Acontece

Futebol Society masculino conquista 3° lugar geral no JUBS

Equipe foi até Recife e voltou para casa com medalha de bronze
Letícia de Paula
11/04/2024 - 14:58 - atualizado em 16/04/2024 - 15:51

A preparação para o JUBS 

A primeira edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBS) 2024 teve seu fim na última sexta-feira (06). Foram disputadas as seguintes modalidades: futebol, futebol 7 (Society), Rugby 7 e desafio X2. Quem surpreendeu e voltou para Uberlândia com uma medalha de bronze no pescoço foi o Futebol 7 masculino da UFU. 

Os treinamentos e a preparação da equipe para o JUBS, tanto masculina quanto feminina, tiveram início em janeiro, com uma pré-temporada, enfatizando principalmente a parte física e técnica. O treinador das equipes femininas e masculinas, Erik Borges, falou sobre a evolução do time diante do tempo de preparação: “Do ano passado para cá, a equipe teve uma evolução muito boa, principalmente nos aspectos táticos. Isso foi muito importante porque ela procurou se adaptar de acordo com a equipe adversária, fazendo total diferença nesse campeonato”, afirmou. 

O treinador ainda comentou sobre os ajustes feitos no time durante o tempo de preparação. “Foi um processo bem dinâmico, com muitos ajustes para que a equipe pudesse chegar no campeonato brasileiro com um bom nível, e acima de tudo com um nível competitivo, foi o que buscamos desde o início”, complementou.  

A conquista do 3° lugar 

A UFU foi a única instituição federal que ficou entre os quatro primeiros colocados da categoria, sendo acompanhada apenas por faculdades particulares. Erik expôs a importância da conquista, não só individualmente, mas também para toda a equipe e universidade: “Essa conquista da UFU é muito importante para o projeto. É fruto de um trabalho de médio e longo prazo e isso só me dá mais força para buscar subir mais no pódio. É isso que a gente deseja e almeja daqui para frente.” 

A conquista pelo 3° lugar geral no futebol society não foi o único prêmio que a UFU trouxe para casa. Arthur de Moraes, estudante de fisioterapia e goleiro do time, recebeu o prêmio de ‘Melhor goleiro’ através de votação. “É muito gratificante receber um título individual e eu fico muito feliz, porque todo o esforço e todo o treinamento, de certa forma, foram recompensados”, expôs. 

Apesar do prêmio individual, o atleta ainda ressaltou a importância de toda a equipe e da conquista coletiva: “Fico muito feliz, muito grato a Deus e por todas as pessoas que votaram em mim, mas o principal que eu queria, era buscar o título de campeão. A gente viu que era capaz, que era possível, infelizmente não conseguimos, mas saímos de forma invicta.” 

A equipe feminina também foi até a competição e conquistou 7° lugar.  

A experiência de vivenciar o JUBS 

Por ser um campeonato de nível brasileiro, o JUBS leva consigo um grande impacto para aqueles que competem. E, além disso, representar sua própria universidade se torna algo especial para quem joga. Arthur não ficou de fora dessa e comentou sobre o peso que é usar a camisa da UFU. “Vivenciar o JUBS foi uma das melhores experiências da minha vida porque estava representando a minha universidade, estava com os meus amigos, com aquelas pessoas que eu convivo todos os dias. E poder desfrutar de um futebol tão competitivo, estar jogando em um nível brasileiro, isso para mim é sem palavras, é fantástico”, afirmou.  

Agora, com o fim do campeonato engana-se quem pensa em descanso, o foco do time é outro: “A equipe masculina está jogando um campeonato no Praia Clube, onde atualmente é o segundo colocado na sua chave, e um outro torneio na Arena Verona, onde é atual líder. Então, o objetivo nosso é seguir com o projeto, continuar os treinamentos, buscando melhores resultados agora a nível municipal e a nível regional”, afirmou o treinador Erik.  

Conteúdos Relacionados