Acontece

Estudantes da UFU participam do Campeonato Brasileiro de Corrida de Orientação

O evento aconteceu entre os dias 20 e 23 de abril em Cabo Frio (RJ)
Bianca Lima Xavier
15/05/2023 - 15:53 - atualizado em 15/05/2023 - 15:53

Estudantes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) participaram do Campeonato Brasileiro de Corrida de Orientação 2023, uma competição anual organizada pela Confederação Brasileira de Orientação (CBO), que aconteceu entre os dias 20 e 23 de abril. As atletas e os atletas contaram com o apoio da Divisão de Esporte e Lazer (Diesu) da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae) para participar do evento, sediado em Cabo Frio (RJ).  

O esporte de navegação exige resistência física, habilidades de navegação e tomada de decisão em tempo real. Durante a competição, os competidores correm por um percurso no terreno, passando por pontos de controle marcados no mapa em um determinado período de tempo e o vencedor é determinado pelo tempo total mais rápido para completar o percurso. 

Pedro Augusto Martins, estudante de Administração, relata que a ideia de participar do campeonato foram dos próprios estudantes: “antes da pandemia, a Corrida de Orientação era uma modalidade bastante consagrada na UFU, assim, este ano, eu e um outro amigo (Mateus), decidimos organizar uma equipe para dar prosseguimento ao esporte. Conseguimos o apoio da equipe da Diesu e deu tudo certo”.     

Cerca de 20 atletas competiram em diferentes categorias, desde iniciante até elite. Mateus William Braun, estudante de Engenharia Aeronáutica, obteve a primeira colocação na categoria H21B. Para ele, a experiência de participar do campeonato foi muito positiva.  

Mateus destaca que mesmo não tendo o nível de excelência dos outros competidores, foi motivador estar entre os melhores do país e ter a oportunidade de socializar com atletas de várias partes do Brasil e do mundo. Além disso, conta que teve contato com a Orientação no Exército Brasileiro e gosta do esporte por exigir uma combinação de habilidades físicas e de leitura de mapa e terreno. 

Além de ser um esporte desafiador e motivador, a corrida de orientação proporciona uma série de benefícios para a saúde física e mental. Os estudantes da UFU que participaram do Campeonato Brasileiro de Corrida de Orientação conseguiram um excelente resultado não só em termos de classificação, mas também pessoal, tendo a oportunidade de se dedicar ao esporte e de superar desafios. 

Conteúdos Relacionados