduo). O arquivo formulario_certificado.xls preenchido deverá ser carregado (upload) no sistema a partir do botão Selecionar arquivo na mesma tela em que o obteve, por meio do botão Carregar Arquivo. O sistema exibirá a seguinte mensagem: “Você deseja realmente carregar o arquivo? Esta ação é única e irreversível. Caso sejam necessárias novas inserções de participantes, essas devem ser feitas manualmente pelo sistema.” Após confirmar o carregamento do arquivo, somente será possível editar os participantes, excluí-los ou adicionar novos um a um. Cada aba equivale a cada planilha pertencente ao documento formulario_certificado.xls. Com a liberação da lista (definitivamente), o usuário NÃO poderá mais efetuar qualquer modificação nos participantes que receberão certificados on-line para a ação escolhida. Assim, os certificados estarão disponíveis na página do SIAE (http://www.siae.proae.ufu.br/aeCertificado/pesquisar) após a autorização e cadastro do verso do certificado. O usuário que cadastrar a ação receberá um e-mail automático avisando sobre a liberação do certificado online. Além disso, o usuário dispõe do recurso para verificar a tramitação dos certificados para as ações em que os solicitou, visualizando o status atual de emissão do certificado (se está em avaliação ou liberado) para cada ação.

Para demais dúvidas técnicas e orientações com relação ao funcionamento do sistema o usuário deverá contatar:

Setor: Registro e Informação de Extensão
E-mail: siex@proex.ufu.br
Telefone: (34) 3239 #4829

Normas / Legislações