Acontece

PROAE promove campanha contra importunação sexual

Cartazes com qrcode para denúncia foram espalhados pelos campi e divulgado nas redes sociais
Letícia de Paula
09/04/2024 - 18:50 - atualizado em 09/04/2024 - 18:50

O que fazer em situação de assédio dentro da UFU?  

A campanha “UFU contra o assédio” teve início em 2021 e segue presente em todo Mês do respeito. Este ano, além de palestras e rodas de conversa promovidas no mês de março, está sendo incentivada a campanha “UFU conta a importunação sexual”, para que qualquer pessoa que tenha sofrido violência de cunho sexual possa denunciar de forma segura e anônima. 

A denúncia pode ser feita através do escaneamento dos qrcodes presentes em cartazes espalhados pela universidade. Além disso, também foi disponibilizado a denúncia no aplicativo UFU, na aba ‘segurança UFU’. Apesar da promoção dos locais para denúncia, também é recomendado sempre que possível denunciar para 180 (Central de Atendimento à Mulher) ou 190 (Polícia Militar). 

Mês do respeito  

O tema sobre assédio também se fez presente no mês de março, o Mês do Respeito promovido pela UFU. Nos dias 12 e 13/03 foram promovidos, respectivamente, nos campi Santa Mônica e Ituiutaba, uma roda de conversa sobre assédio nos institutos federais. “‘Foi só uma brincadeira’ Assédios e violências nas IFES” foi o tema da roda de conversa, que contou com palestrantes da polícia militar, ouvidoria da UFU e até mesmo defensora. 

A conversa abordou assuntos como comportamentos inapropriados no ambiente estudantil ou de trabalho e como essas atitudes afetam e influenciam na vida de quem sofre. O bate-papo foi de grande importância para conscientizar as pessoas e saber conhecer e estabelecer limites entre um ambiente universitário saudável e um ambiente tóxico.  

Caso você tenha vivenciado alguma situação de assédio e tenha se sentido ameaçado ou constrangido, faça sua denúncia através do aplicativo UFU.  

Conteúdos Relacionados

#DIGA NÃO AO TROTE
10/04/2024 - 16:31
8 anos PROAE
19/04/2024 - 15:56