Acontece

Semana mundial de conscientização sobre o sal

16 a 22 de março de 2015
Portal PROAE
30/03/2015 - 12:58 - atualizado em 08/09/2016 - 14:10

A organização WASH (World Action on Salt and Health) promove uma campanha anual, chamada “Semana de Conscientização sobre o sal” com o objetivo que todos consumam menos sal. Para 2015 o tema será “O Sal e as Crianças”.

As crianças, assim como os adultos, consomem mais sal do que a quantidade máxima recomendada. Estas são consideradas um grupo vulnerável por que frequentemente tem pouca influencia sobre suas escolhas alimentares e são menos protegidas como consumidores.

 As evidências mostram que os hábitos alimentares formados na infância e na adolescência também influenciam os padrões de alimentação na idade adulta. O gosto pelo sal e por alimentos salgados é uma preferência APRENDIDA pelo sabor salgado. Por esta razão é fundamental que as crianças não desenvolvam o gosto pelo sal. Além do mais, um alto consumo de sal durante a infância pode influenciar na pressão arterial e predispor o desenvolvimento de uma série de doenças incluindo: hipertensão arterial sistêmica, osteoporose, câncer de estômago, obesidade e doenças respiratórias como a asma.

Na “Semana Mundial de Conscientização sobre o Sal 2015”, pretendeu-se assegurar que todos entendam a importância de fornecer uma alimentação saudável para as crianças desde os primeiros anos de vida. Parte das atividades desenvolvidas consistiu em: alertar as indústrias alimentícias para atuar de maneira mais responsável e reduzir a quantidade de sal dos alimentos para crianças; desenvolvimento de materiais para campanhas com informações e conselhos para os pais e crianças sobre algumas trocas simples que podem ser realizadas para assegurar uma dieta com baixo teor sal; entre outras atividades.

Semana mundial de conscientização sobre o uso do sal

Semana mundial de conscientização sobre o uso do sal

Semana mundial de conscientização sobre o uso do sal

Fonte: http://www.alass.net/index.php/semana-de-la-sal

http://www.idec.org.br/especial/o-sodio-que-voce-nao-ve#1

Tópicos: 

Conteúdos Relacionados