Acontece

Vem aí o III Seminário de Assistência Estudantil

Evento busca a promoção de uma universidade mais inclusiva, equitativa e acessível
Letícia de Paula
29/02/2024 - 16:03 - atualizado em 11/03/2024 - 16:05

O III Seminário de Assistência Estudantil da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) dá continuidade a uma importante proposta de encontro. Marcado por sua periodicidade bienal, o evento dedicado a estabelecer um espaço de debate, análise e divulgação de pesquisas e ações voltadas para auxiliar a inclusão, pertencimento e permanência de estudantes no ensino superior, desde o ingresso até a conclusão efetiva de seus cursos. 

Na UFU, a Política de Assistência Estudantil é uma responsabilidade fundamental da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PROAE). Esta atua em todas as 10 áreas delineadas pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), que abrangem desde moradia estudantil, alimentação e transporte, até atenção à saúde, inclusão digital, cultura, esporte, creche e apoio pedagógico. Além disso, a PROAE também se dedica ao acesso, participação e aprendizagem de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades e superdotação. Sua atuação se estende ao combate às discriminações de gênero, de diversidade sexual, étnico-raciais, entre outras formas de exclusão. 

O seminário se propõe a discutir esses eixos temáticos de forma abrangente e profunda, contando não apenas com a participação da comunidade acadêmica interna, mas também abrindo espaço para a contribuição da comunidade externa. Autoridades da assistência estudantil de outras instituições federais também estão convidadas a enriquecer os debates, promovendo a troca de experiências e a construção conjunta de soluções para os desafios enfrentados pelos estudantes no ensino superior. 

Dessa forma, o III Seminário de Assistência Estudantil da UFU se apresenta como um importante fórum para a reflexão e ação coletiva em prol da promoção de uma educação mais inclusiva, equitativa e acessível a todos, reafirmando o compromisso da universidade com o desenvolvimento integral de seus estudantes e com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. 

Conteúdos Relacionados