Acontece

UFU no combate contra o racismo

Não basta não ser racista. É necessário ser antirracista!
Letícia de Paula
12/04/2024 - 16:16 - atualizado em 12/04/2024 - 16:17

O racismo no ambiente universitário é uma realidade complexa e multifacetada que permeia as estruturas institucionais, as interações sociais e o acesso igualitário ao conhecimento. Apesar dos esforços em promover a diversidade e a inclusão, ainda frequentemente enfrentamos desafios significativos na abordagem e na erradicação do racismo em nossos espaços. Desde discriminação velada até casos explícitos de preconceito racial, estudantes, professores e funcionários muitas vezes lidam com experiências de marginalização, exclusão e injustiça que afetam profundamente seu bem-estar acadêmico e emocional. 

À medida que as instituições de ensino superior buscam se adaptar a uma sociedade cada vez mais diversa, é crucial o debate sobre as questões de raça, etnia, igualdade racial, relações étnico-raciais, dentre outras temáticas ligadas à nossa diversidade e pluralidade de nossa sociedade. Estes debates trazem à tona a necessidade de sensibilização quanto a estas temáticas e permitem direcionar ações afirmativas com relação ao público negro da universidade. 

Para isso, a PROAE promove ao longo do ano a campanha “Por Uma Univerisdade Sem Racismo”, através de materiais visuais espalhados por nossos campi e divulgados em nossas redes sociais. Anexado a matéria também está um material desenvolvido pela Comissão Institucional de Educação Para As Relações Étnico-Raciais (CEER). 

No mês de novembro, abraçando o Dia Mundial da Consciência Negra, também ocorre o Mês da Igualdade UFU, organizado pela Divisão de Promoção de Igualdades e Apoio Educacional (DIPAE). O objetivo do evento é fomentar discussões com relação às questões de promoção de igualdade racial e relações étnico-raciais no ambiente universitário. 

Roda de Conversa  

Nesta próxima segunda-feira (15), ocorre a partir das 17h30 no campus Pontal, a roda de conversa “Racismo Na Universidade”. Conduzida pelos discentes Laisa Eduarda Gonçalves Souza (Levante) e Herlan Matildes (PET Reconectando e Serviço Social), o evento também garante a seus participantes além de um debate profundo e consciente sobre esta prática criminosa, um certificando de participação. 

Fui vítima! E agora?  

Denuncie! 

Esta é a principal orientação da Diretoria de Estudos e Pesquisas Afrorraciais (Diepafro) e do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (Neab), órgãos da UFU criados sob o prisma da valorização e promoção da igualdade racial. 

Em casos de atos de discriminação racial ocorridos na instituição, a Ouvidoria é o canal adequado para formalizar a denúncia. Nestas situações, os órgãos de apoio da universidade serão acionados. A atuação do Ministério Público também pode ser solicitada.  

A denúncia deve ser feita via internet, pelo portal FALA.BR, ou pessoalmente, no setor de Ouvidoria da UFU e do Hospital de Clínicas (HC-UFU/Ebserh). 

Ouvidoria da UFU 

  • E-mail: ouvidoria@reito.ufu.br 

  • Telefone: (34) 3239-4074 

  • Atendimento: de segunda a sexta-feira - das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. 

Ouvidoria do HC-UFU 

Não basta não ser racista. É necessário ser antirracista!  

Conteúdos Relacionados

Mês da Igualdade
06/09/2021 - 09:56
Continuidade dos auxílios
01/04/2024 - 15:07
Sala de Recursos Multifuncionais
02/02/2024 - 15:05