Acontece

A UFU diz #NÃO AO TROTE

Prática é proibida por lei na instituição desde 1993 e pode levar ao desligamento do infrator
Letícia de Paula
10/04/2024 - 16:31 - atualizado em 10/04/2024 - 16:31

É muito comum que nos inícios de novos períodos letivos, os alunos recorram a eventos para se descontraírem e fazerem novas amizades. Porém, é importante reafirmar que a UFU, por meio da Resolução 15/93, do Conselho Universitário (Consun), proíbe desde 1993 o trote na universidade, e as penalidades ao aluno infrator podem variar desde suspensão até desligamento definitivo. 

“Psicologicamente, o estudante vítima pode experimentar emoções como vergonha, culpa e até raiva. Dependendo do que ele traz enquanto história e experiência de vida, é possível que ele possa desenvolver transtornos emocionais que o acompanharão ao longo de sua vivência acadêmica e da sua vida como um todo” explica a psicóloga Daniela Ramos, da Divisão de Saúde (DISAU) da Pró-reitoria de Assistência Estudantil (PROAE). 

É importante relembrar que o que pode não passar de uma brincadeira para um, para ser uma violência para outro. A chegada da vida universitária por si só já pode ser muito desafiante, com muitos estudantes chegando de outras cidades e saindo da casa dos pais pela primeira vez, além de desafios próprios comuns desse momento da vida que geram uma insegurança natural. Uma recepção saudável pode contribuir para diminuir ou suavizar parte dessas angústias. 

É preciso ressignificar a cultura do trote, e para isso instituição recomenda ações solidárias e saudáveis, como por exemplo, as campanhas de cunho social e voluntário, como doações de mantimentos e sangue, bem como ações de cunho ecológico, como plantar uma árvore ou fazer uma campanha de coleta seletiva do lixo. Também são recomendadas ações coletivas que promovam a integração do ingressante ao ambiente universitário e ao seu curso. “O estudante que ingressa pode não conhecer os espaços da universidade e até mesmo, não conhecer o que a cidade pode oferecer enquanto atividades de lazer. Assim, contribuir para que ele conheça estes espaços já pode ser uma ação em que desperte nele a sensação de adaptação e de pertencimento a um local antes desconhecido.” 

Sobre essa acolhida saudável, a UFU por meio da sua PROAE promove a Semana de Recepção dos Ingressantes, com palestras e atividades como o Campus Tour, que visa apresentar as estruturas, equipamentos e serviços aos novos alunos. 

Vítimas de trote violento podem denunciar seus agressores via ouvidoria: www.ouvidoria.ufu.br/ouvidoria@reito.ufu.br/(34) 3239-4074. 

Caso necessário busque a DISAU, que realiza acolhimento psicológico aos estudantes que estejam vivenciando dificuldades emocionais: disau@proae.ufu.br/(34) 3230-9558. 

Outra possibilidade de atendimento é por meio do Proteger-se, um projeto de atendimento terapêutico online parceiro da PROAE. O proteger-se está aberto todos os dias de segunda a sexta-feira das 11h às 20h, sem necessidade de um agendamento prévio. Para ser atendido basta acessar o link da recepção: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/Atende

Conteúdos Relacionados

Acolhimento Estudantil Na Universidade
15/04/2024 - 14:34
UFU Contra Importunação Sexual
09/04/2024 - 18:50