Acontece

Vem aí o Mês do Respeito 2024

Evento tem como objetivo a promoção da valorização da mulher
Letícia de Paula
26/02/2024 - 16:11 - atualizado em 12/03/2024 - 17:18

Durante o mês de março, a Pró-reitoria de Assistência Estudantil (PROAE) promove com entusiasmo o tão aguardado Mês do Respeito, uma iniciativa prevista no calendário temático da instituição e que tem como principal propósito homenagear e reforçar a luta feminina. 

Neste ano, as celebrações serão ainda mais especiais, com o tema "Você não está sozinha!" e uma programação diversificada e envolvente por quatro campis, repleta de rodas de conversa dedicadas a discutir questões fundamentais como o assédio e a violência contra a mulher, os desafios enfrentados pelas mulheres nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) e, igualmente importante, os prazeres e conquistas que permeiam a experiência feminina. Além disso, uma feira cultural e de artesanato é prevista para encantar os participantes, proporcionando um espaço para expressão criativa e valorização do trabalho feminino, enquanto uma aula de defesa pessoal fortalece o empoderamento e a segurança das mulheres presentes. 

O Mês do Respeito se inicia agora dia primeiro de março e perdura até o fim do mês. 

Abertura 

A cerimônia de abertura do evento ocorre no dia 7 de março, a partir das 8h30 na sala dos conselhos do bloco 3P do campus Santa Monica, na Reitoria da Universidade. O momento conta com a participação das ilustres profissionais em uma roda de conversa: 

  • Débora Figueredo Mendonça do Prado: pós-doutora pelo Instituto Nacional de Estudos sobre Estados Unidos (INCT-INEU/UNICAMP), atualmente é professora associada na Universidade Federal de Uberlândia (IERI/UFU) e docente do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da UFU (PPGRI/UFU). É pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre os Estados Unidos (INCT/INEU) e coordenadora do Grupo de Estudos sobre Gênero e Relações Internacionais (GENERI/UFU). 
  • Elaine Silva Magali: secretária-geral na UFU desde 1996, é técnica em assuntos educacionais e comprometida com a SEGER desde 1978. 
  • Elisabeth Rocha: coordenadora geral do DCE, coordenadora geral do Centro Acadêmico da Filosofia, e dirigente nacional do Coletivo Luta. Atua na pasta LGBTQIAP+ e é diretora de mulheres da UEE-MG. 
  • Fabiola Dutra Amaral: graduada em Administração, é servidora da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) desde março de 2012, no cargo de técnico em secretariado. Participa ativamente da organização de cursos, eventos, seminários, encontros, oficinas e palestras organizadas e apoiadas pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc).  
  • Mara Rúbia Pinto Almeida: mestre em História pela Universidade Federal de Goiás, graduada em Educação Física pela Universidade Estadual de Goiás (ESEFFEGO) e em Pedagogia pela Universidade de Uberaba (UNIUBE). Especialista em Gênero e Diversidade na Escola pela Universidade Federal de Goiás (UFG), e certificada pelo Exame Nacional de Proficiência no uso e ensino da Língua Brasileira de Sinais. É coordenadora do projeto Libras e Saúde: Acessibilidade no Atendimento ao Paciente Surdo e/ou Seus Familiares e professora da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). 
  • Roberta Magna Rezende Pereira: discente do Curso de Engenharia Ambiental e Integrante do DCE. Possui trabalhos publicados no XIV Encontro Nacional de Pós- Graduação e Pesquisa em Geografia (ENANPEGE). Participou do Ultimate Brasil. 
  • Vanda Maria Luchesi: graduada em Matemática pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), mestre em Matemática pela Universidade de São Paulo (USP), e doutora em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com experiência na área de Matemática Aplicada, atuando principalmente nos temas: Otimização, Equações diferenciais parciais e Problemas Inversos. 

Além disso, a abertura do Mês do Respeito também conta com uma edição extra da tradicional Feira de Arte e Cultura no dia 6 de março. O projedo iniciado em 2018 é realizada nos saguões externos das Bibliotecas Setorial Umuarama e Central Santa Mônica as terças e quintas, respectivamente, e conta com a presença de vários produtores de arte da cidade e região. 

Conteúdos Relacionados

Mês do Respeito 2024
05/04/2024 - 14:41
Mês do Respeito
07/03/2022 - 09:16