Acontece

UFU nos Jogos Universitários Mineiros 2023

Atletas das Equipes de Treinamento disputam o JUMs em Uberaba entre os dias 5 e 9 de abril
Bianca Lima Xavier
06/04/2023 - 14:20 - atualizado em 06/04/2023 - 14:23

A Divisão de Esporte e Lazer (Diesu) da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil da Universidade Federal de Uberlândia (Proae/UFU) divulga a participação das Equipes UFU de Treinamento nos Jogos Universitários Mineiros (JUMs) 2023. O evento, que é considerado um dos mais importantes do calendário esportivo universitário do estado, iniciou ontem (5) e vai até o dia 9 de abril na cidade de Uberaba (MG). 

A Delegação da UFU conta com a participação de 180 atletas dos mais variados cursos. As modalidades, tanto em naipes femininos quanto masculinos, que são disputadas nesta edição dos JUM são: Futsal, Basquete, Handebol, Vôlei, Atletismo, Natação, Karatê, Judô, Taekwondo, Xadrez, Tênis de mesa e Cheerleading. A expectativa é que os jogos promovam uma competição saudável e a integração entre as universidades de todo o estado.  

Cláudio Barbosa, diretor da Diretoria de Qualidade de Vida do Estudante (Dirve), realça o mérito do recém-implementado auxílio competição para que a UFU pudesse se destacar entre as maiores delegações do JUMs: “é uma grande conquista poder contribuir para que os atletas tenham mais conforto e tranquilidade ao disputar campeonatos, sem grandes preocupações com alimentação, hospedagem, transporte e seguro-saúde.”.  

Além disso, Cláudio também ressalta o objetivo de levar o primeiro lugar geral da competição, que levará um maior número de atletas classificados para os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) de 2023 que será realizado em Joinville/SC. Para tanto, ter apoio externo é fundamental. O Praia Clube de Uberlândia vem sendo um grande aliado das Equipes UFU de Treinamento, proporcionando profissionais capacitados e experientes para comandar as equipes.  

Rafael Tim é técnico das equipes de handebol desde 2015 e também está com as expectativas altas para a competição: “na última edição [2019], fomos campeões no masculino e, por isso, esperamos disputar novamente o título em 2023. Já no feminino, estamos nos preparando bastante, em atividade desde o ano passado – quando fomos no Campeonato Mineiro de Clubes, ficando em 3° na fase regional. Se a equipe conquistar os mesmos resultados que vêm sendo apresentado nos treinos será bem promissor”.  

A realização dos JUMs é de grande importância para fomentar o esporte universitário no estado e incentivar a prática de atividades físicas entre os jovens. Além disso, o evento também é uma oportunidade para revelar novos talentos e contribuir para o desenvolvimento do esporte de alto rendimento em Minas Gerais. 

O atleta Guilherme Lisboa, de 22 anos, foi medalhista de bronze no JUBs do ano passado competindo pela Natação e intenciona levar ouro este ano: “nossa equipe está bem interessante, temos cerca de 15 atletas feminino e masculino competindo pela primeira vez na modalidade. Nosso intuito é trazer o máximo de medalhas possível para casa, logo, as expectativas são as melhores possíveis”.    

De acordo com a organização, a cidade de Uberaba foi escolhida por apresentar uma excelente infraestrutura para receber os atletas e por estar localizada em uma região estratégica do estado. Mais de 1.500 atletas universitários de todo o estado participam do evento, o que promete deixar um legado positivo para a região. 

ACOMPANHE OS RESULTADOS:

Primeiro dia - 05/04

  • Handebol masculino: UFU 27 x 16 UFSJ
  • Handebol feminino: UFU 23 x 21 Uniube
  • Futsal masculino: UFU 04 x 00 Uniube
  • Vôlei feminino: UFU 03 x 00 UFSJ
  • Vôlei masculino: UFU 03 x 00 UFSJ

Conteúdos Relacionados