Acontece

Serviços da Divisão de Saúde do Estudante durante o período de suspensão do calendário acadêmico

Disau
Juliano da Silva Damas Júnior
08/04/2020 - 15:04 - atualizado em 09/04/2020 - 19:54

A Divisão de Saúde da Universidade Federal de Uberlândia, considerando o período de distanciamento e isolamento social que acontece em virtude da pandemia do COVID-19, informa a modificação do procedimento de atendimento aos estudantes em orientação e acolhimento psicológico.Neste período, o estudante que necessitar de apoio deverá preencher FORMULÁRIO ELETRÔNICO  e aguardar parecer via contato telefônico e/ou e-mail para o levantamento da demanda e estabelecimento de condutas de atendimento. Para mais informações, entre em contato através do email disau@proae.ufu.br. Tal medida considera a importância de evitar a aglomeração de pessoas no local físico da Divisão de Saúde, e respeita as orientações gerais da UFU e o do Conselho Federal de Psicologia

 

Orientações da Disau

Lembrando que em sintomas de febre, tosse, falta de ar e/ou outros sintomas respiratórios, é necessário precisa cumprir o isolamento social, conforme orientado pelo Ministério da Saúde. Em caráter de urgência, deve-se procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência. Em casos de emergência em Saúde Mental, como surtos psicóticos, delírios, comportamento agressivo e depressão grave, pode-se entrar em contato com o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais no telefone 193 e/ou Sistema Integrado de Atendimento a Trauma e Emergência (Siate) tembém pelo telefone 193. Demais casos deve-se dirigir a uma unidade de pronto atendimento ou ao Centro de Atenção Psicossocial mais próximo.

Além disso, o CVV - Centro de Valorização da Vida - realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que queiram e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias. Para mais informações sobre o atendimento acesse o site do CVV ou ligue pelo número 188. A Disau recorda a comunidade acadêmica que a recomendação das autoridades sanitárias é que TODOS FIQUEM EM CASA para que se consiga minimizar o risco de transmissão do COVID-19. Precisamos ser responsáveis e prudentes neste momento e a saúde e o cuidado de todos devem prevalecer!

Para mais informações sobre o COVID-19, acessar as páginas do Ministério da Saúde  e do portal UFUContraOCorona que compila noticias e comunicados referentes a doença. 

Todas as cidades onde a UFU faz-se presente estão cobertas pelos serviços de saúde oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), conforme especificado abaixo

 

Campus Pontal (Ituiutaba)

A Secretaria Municipal de Saúde da cidade de Ituiutaba possui uma rede de atendimento vinculada ao Sistema Único de Saúde (SUS). Para mais informações, entre em contato com a Secretaria Municipal de Saúde no telefone (34) 3271-8255, procure a unidade de saúde mais próxima à sua residência ou acesse o SITE DA PREFEITURA

Para os atendimentos presenciais em saúde mental, procurem a Unidade Mista de Saúde I - Avenida 45, n.169 – Bairro Elândia - Telefone (34) 3268-2516 ou o Centro de Atenção Psicossocial - CAPS na Rua Coronel Joaquim Carvalho, n.319 – Bairro Maria Vilela, telefone (34) 3268-9397.

Em casos de urgências e emergências, contatar o SAMU no telefone 192, o Corpo de Bombeiros no telefone de 193 ou dirigir-se à Unidade de Pronto Atendimento Darci Furtado de Andrade - Pronto Socorro, na Rua Jorge Jacob Yunes, n.605 – Setor Norte - telefone (34) 3271-8235.

Campus Uberlândia

A Secretaria Municipal de Saúde da cidade de Uberlândia possui uma rede de atendimento vinculada ao Sistema Único de Saúde (SUS). Para mais informações, entre em contato com a Secretaria Municipal de Saúde no telefone (34) 3239-2670, procure a unidade de saúde mais próxima à sua residência ou acesse o SITE OFICIAL

Os atendimentos em Saúde Mental da Prefeitura Municipal de Uberlândia são realizados por equipes multiprofissionais e ocorrem nas unidades de Atenção Primária à Saúde, que são as portas de entradas preferenciais da rede de saúde, nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e nos Pronto-Atendimentos das Unidades de Atendimento Integrado (UAIs), em situações de urgência em saúde mental. Para mais informações, acesse o PORTAL DE SAÚDE MENTAL

Em casos de urgências psiquiátricas (surto psicótico e ideação/tentativas de suicídio), contatar o SIATE e/ou o Corpo de Bombeiros no telefone 193 ou dirigir-se à Unidade de Atendimento Integrado em situações, como crises graves de ansiedade e ataque de pânico.

Campus Monte Carmelo

A Secretaria Municipal de Saúde da cidade de Monte Carmelo possui uma rede de atendimento vinculada ao Sistema Único de Saúde (SUS). Para mais informações, entre em contato com a Secretaria Municipal de Saúde no telefone (34) 3242-7800, procure a unidade de saúde mais próxima à sua residência ou acesse o SITE DA PREFEITURA

Para os atendimentos presenciais em saúde mental, procurem o Centro de Atenção Psicossocial - CAPS localizado na Avenida Dona Clara, n. 559, Bairro Centro, telefone (34) 3842-8131.

Em casos de urgências psiquiátricas (surto psicótico e ideação/tentativas de suicídio), contatar o SAMU no telefone 192, ou dirigir-se à Unidade de Pronto Atendimento - Pronto Socorro Municipal de Monte Carmelo, na Rua Odilon Rodrigues de Oliveira, n. 462- Bairro Boa Vista, telefone (34) 3849-1215.

Campus Patos de Minas

A Secretaria Municipal de Saúde da cidade de Patos de Minas está localizada na Rua Alzino Martelo, nº 710 - Bairro Nova Floresta.  Para mais informações, entre em contato pelo telefone (34) 3822-9641, ou procure a unidade de saúde mais próxima à sua residência. Os telefones podem ser acessados no SITE DA PREFEITURA 

Neste momento de calamidade pública decorrente da pandemia do COVID -19 foi criada a Unidade de Resposta e Atendimento (URA), cujo objetivo é orientar e monitorar as situações relativas ao vírus em Patos de Minas. Os telefones de contato são (34) 3822-9803 (também WhatsApp) e (34) 3822-9852.

No município de Patos de Minas, o atendimento em saúde mental é realizado nas Unidades de Saúde da Família e, quando necessário, encaminhado pelo médico da equipe de saúde para o atendimento psiquiátrico. Os casos de transtornos mentais graves são atendidos no CAPS II, quando encaminhados pelas equipes de saúde ou por demanda espontânea. A unidade funciona de segunda à sexta-feira, de 7h às 18h, localizado na avenida  Waldemar Lopes Cansado, n° 100, no bairro Abner Afonso. Maiores informações pelo telefone 34 3822-9642.

Em casos de urgências psiquiátricas (surto psicótico, ideação/tentativas de suicídio, ataque de pânico), contatar o SAMU no telefone 192 ou dirigir-se à Unidade de Pronto Atendimento de Patos de Minas (UPA) localizada na R. Peluzo, 238 - Jardim Peluzzo- telefone (34) 3822-9113.

 

Tópicos: 

Conteúdos Relacionados