Acontece

Confira a programação completa do Mês da Diversidade

O evento conta com oficinas, rodas de conversa e palestra que discutem homofobia, transfobia e diversidade dentro e fora do contexto universitário
Isabella Vasconcelos
16/05/2022 - 16:05 - atualizado em 13/06/2022 - 13:29

O maio na Universidade Federal de Uberlândia é marcado pelo Mês da Diversidade, um evento que busca oportunidades de estabelecer diálogos sobre discriminações, preconceitos, homofóbicos, violações de direitos e desrespeitos, com toda a comunidade, seja ela interna e/ou externa.

Em 2022, a programação começa em 16 de maio (segunda-feira) com a mesa de abertura. Assim, o evento continua por todo o mês, trazendo atividades esportivas, oficinas, palestras, rodas de conversas e podcasts que promovem a visibilidade e o debate contra LBGBTQIA+fobia.

 

 

Confira a programação completa:

16/05 – 17h – Abertura Oficial

Local: Anfiteatro do Bloco 5S Campus Santa Mônica

 

17/05 – 17h – CPDIVERSA EM PAUTA – Refletindo sobre a implementação da Política de Diversidade Sexual e de Gênero da UFU

Local: Anfiteatro do Bloco 5S Campus Santa Mônica

Remoto: https://www.youtube.com/watch?v=rgK9damqIkI

A partir das informações coletas durante o ano de 2021, hoje 17/05 às 17h, a Comissão Permanente de Acompanhamento da Política de Diversidade Sexual e de Gênero da UFU, irá apresentar os dados consolidados, assim convidamos toda a comunidade para prestigiar e conhecer os desdobramentos afins que o relatório propõe.  Acompanhe conosco !
 

18/05 – 14h – Oficina de Hells

Local: Sala Ana Carneiro – Bloco 3M Campus Santa Mônica

 

21/05 – 14h – Gaymada na UFU

Local: Centro Esportivo Campus Santa Mônica

 

23/05 – 10h – Diversidade Sexual na Universidade: entre pesquisas e vivências

Local: Bloco 1B – sala 406 Campus Monte Carmelo

Vamos dialogar com o Prof. Dr. Fábio Figueiredo Integrante da Comissão Permanente de Acompanhamento da Política de Diversidade Sexual e de Gênero da UFU, a Profa. Dra. Elenita Queiroz. Teremos a mediação da nossa servidora e pedagoga Lourdes Maria. A atividade terá como objetivo principal,  dialogar com a comunidade acadêmica como a diversidade sexual está ligada as nossas atividades diárias e quão é fundamental as pesquisas serem produzidas.

 

25/05 – 17h – CPDIVERSA EM PAUTA - O ensino das questões da diversidade sexual e de gênero - EVENTO ADIADO

Local: Anfiteatro do Bloco 5V - ESAJUPCampus Santa Mônica

Como se ensina sobre diversidade sexual e de gênero nos cursos da UFU?  A partir de um diálogo com profissionais de áreas distintas, a Comissão Permanente de Acompanhamento da Política de Diversidade Sexual e de Gênero da UFU, irá dialogar com Prof. Dr. Vagner Matias - FAEFI/UFU; a Profa . Dra. Fernanda Cássia dos Santos - História, Cap-Eseba-UFU e o Prof Gustavo Antônio Raimondi, Médico educador, professor de Saúde Coletiva da UFU. 

 

26/05 – 15h – Roda de Conversa - Transição de Gênero, o que fazer ?

Local: Anfiteatro do Bloco 5V - ESAJUPCampus Santa Mônica

 

Dialogar sobre transição de gênero?  Quais são os cuidados necessários e como estamos atendendo as pessoas trans? Saber as respostas para perguntas como essas é importante para todas, todos e todes. Convidamos a Profa Sayonara Nogueira, geógrafa pela UFU, presidente do Conselho Popular LGBTQIA+ de Uberlândia, especialista em educação; Larissa Santos, Técnica Administrativa da Divisão de Moradia Estudantil da UFU; Tatyanny Sucry Lopes Vieira, discente do curso de Estatística e bolsista da Moradia Estudantil da UFU; Rosilaine Cristina, Mestra em Educação, pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFU e Leiliane Bernardes Gebrim, psicóloga e neuropsicóloga da DIPAE. Venha prestigiar e dialogar conosco!

 

27/05 – 17h – CPDIVERSA EM PAUTA –  As pesquisas da diversidade sexual e de gênero na UFU

Local: Anfiteatro do Bloco 5SCampus Santa Mônica

 

28/05 – 14h – Documentário Paris is Burning -  História e Gênero: Um cine debate sobre o Drag enquanto expressão e resistência

Local: Graça do Aché: Av. Cesário Crosara, 4187 - Roosevelt

 

01/06 -  17h – CPDIVERSA EM PAUTA - O ensino das questões da diversidade sexual e de gênero



Como se ensina sobre diversidade sexual e de gênero nos cursos da UFU?  A partir de um diálogo com profissionais de áreas distintas, a Comissão Permanente de Acompanhamento da Política de Diversidade Sexual e de Gênero da UFU, irá dialogar com Prof. Dr. Vagner Matias - FAEFI/UFU; a Profa . Dra. Fernanda Cássia dos Santos - História, Cap-Eseba-UFU e o Prof Gustavo Antônio Raimondi, Médico educador, professor de Saúde Coletiva da UFU. Venha prestigiar e dialogar conosco!

 

14/06 - 17h -  CPDIVERSA em Pauta: O desenvolvimento das ações de diversidade sexual e de gênero nos grupos PET da UFU

Nosso bate-papo contará com a participação de:  Murilo Souza, petiano, bolsista MEC do PET Saúde, Cultura e Saberes (PET MAIS SAÚDE); atualmente desenvolve pesquisas sobre literatura infantil afro-brasileira, como forma de letramento racial, construção de identidade, negritude em crianças, relações étnico-raciais e comissões de heteroidentificação e diversidade sexual. Profa. Dra. Cintia Rodrigues de Oliveira Doutora em Administração (FGV/EAESP), tutora do PET ADMINISTRAÇÃO. Professora Associada da FAGEN/UFU. Bolsista Produtividade CNPQ.  

E para mediar essa atividade, convidamos Mônica de Faria e Silva, Mestra em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia, 
Membro da Comissão Permanente de Acompanhamento da Política de Diversidade Sexual e de Gênero da UFU, Membro do Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação dos Grupos PET na UFU. 

O foco é promover um diálogo aberto sobre como os PET da UFU trabalham as questões da diversidade sexual e de gênero e qual a importância desse trabalho para a comunidade acadêmica. Além disso, o bate-papo visa influenciar novos debates acerca da necessidade do fortalecimento e empoderamento. 
Venha participar conosco! 

LINK: https://www.youtube.com/watch?v=P6-vRwQ0Fe0

 

23/06 - 17h - CPDIVERSA em Pauta: Bate-papo para a pesquisa

 



Quais as contribuições das pesquisas sobre a diversidade sexual para a comunidade UFU? venha dialogar conosco sobre a importância dessas pesquisas. O prof. Dr. Fábio Figueiredo Camargo, integrante da Comissão Permanente de Acompanhamento da Política de Diversidade Sexual e de Gênero da UFU conversa com a Profa. Dra. Elenita Queiroz, professora da Graduação e Pós-Graduação da FACED/UFU e a Profa. Dra. Pricila Zarife,  professora do IPUFU. Aguardamos todes!

Local: Centro de Convivências - Campus Santa Mônica

Conteúdos Relacionados