Alunos da UFU participam do Encontro Nacional dos Estudantes de Letras

Evento aconteceu no Rio de Janeiro, entre os dias 21 e 27 de julho.
07/11/2019 - 15:03 - atualizado em 07/11/2019 - 15:04

Os discentes do curso de Letras da UFU puderam participar entre os dias 21 e 27 de julho do 40º Encontro Nacional de Estudantes de Letras que ocorreu no campus da UFRJ no Rio de Janeiro RJ. O tema do evento foi “As Letras das Favelas: Construções e identidades insurgentes” com o objetivo de refletir e construir modos de incluir o conhecimento que nasce de espaços marginalizados nos âmbitos acadêmico, político e cultural.

Os alunos participaram de minicursos com os docentes da UFRJ, rodas de conversas, apresentação de trabalho sendo eles: pôster, comunicação oral e oficinas acadêmicas. Houve também plenárias para discutirem o curso e o ensino de letras na região e nacionalmente.

Os discentes também estiveram presente na mesa temática “Uma noite na Sapucaí”: Múltiplos Olhares sobre os desfiles da Sapucaí! ”. Uma mesa sobre o carnaval carioca e como ele pode estar envolvido na academia. Estiveram na mesa Milton Cunha, comentarista do carnaval carioca na TV Globo, além de diversos estudiosos e pessoas que trabalham com o tema. Na mesa, a discussão se baseou na relevância do carnaval carioca para cidade do Rio de Janeiro e como a festa pode ajudar a transformar uma realidade periférica. Outro elemento conversado foi os motivos que levam hoje os governos quererem tanto acabar com o carnaval carioca, devido a sua origem proveniente da favela e da população marginalizada.

Outra mesa a se destacar foi “Funk: a linguagem da favela”, onde os convidados “MC Smith” e “Iasmin Turbininha” contaram sobre sua trajetória dentro da música e a importância de um evento acadêmico abrir espaço para o funk. Além disso, a pesquisadora Vanubia Close pôde falar do funk e os preconceitos que o ritmo musical sofre na academia e na sociedade como um todo.

Por fim,  a viagem foi uma oprtunidade de visita aos museus da cidade do Rio de Janeiro, aliando o interesse acadêmico com o cultural.  A voagem foi apoiada pela Proae através do edital de auxílio financeiro e veículos.

Edital

O edital de auxílio financeiro e veículos é um apoio que a Pró Reitoria de Assistência Estudantil oferece aos alunos visando à participação coletiva em eventos acadêmicos, científicos, culturais e/ou desportivos dentro do território nacional.  O auxílio é voltado exclusivamente para estudantes de graduação regularmente matriculados na Universidade Federal de Uberlândia, especialmente aqueles que tiveram trabalhos selecionados em eventos acadêmicos

Tópicos: