Acontece

Como foi o mês do respeito 2024

Evento trouxe feiras culturais, palestras e rodas de conversas sobre empoderamento feminino
Letícia de Paula
05/04/2024 - 14:41 - atualizado em 05/04/2024 - 15:43

Na sua 6° edição, o mês do respeito 2024 teve como propósito homenagear e reforçar a luta da mulher. Foram promovidas feiras culturais, palestras e rodas de conversa com mulheres presentes no âmbito universitário.  

A abertura do evento ocorreu no dia 6 de março e iniciou com a divulgação do artesanato feito por mulheres. A feira cultural foi feita no centro de convivência (CC) e movimentou o ambiente, além de trazer visibilidade às mulheres e suas artes. Mas a abertura oficial veio de fato no dia 7, na qual rodas de conversa foram promovidas e temas como ‘as dificuldades diárias na vida de uma mulher’ foram levantados em discussões importantes. 

Uma das convidadas da roda de conversa e responsável pelo projeto ‘Materniência’, Mara Rúbio Pinto, expôs a importância do evento para os convidados: “Essas mulheres, quando visíveis, destacam as suas realizações e inspiram outras mulheres. Além disso, o evento contribui para discussão de questões relevantes, como equidade, representatividade, estereótipo de gênero e os diversos desafios que as mulheres vêm enfrentando no âmbito universitário.”, afirmou.  

Mara ainda reforçou a importância do evento de maneira pessoal. “Pessoalmente foi uma satisfação contar um pouco da Mara Rúbia que poucos conheciam. Expor a Mara Rúbia docente, discente e mãe me deixou mais resiliente para empoderar outras mulheres, principalmente aquelas que vão ser mãe e continuam ouvindo que a vida acadêmica não combina com a maternidade.”, desabafou. 

Outra roda de conversa também foi proporcionada pela universidade, dessa vez no campus Santa Mônica no dia 12 e no campus Ituiutaba no dia 13. O tema sobre assédio no ambiente universitário, como em salas de aula ou até mesmo no trabalho foi trazido em pauta e palestrantes, como da polícia militar e da ouvidoria da UFU, trouxeram seus apontamentos. 

O evento também trouxe um ‘Aulão de defesa pessoal’, no qual foi ensinado defesa pessoal para caso mulheres se encontrem diante de alguma situação de perigo. E para fechar a semana, o Cineufu exibiu o documentário “Escrevendo com fogo” e promoveu um debate logo depois. 

Mara finaliza afirmando que o mês do respeito 2024 foi importante para reconhecer e celebrar as contribuições das mulheres na Academia. E após um mês de grandes eventos e fortes convidados, inicia-se agora o mês de comemoração aos 8 anos da PROAE.  

 

Conteúdos Relacionados

Mês do Respeito 2024
26/02/2024 - 16:11
Mês do Respeito
07/03/2022 - 09:16