Acontece

Estudantes da UFU participam do JUBs Praia 2023

Atletas disputam Vôlei Misto 4x4 nos Jogos Universitários Brasileiros
Bianca Lima Xavier
22/05/2023 - 12:37 - atualizado em 07/02/2024 - 17:11

Durante os dias 23 e 30 de abril, a cidade de São Luís (MA) sediou os Jogos Universitários Brasileiros de Praia 2023. A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) esteve presente no evento e muito bem representada pelos atletas Mariana Castilho, Caio Morabito, Regis Ezaias e Thalyssa Morais, que brilharam no Vôlei Misto 4X4, uma das modalidades mais importantes da competição.  

O JUBs deste ano foi uma parceria entre a Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), a Prefeitura Municipal de São Luís e a Federação Acadêmica Maranhense de Esportes (FAME) e contou com mais de 1400 atletas de todo o Brasil disputando cerca de 12 modalidades – Basquete 3x3, Crossfit (Cross Training), Futebol de Areia (Beach Soccer), Futevôlei, Futmesa, Handebol de Praia (Beach Hand), Skate, Surfe, Tênis de Praia (Beach Tennis), Vôlei 4x4 Misto, Vôlei de Praia e Wrestling (Beach Wrestling). 

O quarteto iniciou os treinamentos de forma mais intensa algumas semanas antes da competição, mas todos os estudantes já possuíam um histórico de práticas e disputas no vôlei de areia. A iniciativa de participar do JUBs veio dos próprios atletas, que procuraram a Divisão de Esporte e Lazer (Diesu) da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae) para auxiliar na inscrição.  

Uma das atletas, Thalyssa Morais, conta que a competição possuiu um alto nível de performance, com atletas muito bem-preparados e de alto rendimento advindo de vários estados do Brasil: “chegamos estreando vitória nas classificatórias, passamos, mas não conseguimos ir além das oitavas. Apesar disso, estamos muito felizes com o resultado”.  

Thalyssa é graduanda de Enfermagem pela UFU e, diz que embora já venha de uma trajetória esportiva dentro da Universidade, participar do JUBs foi uma experiência única: “vivi o sonho que é participar de uma competição nacional representando a UFU e Minas Gerais, fazendo literalmente o que eu mais amo – jogar”. Ela também fala sobre o aprendizado absorvido e a expectativa de estarem “mais preparados e maduros para os próximos campeonatos em busca do pódio”. 

A estudante-atleta de Ciências Contábeis Mariana Castilho também diz ficar feliz pelo papel que o esporte ganha na Universidade, cumprindo um papel social tão importante: “foi uma oportunidade ímpar competir em um campeonato brasileiro, disputar pódio com atletas dos mais diversos estados, conhecer culturas diferentes e poder viver tantos aprendizados e experiências em uma semana incrível no Maranhão”.  

Caio, Regis, Thalyssa e Mariana já se preparam para a competição do próximo anos e dizem estar ansiosos para representar a UFU no JUBs Praia novamente. 

Conteúdos Relacionados