Acontece

Consulta Pública Proae 2022 sobre ações da Pró-reitoria da Assistência Estudantil UFU

A sua participação é muito importante para o planejamento das próximas ações
Isabella Vasconcelos
10/02/2022 - 11:40 - atualizado em 08/06/2022 - 14:25

PARTICIPE E CONTRIBUA ATRAVÉS DO LINK https://forms.office.com/r/KZL6MxzLkE

O objetivo desta consulta pública é avaliarmos a atuação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) no cumprimento:

A) Da Política de Assistência Estudantil UFU: http://www.reitoria.ufu.br/Resolucoes/ataCONSUN-2009-15.pdf;

B) Do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES): http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7234.htmm.

Essa iniciativa busca estabelecer a horizontalidade das relações, a participação da comunidade universitária, principalmente dos nossos estudantes, nas definições e decisões, como também no equilíbrio e isonomia das ações promovidas, além da aproximação às reais necessidades indicadas das categorias estudantis UFU.

O processo participativo é essencial para o envolvimento dos estudantes e garantia da definição de suas prioridades e dimensões, como, por exemplo, sobre a utilização de recursos financeiros de forma eficiente e justa em nova realidade de pandemia. Já a colaboração é um processo para gerar a oportunidade de participação de todos, tanto da opinião pessoal de cada um, como da discussão em grupos, possibilitando uma forma de construção de propostas coletivas. Este exercício compartilhado possibilitará a ressignificação dos acontecimentos e do papel da Assistência Estudantil, e, também, da própria Universidade pública em suas vidas pessoais e acadêmicas.

Desta forma, a Proae busca planejar suas ações futuras de forma assertiva almejando avanços na viabilização da igualdade de oportunidades, por meio da contribuição e melhoria do desempenho acadêmico e ações preventivas, em situações de retenção e evasão decorrentes da insuficiência de condições financeiras.

Os apontamentos levantados neste formulário serão encaminhados ao Fórum de Assuntos Estudantis - FAEs (modalidade remota), para o desenvolvimento do diálogo e a transparência de informações, apontando as potencialidades e fragilidades nas áreas de atuação da política de Assistência Estudantil na Universidade Federal de Uberlândia.

Sendo assim, de forma coletiva pretendemos chegar as propostas e soluções de encaminhamentos que nortearão e/ou reestruturarão o uso dos recursos orçamentários e financeiros pré-estabelecidos pelo PNAES e pela a UFU.

A sua participação é muito importante para nós!

PARTICIPE E CONTRIBUA ATRAVÉS DO LINK https://forms.office.com/r/KZL6MxzLkE

Conteúdos Relacionados