Acontece

Confira a programação do Mês do Respeito UFU 2022

Os eventos acontecem durante março e contam com atividades que visam dialogar sobre o reconhecimento das mulheres, suas lutas e conquistas
Isabella Vasconcelos
07/03/2022 - 09:16 - atualizado em 28/03/2022 - 13:15

Amanhã, dia 8 de março, é marcado como o Dia Internacional da Mulher. Diante disso, a Universidade Federal de Uberlândia reserva todo março para trazer o diálogo sobre o reconhecimento das mulheres, suas lutas e conquistas. Sendo assim, a Divisão de Promoção de Igualdades e Apoio Educacional (DIPAE) da Pró-reitoria de Assistência Estudantil (PROAE) promove o Mês do Respeito UFU.

Nesta edição o tema é “Só existe liberdade sem medo”. Assim, a programação busca ressaltar a impossibilidade das mulheres vivenciarem uma vida de liberdade e igualdade em meio a uma sociedade que a agride física e psicologicamente a toda hora.

Confira a programação abaixo e acompanhe os eventos através de nossas redes sociais: https://www.instagram.com/proaeufu/ e https://www.facebook.com/aeufu

 

 

 

Confira os links:

 

08/03 - 8h - Mesa de abertura de debates

https://youtu.be/V1vc29GAYic

 

 

Convidadas:
 

Neiva Flávia de Oliveira é Docente da Faculdade de Direito da UFU em Direito da Diversidade Sexual e Direitos Culturais. Coordenadora dos projetos de assessoria jurídica “Todas por Ela” e “Acolhidas”, além do grupo de pesquisa MEMORIAR, e grupo de extensão “Entre Irmãs”. É também Coordenadora Geral da Comissão Permanente de Proteção e Valorização da Mulher (CPMULHERES) da UFU, integrante do NUAVIDAS e CMDM. Colaboradora no quadro questão de gênero do programa “Trocando em Miúdos” da Rádio Universitária UFU.

Ana Vitória Marques Nunes é discente da Faculdade de Direito da UFU e Professora de Inglês à nível básico, médio e avançado. Além disso, é Coordenadora Discente do Coletivo Feminista "Acolhidas" e participa do Núcleo de Publicações do LabDH. É membra da Comissão Permanente de Acompanhamento da Política Institucional de Valorização e Proteção das Mulheres (CPMULHERES) da UFU, do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e tem interesse em pesquisas relacionadas à  questão de gênero e feminismo. 

Renata Maria de Oliveira Neiva, nome jornalístico RENATA NEIVA, atualmente é diretora de Comunicação Social da UFU. Doutora em Educação. Mestre em Tecnologias, Comunicação e Educação. Graduada em Comunicação Social, Habilitação Jornalismo. Especialista em Gestão de Comunicação com o Mercado. Autora do livro “Pedagogias da Beleza: as páginas femininas do Correio da Manhã”.

Rita de Cássia Lima é Administradora, graduada na UFU em 1993, Técnica de Nível Superior na UFU desde 2007. Atua desde 2016 na Divisão de Convênios, Acordos e Contratos de Inovação/DICACI, no Núcleo de Inovação Tecnológica – Agência Intelecto/DIRTC, uma das diretorias da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação/PROPP da UFU. Possui especialização em Diagnóstico e Gerenciamento em Recursos Humanos (2003, Instituto de Psicologia/UFU) e Educação e Organização do Trabalho em Instituições de Ensino Superior (2008, Faculdade de Educação/UFU). Desde julho/2021 é membra da Comissão Permanente de Acompanhamento da Política Institucional de Valorização e Proteção das Mulheres (CPMULHERES) da UFU.

Vanessa Matos dos Santos, Docente da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com atuação no curso de graduação em Jornalismo, Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED) e Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (PPGCE). Foi presidente do Conselho Curador da Fundação Rádio e Televisão Universitária de Uberlândia (RTU / UFU).

15/03 - 19h - Mesa Redonda: "Mulheres em todo lugar, Mulheres na Capoeira"

Tema: A mesa redonda - Mulheres em todo lugar, mulheres na capoeira, propõe uma discussão sobre a mulher nos diversos lugares. Às vezes queremos estar em mais de um lugar ao mesmo tempo, dando um gás na carreira e acompanhando de perto o crescimento dos filhos, em casa. Ou queremos estar de um jeito diferente nos lugares que queremos? Por isso escolhemos a capoeira, para a gente ganhar – horizonte, liberdade, respeito.

