Acontece

UFU se consagra como a grande campeã do JUMs 2024

Time de vôlei feminino também garante vaga no nacional
Letícia de Paula
08/04/2024 - 13:38 - atualizado em 09/04/2024 - 18:58

Na última semana do mês de março, mais de 100 pessoas integraram a delegação da UFU nos Jogos Universitários Mineiros (JUMs) de 2024. A edição deste ano do campeonato ocorreu em Monte Carmelo, cidade sede de um dos campis da universidade. Marcaram presença a Associação Atlética Acadêmica MOCA, a pró-reitora da PROAE, Elaine Saraiva, o assessor do campus, José Humberto do Nascimento, e estudantes dos mais variados cursos competindo não só pelo ouro, mas também por uma vaga no nacional, os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). 

 

Fundada em 3 de maio de 1938, a Federação Mineira de Esportes Universitários é filiada à Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), vinculada ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB), e atua com exclusividade em nosso estado. Este ano, a organização reuniu mais de 10 IES: UFU, UFU – Campus Avançado, UFMG, UFV, UFJF, UFLA, UFOP, Faculdade Anhanguera, UNIFEI, Faculdade Pitágoras - Campus Poços de Caldas, Faculdade Universo, UNIFUCAMP, UFV – Campus Rio Paranaíba, UFA, Faculdade Unitr, IF – Campus Muzambinho e UFSJ.  

 

A edição deste ano contou com disputas de atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, voleibol e xadrez. A UFU encerrou sua participação com 84 medalhas ao todo, repartidas em sete modalidades coletivas e quatro individuais, não tendo representantes apenas no taekwondo e no xadrez e karatê femininos. No final não deu para mais ninguém: a UFU se tornou campeã geral do JUMs 2024 com surpreendentes 1.180 pontos. 

 

Luana Luamar, diretora do departamento técnico da Fume, destaca o crescente aumento da participação de estudantes atletas, e do interesse de novas IES em participarem do JUMs após o período pandêmico. “Essa edição foi bastante desafiadora, e vamos estar levando para os próximos anos grandes aprendizados.” Ela também acredita que todas as equipes e atletas convocados irão representar muito bem o estado na próxima fase, o JUBs. 

 

O JUBs 2024 será a terceira edição do evento na cidade de Brasília, devido a excelente estrutura física para sediar um evento de tamanho porte, que envolve questões de hospedagem, logística e esportiva. Neste ano em específico, a CBDU vem se preparando para oferecer experiências novas a todas que participam do torneio, “O que me faz acreditar que mesmo aqueles que participaram dos outros anos sediados na capital, vão ser extremamente surpreendidos”, conta Luana.  

 

JUMs se torna palco para reencontro entre atleta e esporte 

 

Guilherme Lisboa, estudante do oitavo período de Gestão da Informação, encontrou um contratempo em sua preparação para o JUMs: desde o final de 2022 o atleta convivia com uma perfuração em um dos seus tímpanos, o que resultou em uma cirurgia no início deste ano. Guilherme ficou quatro meses afastado das raias, e retornou para os treinos apenas no fim de fevereiro. 

 

Treinando quatro vezes por semana no campus Educação Física, o estudante se deparou com outra barreira quando a piscina do espaço ficou interditada. A DIESU disponibilizou aos atletas a piscina do SESC, mas Guilherme acredita que o ocorrido possa ter afetado sua performance no campeonato. “Não foram os meus melhores tempos, mas os resultados coletivos foram muito satisfatórios.” O atleta retornou para casa com dois ouros, uma prata e um bronze, e agora espera pela convocação oficial da FUME para o JUBs. 

 

Outro nome que brilhou na natação do JUMs 2024 foi Vitor Thomé, estudante do quinto período de Computação. O preparo de mais de três meses garantiu ao atleta dois ouros e uma prata.  “Os adversários da UFV e da UFMG vieram fortes, mas eu consegui fazer tempos bons assim como tinha planejado”, conta. Vitor agora espera com bastante expectativas por uma convocação e um futuro título nacional. 

 

Atletismo conquista 21 medalhas para a universidade 

 

Mesmo sem propriamente uma equipe da universidade, Vinicius Vieria, estudante do último período de Administração, foi um dos atletas que medalharam no atletismo, conquistando uma medalha de prata nos 800m rasos. O atleta buscou a sua atlética, a Associação Atlética Acadêmica Monetária, para se preparar para o JUMs. “A equipe da atlética treina semanalmente, além de possuir uma planilha de treino específicas para torneios”, explica Vinicius.  

 

Além do sonho de representar a universidade no nacional em maio, o estudante almeja um maior incentivo e apoio: “Tanto para quem já era atleta, quanto para quem se descobriu um aqui dentro. Fazendo isso, com certeza a UFU vai descobrir vários novos talentos.” 

 

Invicto, vôlei feminino garante participação no JUBs novamente 

 

Pela segunda vez, a equipe de vôlei feminino da UFU representará o estado no nacional. Invictas, as meninas perderam apenas dois sets em uma partida contra a Faculdade Anhanguera, resultado do treinamento que se iniciou no ano retrasado. Bruna Sales, estudante do quarto período de Medicina, chama a atenção para o desempenho do time nos treinos mesmo em meio a uma rotina agitada na universidade: “A gente tem três treinos na semana fora os de preparação física, e mantivemos essa constância mesmo durante o período de férias.” 

 

Por se tratar de uma equipe universitária, o elenco do time está sempre se despedindo de figuras ilustres e recebendo rostinhos novos. Para Bruna, o sucesso dessa nova entrosação só reafirma a consolidação do vôlei feminino UFU e aumenta as expectativas da atleta para a sua participação no JUBs 2024. “Mesmo não alcançando os resultados que esperávamos no ano passado, eu acredito que dessa vez, talvez, a gente possa trazer o troféu do nacional para casa.” 

 

* Os boletins ainda podem sofrer retificações.

 

Conteúdos Relacionados