Acontece

Divru lança eBook para promover a conscientização de alimentação saudável para comunidade acadêmica

O guia interativo orienta a criar hábitos saudáveis na alimentação do dia a dia, assim como receitas práticas para todos da UFU.
Leonardo Piau Pereira
09/10/2023 - 08:35 - atualizado em 09/10/2023 - 14:30

A Divisão de Restaurantes Universitários (Divru) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) está comprometida em promover escolhas alimentares saudáveis entre os frequentadores dos refeitórios. Recentemente, a Divru identificou uma tendência preocupante após o retorno às atividades presenciais pós-pandemia: Em uma observação dentro dos restaurantes universitários da UFU mostrou um aumento no consumo de bebidas adoçadas, como sucos industrializados e refrescos em pó, por parte dos frequentadores. 

De acordo com a Resolução nº 01/2014 do CONSEX, o Regimento Interno da UFU não proíbe explicitamente a presença dessas bebidas nas unidades da universidade. No entanto, a Divru acredita ser fundamental sensibilizar a comunidade acadêmica sobre os impactos negativos dessas escolhas alimentares e promover alternativas mais saudáveis. 

Nesse contexto, uma equipe de peso decidiu contribuir para a conscientização da comunidade acadêmica. Aproveitando a oportunidade, eles elaboraram um material completo que servirá como guia para a escolha de alimentos mais saudáveis nos restaurantes universitários. 

O eBook desenvolvido teve como referência básica o manual do Ministério da Saúde intitulado "Protocolos de Uso do Guia Alimentar para a População Brasileira na Orientação Alimentar: bases teóricas e metodológicas e protocolo para a população adulta". Este manual faz parte de uma série cujo objetivo é qualificar o trabalho dos profissionais da Atenção Primária do SUS e promover uma alimentação saudável para toda a população. 

O eBook é dividido em seis principais tópicos, seguindo a estrutura do manual de referência. Ele mantém as orientações originais e explica as razões por trás de cada enunciado. Além disso, para facilitar a adoção das diretrizes, o eBook oferece sugestões práticas e estratégias para superar possíveis obstáculos e barreiras que podem surgir ao tentar seguir uma alimentação mais saudável. 

Uma parte especial do eBook é dedicada a receitas saudáveis, relacionadas a três dos temas abordados: bebidas adoçadas, frutas, legumes e verduras. Essas receitas, anteriormente publicadas em outro manual brasileiro, oferecem opções deliciosas e nutritivas para os usuários dos restaurantes universitários da UFU. 

Para fazer o download do eBook, acesse o link: http://www.proae.ufu.br/sites/proae.ufu.br/files/media/arquivo/orientacoes_para_uma_alimentacao_mais_saudavel.pdf

Conteúdos Relacionados

Copa Comunitária
24/02/2024 - 18:33
INFORME
18/01/2024 - 14:01