Local: Webex

Link: https://ufu.webex.com/meet/ivete.almeida

 

16/03 - Lançamento Podcast Temático da Proae

Local: Spotify e Anchor

Link: https://open.spotify.com/show/5vhF6xA9lAQKYk3G4DqHlD

Produção por: Isabella Vasconcelos, Mariana Palermo e Sarah Aguiar

 

17/03 - 17h30 - Mesa Mulheres Contra o Assédio

Participantes:

- Carolina Reis – Estudante UFU

- Bianca Soares de Oliveira Gonçalves – professora e pró reitora do IFTM, membra do NEDSEG

- Jaciara Boldrini França = Advogada, TAE-UFU – SINTET-UFU

- Jorgetânia da Silva Ferreira –NEGUEM/UFU, Mães pela Vacina

 

Local: Canal de eventos da Proae

Link: https://www.youtube.com/watch?v=dZOMJJmgYEo

 

21/03 -19h30 - Mesa R.I. - EVENTO ADIADO

Tema: A violência policial nas favelas: o impacto nas famílias

Participantes:

-Juddy Garcez: Mestra em Relações Internacionais pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) e doutoranda na mesma área pela PUC-Rio. Trabalha com temas relacionados à movimentos sociais e maternagem nas RIs;

-Juliana Rodrigues: Internacionalista, graduanda em ciências sociais pela Unicamp e pós graduanda em negócios internacionais;

-Stéfani Pires (mediadora): Graduanda em Relações Internacional pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Co-Diretora da Comissão Administrativa do Núcleo Estudantil Feminista de Relações Internacionais (NEFRI) e Pesquisadora pelo Obervatório de Políticas Públicas (OPP/UFU).

Local: Canal do NEFRI

Link: em breve

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScn250QQjVUWgms-_cLsaiaJI0DXq55...

 

22/03 - 19h - Palestra com Profa FAFATE

Fafate é Jornalista com atuação de 20 anos em emissoras de TV. Pesquisadora, é docente efetiva do Curso de Jornalismo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, no Brasil. Doutora em Memória Social com investigação sobre a representação da mulher na cobertura midiática de casos de feminicídios, estudou os discursos da imprensa num intervalo de 50 anos entre os assassinatos de Eliza Samudio (2010) e Dana de Teffé (1960). Sua pesquisa de Pós-Doutorado, desenvolvida na Universidade de Warwick (Coventry, Reino Unido), trata de assédio e desigualdade de gênero em ambiente universitário com vivência em três países: Brasil, Portugal e Inglaterra. Atualmente coordena os trabalhos de implantação da Política Institucional pela Diversidade, Gênero, Etnia/Raça e Inclusão na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Tema: Lugar de Mulher? Precisamos falar sobre assédio nas Universidades.

Local: Canal do YouTube da UFU

Link: https://www.youtube.com/watch?v=DMulMsxRT_o

 

23/03 - 14h às 17h - Minicurso do CPMulheres (parte teórica)

Das 14hs às 15hs: Trajetórias de lutas pela conquista da valorização e proteção da mulher

Das 15hs às 16hs: O assédio como prática discriminatória das mulheres em diferentes espaços e situações.

Das 16h às 17hs: Violência sexual contra a mulher e aborto previsto em lei no Brasil

Objetivos Específicos:

Capacitar membros de todas as unidades acadêmicas, administrativas e organizações estudantis sobre a temática das violências contra a mulher no ambiente universitário; Refletir sobre o papel da mulher na sociedade atual, a valorização do feminino, o respeito aos direitos; Discutir em grupo sobre as formas de identificação de violências no cotidiano e de correção das injustiças sofridas pelas mulheres na UFU. Capacitar os participantes para o método de intervenção em rodas de conversa sobre os temas tratados no Minicurso; Incentivar a formação das redes de formação pelos participantes do minicurso em seus ambientes de trabalho e estudo

Inscrições: https://forms.office.com/r/qfNSE6P4bV

Link: https://www.youtube.com/watch?v=r5WOWE63OAY

 

24/03 - 18h - MESA Entidades Estudantis

Tema: Desconstruindo o Machismo nas entidades estudantis da UFU.

Inscrições no link: https://forms.gle/BqxeH6g6i5TNoN5T6

Link: em breve

 

29/03 - Mesa das mulheres congadeiras

Local: Graça do Aché

Link: em breve


29/03 - 14h às 17h - Minicurso do CPMulheres (Atividades Práticas)

1º) Reunidos em Grupos Menores de participantes pertencentes aos mesmos segmentos (servidores de unidades administrativas, unidades acadêmicas, e lideranças estudantis). Os participantes discutirão as realidades da participação das mulheres e possíveis

violências identificadas em seus segmentos. (Duração: 50 minutos)

2º) Abre-se uma roda de conversa ampla em que um membro de cada segmento pode apresentar os apontamentos de seu grupo e em seguida abrir para discussão do grupo e solicitar contribuições. (1h30min)

Inscrições: https://forms.office.com/r/qfNSE6P4bV

Link: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/dipae-sala-de-reunioes

Conteúdos Relacionados

Mês do Respeito 2024
05/04/2024 - 14:41
Mês do Respeito 2024
26/02/2024 - 16:11