Acontece

UFU e Praia Clube renovam parceria que já é um grande sucesso

Os resultados dessa união são expressivos e mostram a força do esporte universitário
Bianca Lima Xavier
30/06/2023 - 09:29 - atualizado em 07/02/2024 - 17:16

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e o Praia Clube celebraram, no dia 23 de junho, a renovação da parceria que tem impulsionado diversas conquistas esportivas no último ano. A cerimônia contou com a presença de estudantes-atletas, representantes das atléticas, autoridades acadêmicas e dirigentes do clube. 

O evento foi marcado pela celebração dos resultados obtidos nos 12 primeiros meses de parceria e pela renovação do compromisso mútuo de cooperação por mais um ano. O reitor da UFU, Valder Steffen Junior, e a pró-reitora da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae), Elaine Saraiva Calderari, estiveram presentes, assim como o presidente do Praia Clube, Carlos Augusto Braga. 

Essa parceria foi formalizada em junho de 2022, por meio de um Termo de Acordo de Cooperação Técnica, que permitiu o retorno do projeto Equipes de Treinamento. Sendo assim, as equipes têm se dedicado aos treinamentos desde agosto, quando o projeto foi iniciado.  

Em março de 2023, durante o evento "Agita UFU", foram realizadas seleções para fortalecer as equipes com a inclusão de novos talentos. Além disso, por meio do edital de Auxílio Competição, os estudantes receberam apoio para alimentação e hospedagem em competições importantes, como os Jogos Universitários de Minas Gerais (JUMs). 

Handebol, Futsal, Vôlei e Basquete foram as modalidades representadas pela UFU nos Jogos Universitários Mineiros (JUMs), que são classificatórios para os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). As equipes femininas de Vôlei e Basquete conquistaram o título de campeãs do JUMs, garantindo assim sua participação nos JUBs, que serão realizados em outubro, na cidade de Joinville/SC. 

Edicarlos Siqueira é o treinador das equipes de Basquete e enfatiza a importância de uma estrutura adequada para garantir um bom treinamento: “a visão do Praia Clube em investir no esporte universitário, que já é bem-sucedido na Europa, pode servir até mesmo como porta de entrada para o esporte profissional nos Estados Unidos”. Além disso, também destaca os excelentes resultados alcançados pela UFU, como o título de campeã brasileira universitária em 2019. 

No JUBs de Futebol de Campo e Futebol de 7 Society, ocorrido em maio, em Curitiba/PR, a equipe masculina de Futebol de Campo alcançou uma excelente quarta colocação, após uma disputa acirrada na semifinal contra a equipe da UNIATENEU/CE. Já no Futebol de 7 masculino, a equipe conquistou o 12º lugar, enquanto a equipe feminina obteve a 8ª posição. 

Igor Tavares é estudante de Fisioterapia do 9° período e teve grande destaque como capitão na disputa pelo Futebol de 7 masculino. “Foi uma experiência incrível, com uma responsabilidade pessoal muito grande, já que eu e o João Marcos estávamos nos revezando como capitães da equipe, em um time com prevalência de calouros. Tive muito orgulho por alcançarmos um resultado tão bom logo na primeira experiência. E, claro, fiquei muito feliz pela amizade que construímos e por todos jogarem com amor à camisa”, destaca. 

Além das competições universitárias, as equipes também têm participado de eventos regionais. A equipe masculina de Futsal encerrou sua participação na Copa Futel, sendo eliminada nas quartas de final pelos atuais campeões. Por outro lado, tanto o Vôlei masculino quanto o feminino têm se destacado e conquistado títulos em torneios regionais. A equipe de Handebol também teve uma participação importante em um evento regional em Santa Vitória/MG, enquanto a equipe feminina conquistou o título na Copa do Trabalhador em Ituiutaba/MG. A equipe de Futebol de Campo continua disputando o Campeonato Amador 2023 na 1ª Divisão. 

O projeto Equipes UFU de Treinamento teve seu início em 2005 com a criação da equipe de Futsal. Ao longo dos anos, o interesse dos estudantes aumentou, resultando na formação de equipes em outras quatro modalidades: Vôlei, Basquete, Handebol e Futebol de Campo. Atualmente, o projeto conta com cinco modalidades fixas para ambos os sexos, e a UFU tem se destacado no cenário esportivo universitário em competições locais, estaduais e nacionais. 

Erick Borges é treinador há 11 anos das equipes de Futebol feminino e masculino. “Sem dúvidas, é uma parceria de sucesso, pois são grandes instituições da nossa cidade que tem um gabarito e um norral muito grande e que vem unindo forças pelo esporte e desporto universitário. Essa união dentro de pouco tempo já vem gerando resultados positivos, não só nas competições, mas também quanto ao interesse dos estudantes em participar das equipes”, defende. 

A renovação da parceria entre a UFU e o Praia Clube é motivo de satisfação e impulsiona o trabalho conjunto para os próximos desafios. Com uma base sólida e resultados positivos, as equipes seguem motivadas a representar a instituição nos cenários esportivos local, estadual e nacional. 

Conteúdos Relacionados