Acontece

UFU e Praia Clube assinam acordo para efetivar projeto de Equipes de Treinamento

A Cooperação Técnica visa aumentar a participação dos alunos em eventos esportivos e propiciar a descoberta de novos talentos
Isabella Vasconcelos
29/06/2022 - 11:42 - atualizado em 04/07/2022 - 16:10

Nesta segunda-feira (27/06) foi firmado o Acordo de Cooperação Técnica entre a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e o Praia Clube Uberlândia. A ação pretende planejar e executar o projeto de Equipes UFU de Treinamento Esportivo para alunos-atletas com e sem deficiência. O Praia Clube foi selecionado a partir do Edital nº6/2022 da Pró-reitoria de Assistência Estudantil (PROAE), com apoio da Divisão de Esporte e Lazer Universitário (DIESU). 

A parceria é algo inédito na instituição. De acordo com o Reitor da UFU, Prof. Valder Steffen Junior,  “os (as) atletas- estudantes passam a receber uma formação de atletas e poderão competir no nível e patamar olímpico e paralímpico, por meio do acesso em formação de alto rendimento esportivo” e complementa “que atualmente é possível identificar o impacto do esporte na melhoria do desempenho acadêmico e na qualidade de vida dos nossos estudantes”. Dessa forma, a ação pretende promover a prática de atividades físicas e esportivas, bem como de prevenção, promoção e cuidados à saúde. 

De acordo com o Diretor de Qualidade de Vida do Estudante, Cláudio Barbosa, será responsabilidade do Praia Clube “disponibilizar recursos humanos para realização do serviço de assessoria e orientação em treinamento técnico e tático nas modalidades solicitadas, de acordo com a carga horária prevista, executado por um profissional altamente capacitado e devidamente registrado no Conselho Regional de Educação Física (CREF)”. Além deste serviço, o acordo propiciará um diagnóstico e monitoramento dos alunos com deficiência da UFU para indicação e promoção de atividades voltadas para esse público, buscando sempre a prática de esportes e rendimento esportivo.

Já a UFU terá a responsabilidade de oferecer estrutura física, materiais esportivos, organização do projeto (inscrições, relatórios, acompanhamento em geral), inscrições de eventos e logística de transporte para viagens.

  • Sobre as Equipes UFU de Treinamento Esportivo

O Acordo de Cooperação Técnica com o Praia Clube é algo inédito, entretanto, o projeto Equipes UFU de Treinamento Esportivo já existe na instituição há mais de 17 anos. A ação, que estava suspensa por conta da pandemia, volta às atividades presenciais em julho de 2022 com muitas novidades.

Cláudio comenta que “o objetivo geral [das Equipes] é o desenvolvimento técnico e tático de alunos-atletas visando à participação em campeonatos oficiais e não oficiais a nível regional, estadual e nacional”.

As inscrições para participar das Seletivas que formarão as Equipes UFU de Treinamento Esportivo serão on-line e abrirão em breve

  • JÓIA UNIVERSITÁRIA

E a novidade não para por ai! O Praia Clube criou o título JÓIA UNIVERSITÁRIA, onde todos (as) os (as)  estudantes, servidores e colaboradores terão facilitação na aquisição da Jóia. Além de um parcelamento exclusivo, concedendo assim uma oportunidade única para toda a comunidade universitária no acesso às suas ações/atividades e toda a infraestrutura para treinamentos, mas também a espaço de lazer. 

Para ter acesso ao benefício, os (as) interessados (as) deverão acessar o WhatsApp (34) 9881-3100 e indicar que faz parte da comunidade universitária da UFU. Dessa forma, poderão receber as orientações e procedimentos necessários.