DIPAE promove em novembro o Mês da Igualdade UFU

Evento terá rodas de conversas, palestras e oficinas online voltadas para questões de igualdade racial
Divisão de Esporte e Lazer Universitário
03/11/2020 - 10:57 - atualizado em 25/03/2021 - 15:53

O evento Mês da Igualdade UFU, organizado pela Divisão de Promoção de Igualdades e Apoio Educacional (DIPAE), visa fomentar discussões com relação às questões de promoção de igualdade racial e relações étnico-raciais no ambiente universitário.

Em uma época de grandes transformações da sociedade, considera-se de suma importância o debate sobre as questões de raça, etnia, igualdade racial, relações étnico-raciais, dentre outras temáticas ligadas à nossa diversidade e pluralidade de nossa sociedade. Estes debates trazem à tona a necessidade de sensibilização quanto a estas temáticas e permitem direcionar ações afirmativas com relação ao público negro da universidade.

Objetivo Geral
Promover reflexões sobre a situação das pessoas negras em nossa sociedade.

Público Alvo
Estudantes secundaristas e universitários, comunidade em geral, profissionais que trabalham com as temáticas da igualdade racial, professores da educação básica e superior.

Programação Geral

16/11 (16h)

Live NEAB e DIEPAFRO: Momentos e movimentos com a temática racial na UFU
Plataforma: No canal PROVIFOR UFU, no YouTube
Palestrantes: Profa. Camilla Soueneta Nascimento Nganga - FACIC-UFU
Prof. Klênio Antônio Sousa – Eseba, Coordenador DIPAE/PROAE-UFU
Profa. Cristiane Coppe de Oliveira - FACIP-UFU
Mediadora: Jane Maria dos Santos Reis - Coordenadora DLICE/PROGRAD-UFU

18/11 (14h)
Live: Recursos de Proteção à Existência Negra
Palestrante: Profa. Luísa Parreira Santos - IPUFU-UFU
Mediação: Profa. Ivete Batista da Silva Almeida - INHIS-UFU
Resumo: Diante de uma realidade cruel com as existências negras, os sentimentos de solidão, preterimento e inadequação podem se fazer presentes. Os ataques cotidianos do racismo, explícito ou velado em ações/falas naturalizadas por hábito ou divertimento são lembretes constantes da desigualdade social e política que marca os sujeitos negros. Dessa forma, é essencial pensar em maneiras de proteção e potencialização dos recursos das pessoas negras, tópico sobre o qual a Psicologia tem muito a contribuir.

18/11 (16h)
Um debate sobre a série 3% e a realidade da desigualdade no Brasil
Plataforma: No canal PROVIFOR UFU, no YouTube
Palestrantes:
Deborah Rosália - UFMG
Klênio Sousa - ESEBA/UFU
Mediador: Mônica Faria - DIFDO/UFU

18/11 (18h)
"Me indica uma música de preto: uma troca de ideia sobre artistas negros na música"
Plataforma: Google Meet
Motivadores:
* DuArte Mc - Poeta Slammer
* Tamires Oliveira - Coletivo DiversaUFU
Mediação: Lucas Pires - GT Negras e Negros SINTET, Comissão de Cultura UFU Patos de Minas

19/11 (14h)
Live: Políticas de ações afirmativas e os estudantes cotistas da UFU
Palestrante: Régis Rodrigues Elísio
Mediação: Profa Camilla Soueneta Nascimento Nganga – Profa. FACIC-UFU

19/11 (16h)
Apresentação em vídeo: Edital CEERT “Equidade racial na Educação Básica – Projetos Aprovados da UFU"
Profa. Neli Edith Santos - ESEBA
Profa. Cristiane Coppe Oliveira - FACIP

19/11 (18h)
"Artistas pretos na telinha: indicações de filmes e séries"
Plataforma: Google Meet
Motivadoras:
* Lucia Helena - Coletivo Marielle Franco - Poeta Slammer
* Talita Stefanne - Discente de Biotecnologia - Cinéfila
Mediação: Lucas Pires - GT Negras e Negros SINTET-UFU, Comissão de Cultura UFU Patos de Minas

19/11 (19h)
Live: A poesia de Sebastião/Grande Otelo em seu fazer-se afro-brasileiro
Divulgação dos projetos contemplados pelo Edital do Graça do Aché
Palestrante: Tadeu Pereira dos Santos - Prof. UNIR
Mediação: Profa. Ivete Batista da Silva Almeida – Profa. INHIS-UFU
Resumo: Sebastião Bernardes de Souza Prata, o criador de Grande Otelo, foi um dos poucos negros que viveu intensamente o breve século XX, produzindo aceitação em seu existir social ao tornar-se uma referência no cenário cultural brasileiro pela ocupação de lugares restritos à população afro-brasileira. Neste processo de construção social, fez ecoar de si uma pluralidade do eu que dinamizava o nós, configurando os tempos e espaços de seu existenciário, ao qualificar o processo de constituição e reconstituição identitário do nascimento à morte (1913-1993), sem permitir destituir o seu modo de vida derivado do universo da negritude brasileira. Por essa lógica, se fez filho, adolescente, pai, umbandista, compositor, ator, funcionário público em sua dinâmica para assegurar a sua sobrevivência social, em sociedade marcada pelo racismo, o preconceito e a discriminação.

20/11 (15h)
Live-Debate: "Tornar-se Negro: as contribuições de Neusa Santos Souza para a formação do negro no Brasil"
​Plataforma: Canal do Youtube do SINTET UFU
Palestrantes:
* Karla Muniz - GT Negras e Negros SINTET-UFU
* Mylenna Santos - Estudante de Psicologia, feminista negra, antirracista
Mediação: Rosilaine Cristina - GT Negras e Negros SINTET-UFU

Ações durante todo mês de novembro:

Ocupação Negra: “É coisa de Preto”

Participe da OCUPAÇÃO NEGRA "É COISA DE PRETO" realizando postagens no instagram oficial da UFU @ufu_oficial

Convite estendido à toda comunidade negra UFU: discentes, docentes, técnicos, profissionais terceirizados e comunidade externa.

Seu material pode ser expresso na forma de vídeo, post, fotografia, live, ou como sugerir.

Vamos juntos ocupar o @ufu_oficial

Saiba mais e participe por meio do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe6D6u7Cq2xKG6AN-HQMwwd5zP8WWXTEWnL78MTivz20TkwAA/viewform?usp=sf_link

Mês da Igualdade
06/09/2021 - 09:56