Acontece

O aumento do nível competitivo das atléticas da UFU

Um olhar mais detalhado nas atléticas participantes da competição esportiva da UFU!
Leonardo Piau Pereira
06/10/2023 - 14:40 - atualizado em 09/10/2023 - 15:41

As Olimpíadas de 2023, além de promover a interação na nossa universidade, também propõem a competição saudável das atléticas. Contudo, a deste ano está sendo cotada para elevar o nível do esporte e das disputas esportivas dentro da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

No coração de Minas Gerais, na cidade de Patos de Minas, a Associação Atlética Acadêmica das Engenharias e Biotecnologia da UFU (AAAEB) evidencia o aumento do nível competitivo das atléticas. Em uma conversa com Joaquim, diretor de esportes da atlética de Patos, e Adilson Henrique, coordenador da DIESU (Diretoria de Esporte e Lazer da UFU), exploramos o empenho dessas entidades em promover o esporte e superar desafios. 

Eles também enfatizam a notável evolução do esporte na UFU de Patos de Minas nos últimos anos, com eventos como a inter-atlética com Monte Carmelo e o crescimento significativo na participação das Olimpíadas da UFU. 

Associação Atlética Acadêmica das Engenharias e Biotecnologia 

A entidade esportiva de Joaquim vem se destacando por progredir na maior competição esportiva de nossa universidade (Olimpíadas UFU). Antes, devido a vários fatores, como logística, eles não conseguiam avançar além das primeiras semanas das competições. Agora, com o desempenho dos estudantes e o apoio da Pró-reitora de Assistência Estudantil (PROAE), seus resultados começam a surpreender nos jogos. 

Um trabalho, descrito pelo diretor esportivo, foi realizado ao longo de anos para tentar trazer mais notoriedade tanto para sua atlética quanto para o campus de Patos. Os desafios podem ser grandes para eles, mas a força de vontade os tem superado a cada dia de competição. 

"Ano que vem, pode ter certeza de que vai crescer ainda mais", afirma Joaquim, demonstrando seu entusiasmo e otimismo em relação ao futuro do esporte na UFU de Patos de Minas. 

Apoio PROAE 

A PROAE é responsável por apoiar as atléticas da UFU. Esse apoio inclui a realização de eventos esportivos, a oferta de transporte e alojamento para as atléticas dos campi avançados durante as competições. Esse suporte tem sido fundamental para o crescimento do esporte na UFU. Além disso, o apoio da PROAE tem permitido que as atléticas ofereçam uma maior variedade de atividades esportivas aos estudantes e participem de eventos esportivos de maior porte. 

Adilson Henrique, coordenador da DIESU, esclarece o papel da Pró-Reitoria em apoiar as atléticas da UFU. Ele destaca que o apoio envolve a realização de eventos esportivos programados no calendário anual da DIESU, oferecendo a participação sem custos para as entidades e, no caso das atléticas dos Campi avançados como Ituiutaba, Patos de Minas e Monte Carmelo, auxílio com transporte e alojamento em eventos como as Olimpíadas da UFU. 

Quando questionado sobre os desafios de apoiar atléticas fora de Uberlândia, Adilson reconhece que o maior desafio é a distância geográfica, o que torna o contato direto com a realidade de cada local mais difícil. 

Sobre o apoio em eventos exclusivos realizados pelas atléticas, como a interatlética com Monte Carmelo, Adilson explica que eventos não previstos no calendário da DIESU dificultam o apoio direto, mas a diretoria está à disposição para auxiliar com divulgação e assessoria na elaboração de regulamentos e tabelamentos. 

Em um esforço conjunto, a Associação Atlética Acadêmica das Engenharias e Biotecnologia de Patos de Minas e a DIESU estão trabalhando incansavelmente para promover o esporte entre os estudantes da UFU e construir uma comunidade esportiva mais forte e unida, mostrando que a paixão pelo esporte não conhece fronteiras. Com o apoio da UFU e o comprometimento dessas entidades, o futuro do esporte na universidade parece brilhante e promissor. 

Conteúdos Relacionados