Acontece

Mês das Relações Afetivas Saudáveis: confira a programação

Ações promovem reflexão sobre bem-estar emocional e desempenho acadêmico
Bianca Lima Xavier
06/06/2023 - 13:46 - atualizado em 25/01/2024 - 14:49

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU), por meio da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae), anuncia o Mês das Relações Afetivas Saudáveis. Com o intuito de promover a reflexão sobre as relações interpessoais no ambiente universitário e sua influência na saúde emocional e no desempenho acadêmico dos estudantes, o evento será realizado durante o mês de junho, nos campi de Uberlândia, Ituiutaba, Monte Carmelo e Patos de Minas. 

A Divisão de Saúde (Disau) da Proae é a responsável pelas ações do mês e visa promover práticas culturais e lúdicas, proporcionando momentos de descontração e interação entre os participantes. A ideia central é criar um espaço de diálogo e acolhimento, estimulando o bem-estar emocional dos estudantes e contribuindo para uma vivência universitária mais saudável.  

Neste ano, o evento terá um caráter mais interativo, por meio das Rodas de Conversa Itinerantes, com discussões e troca de experiências sobre comunicação interpessoal, empatia, respeito, autoestima, desempenho acadêmico, comunicação não-violenta, bullying no ambiente educacional, autocuidado e o impacto nas relações e emoções. O tema central é "Relações afetivas no ambiente universitário: um diálogo necessário" e os estudantes poderão escolher quais os conteúdos que serão discutidos no momento da atividade.

As Unidades Acadêmicas interessadas em participar devem preencher o formulário de inscrição disponível aqui. As vagas são limitadas e a participação é gratuita. Para mais informações, entrar em contato com a Divisão de Saúde por meio do e-mail: disau@proae.ufu.br.

 

UBERLÂNDIA 


AÇÃO 1 

Data: 13/06/2023  

Local: Auditório 5O-C | Campus Santa Mônica  

PARTE 1 

Horário: 14h às 14h 15min  

Apresentação cultural: Sinhô Passarim e Flor Bunita  

Descrição da atividade: Sinhô Passarim e Flor Bunita é um trabalho autoral de cores lúdicas de poesia aprumada e de uma viola cantante, caipira em sua "incelência" e alada em sua alegria. Formado por Raffael Lopes (compositor, violeiro e cantor) junto de sua Flor Lílian Carvalho (cantora) seguem passarinhando num dueto de vozes harmônicas, cantam temáticas do bem, do belo e da natureza florida. São estudantes do curso de Música Popular da UFU e aprendizes da estrada e da vida.  

PARTE 2 

Horário: 14h 15min às 16h 15min 

Mesa-redonda: Relações Afetivas no ambiente universitário - um diálogo necessário 

Descrição das atividades: as temáticas serão trazidas por profissionais da área do Direito, Saúde e Educação para debate entre os presentes. Convidadas confirmadas: Márcia Leonora Orlandini (Coordenadora da Clínica de Enfrentamento ao trabalho escravo e do Programa Mais Humanos da UFU); Simone Rodrigues (Psicóloga pela UFU); Léa Aureliano (Professora da Eseba e Coordenadora Executiva do NEAB/UFU); Cândice Lisbôa Alves (Professora das cadeiras de Jurisdição Constitucional e Organização do Estado do curso de Direito) e Valéria Paiva (Psicóloga e Psicopedagoga) como mediadora. 

AÇÃO 2 

No campi de Uberlândia serão oferecidas Rodas de Conversa Itinerantes no período de 1° a 16 de junho. As Psicólogas e convidadas farão a mediação em prol de uma ambiência voltada a primazia das relações afetivas saudáveis no ambiente universitário. 
 

ITUIUTABA 

AÇÃO 1 

Data: 12/06/2023 (segunda-feira) 

Local: Auditório 3 

Horário: 9h 

Atividade: Conversações sobre as relações afetivas no cotidiano universitário. 

AÇÃO 2 

Data: 14/06/2023 (quarta-feira) 

Local: Auditório 3 

Horário: 15h 

Atividade: Cine Debate “Eu combato a violência e você?” 

AÇÃO 3 

Data: 14/06/23 (quarta-feira) e 15/06/2023 (quinta-feira) 

Horário: 13h às 14h 

Atividade: Minicurso “Construindo pontes por meio das Habilidades Sociais” 

AÇÃO 4 

Data: 15/06/2023 (quinta-feira) 

Local: Auditório 1 

Horário: 14h 

Atividade: Sarau “Sons poéticos: Arte e Meio Ambiente” 

AÇÃO 5 

Data: 15/06/2023 (quinta-feira) 

Local: Auditório: 1  

Horário: 16h 

Atividade: Encontro com Ludoteca Cidadania - Partidas e chegadas (Just Dance, Jenga, Xadrez, RPG, Double, Sushi Go, Banco Imobiliário, Zumbicide…) 

 

MONTE CARMELO 

Data: 15/06/2023 (quinta-feira) 

Horário: 8h 50min às 10h 40min 

Local: 1B-302 

Atividade: Exposição dialogada e dinâmica com o psicólogo Rodolfo Cândido, a partir do tema: “Relações saudáveis e superação de situações difíceis no Ambiente Universitário”. 

 

PATOS DE MINAS 

Assim como em Uberlândia, o campus Patos de Minas vai oferecer as Rodas de Conversa Itinerantes com a psicóloga Daniela da Cunha. Fique atento/a ao período para agendamento das ações: segundas, terças e quintas-feiras entre 1° a 30 de junho.  

 

Acompanhe novidades no Instagram: @proaeufu

Conteúdos Relacionados

Lab. de Relações Afetivas Saudáveis 2024
06/03/2024 - 15:05
Relações afetivas saudáveis
24/05/2021 - 14:26