Consulta Pública Proae 2024 sobre ações da Pró-reitoria da Assistência Estudantil UFU

Sua participação é fundamental para nós
Letícia de Paula
09/02/2024 - 17:11 - atualizado em 09/02/2024 - 17:25

O objetivo desta consulta pública é analisar o desempenho da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) em relação aos seguintes aspectos:

A) Execução da Política de Assistência Estudantil da UFU.

B) Cumprimento do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES).

Esta iniciativa busca fomentar relações horizontais, envolvendo ativamente a comunidade universitária, especialmente nossos estudantes, na definição e tomada de decisões. Além disso, visa garantir equilíbrio e equidade nas ações realizadas, aproximando-se das necessidades reais identificadas pelas diversas categorias estudantis da UFU.

A participação ativa dos estudantes é crucial para assegurar que suas prioridades e preocupações sejam levadas em consideração, incluindo o uso eficiente e justo dos recursos financeiros, sobretudo diante da nova realidade imposta pela pandemia. A colaboração é essencial para permitir a participação de todos, tanto individualmente quanto em discussões em grupo, facilitando a elaboração de propostas coletivas. Esse esforço conjunto possibilitará uma reavaliação dos eventos e do papel da Assistência Estudantil, assim como da própria universidade pública, na vida pessoal e acadêmica dos alunos.

Nesse contexto, a Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PROAE) busca planejar suas futuras ações de forma precisa, com o objetivo de avançar na promoção da igualdade de oportunidades, contribuindo para melhorar o desempenho acadêmico e prevenir situações de retenção e evasão decorrentes de dificuldades financeiras.

As informações coletadas neste formulário serão compartilhadas com o Fórum de Assuntos Estudantis (FAEs) em sua modalidade remota, promovendo o diálogo e a transparência. Isso permitirá identificar tanto as potencialidades quanto as fragilidades nas áreas de atuação da política de Assistência Estudantil na UFU.

Portanto, de forma colaborativa, buscamos desenvolver propostas e soluções que orientarão ou reestruturarão o uso dos recursos orçamentários e financeiros estabelecidos pelo PNAES e pela UFU.

Faça sua parte! Responda ao formulário e contribua!

III Seminário de Assistência Estudantil
29/02/2024 - 16:03