PROAE realiza em junho o Mês das Relações Afetivas Saudáveis

Evento busca trazer reflexões sobre Resiliência, Espiritualidade, Saúde Mental e Vivência do luto em tempos de pandemia.
Divisão de Esporte e Lazer Universitário
24/05/2021 - 14:26 - atualizado em 25/05/2021 - 16:09

Os seres humanos se constroem nas e pelas relações humanas. Em tempos de pandemia, onde o mundo parece estar em suspensão, precisamos nos reconectar, com nossos semelhantes e com o mundo que nos cerca. Voltar para casa significa encontrar um lugar dentro de nós que nos alente, conforte e que nos possibilite desenvolver a calma em meio à crise. Não negar os sofrimentos, vivenciar os lutos, recomeçar e ressignificar as experiências vividas.

Refletir sobre as qualidades das relações afetivas que se transformam por meio da sensibilidade da escuta, da palavra, da ação e do silêncio, requer sabedoria. Compreender melhor a função do sofrimento humano, na busca por algo que transcende uma visão individualista de mundo, possibilita o diálogo entre sentimentos conflitantes, rumo à esperança de vivências melhores e mais humanas, dentro e fora de nós.

O Evento Relações afetivas saudáveis é realizado pela Divisão de Saúde da PROAE e em 2021, nos convida a refletir sobre questões pertinentes do existir humano. Dentre elas temos, o impacto da espiritualidade na resiliência e saúde emocional, as vivências das perdas e dos lutos em um momento de pandemia e a importância de uma comunicação não violenta, onde existe afeto, cuidado e autenticidade.

A Programação abaixo será transmitida por meio dos canais oficiais da UFU no Youtube https://www.youtube.com/c/CanaldaUFU e IInstagram https://www.instagram.com/ufu_oficial/?hl=pt-br .

1º DIA
Data: 01/06/2021 (terça-feira)

-- 18h15-18h40 Solenidade de Abertura

-- 18h45 às 19h – Apresentação cultural

Professora Dra. Sandra Mara Alfonso

Violonista, Doutora e Mestre em História pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Docente do Curso de Graduação em Música da Universidade Federal de Uberlândia. Coordenadora do Projeto “Resgate do Equilíbrio Emocional e Desenvolvimento da Resiliência na Juventude” no qual é desenvolvido o Programa RECORE – Relaxamento, Conexão, Ressignificação, projeto viabilizado por meio do convênio entre a Universidade Federal de Uberlândia e o Instituto Visão Futuro

-- 19h-20:30-PALESTRA: O impacto da espiritualidade na resiliência e saúde emocional.
Palestrante: Dra. Susan Andrews

Americana, psicóloga e antropóloga formada pela Universidade de Harvard (EUA) e Doutora em Psicologia Transpessoal pela Universidade de Greenwich (EUA). Fundadora e coordenadora do Instituto Visão Futuro . Co-coordenadora do Centro de Medicina Integrativa Mente-Corpo  da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), e idealizadora de programas de bem estar e desenvolvimento pessoal  como o REDEMED (Redução do Estresse e Desenvolvimento da Empatia na Medicina) e RECORE (Relaxamento, Conexão e Ressignificação) em universidades e na saúde pública.

Moderadora:  Valéria Paiva Casasanta Garcia

2º DIA
Data: 02/06/2021 (quarta-feira)

-- 17h30-17h40-Apresentação do Vídeo-Palhaços Visitadores-Curso de Teatro-UFU

-- 17h45- 18h O que os causos têm a nos ensinar?

“Os causos são uma forma de aprendizado nas culturas orais. São histórias riquíssimas, que são passadas de geração em geração por longos tempos, e trazem grandes ensinamentos sobre a vida, as relações interpessoais, os valores e a ética.”

Palestrante: Thiago Coelho
Doutorando em Estudos Literários na UFU. Mestre em Artes Cênicas e graduado em Teatro pela UFU. Participa do Grupo de Estudos da Comicidade do Ator (GECA) do Projeto de extensão Pediatras do riso/Palhaços visitadores e do UFUMUN.

-- 18h às 19h-Palestra: Perdas e Lutos: como vivenciar e expressar a dor no momento de pandemia.
Palestrante: Rosângela Caratta do HCU-UFU

Psicóloga no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia

Membro da Comissão de Cuidados Paliativos Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia

Moderadora: Michele Aparecida Xavier Falco
Psicóloga da Divisão de Saúde

-- 19h às 20h15: Comunicação não Violenta: o afeto e a autenticidade na comunicação humana.
Palestrante: Dra. Renata Scarabucci Janones
Médica Dermatologista, Chefe do Serviço de Dermatologia da UFU, mãe e aprendiz engajada de Comunicação não violenta

Moderadora: Milene Dias Carneiro

-- 20:30 Encerramento do evento