Proae inaugura 1° Fórum de Apoio/Atenção ao Estudante

Evento acontece no dia 6 de dezembro para servidores (técnicos-administrativos e docentes) e colaboradores
Bianca Lima Xavier
11/11/2022 - 19:46 - atualizado em 28/11/2022 - 09:21

Neste ano, a Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae/UFU) realiza o 1° Fórum de Apoio/Atenção ao Estudante, uma iniciativa que visa trazer técnicos-administrativos, docentes e colaboradores para discussão de estratégias de apoio aos alunos.

O evento é prioritário para os integrantes dos Núcleos de Assistência de Apoio e Atenção ao Estudante (NAAEs), que foi instituído a partir da Resolução 20/2022 do Conselho de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (Consex). Os NAAEs têm como principal função promover espaço de escuta, focando no acompanhamento dos estudantes, em relação à qualidade de vida e desempenho acadêmico.

O NAAes também visa contribuir para melhoria da relação entre os estudantes e servidores, tornando-os mais próximos e introduzindo um ambiente mais acolhedor e solidário. Nesse sentido, os Núcleos devem monitorar e acompanhar os aspectos sociais, de saúde e de mudança comportamental, a fim de propor intervenções e atendimentos especializados em relação à saúde, a assistência social e pedagógica, assim como alimentação e atividades esportivas.

O Fórum de Apoio/Atenção ao Estudante é uma grande oportunidade para debater ações de bem-estar e inclusão para os discentes no âmbito da Universidade Pública. O encontro acontece no dia 6 de dezembro, das 9h às 12h, na Sala dos Conselhos, localizada na Reitoria, campus Santa Mônica.

Manhã

9h - Abertura do evento com Prof. Dr. Valder Steffen (reitor da UFU)
9h15 - Apresentação do Diretório Central do Estudantes (DCE)
9h30 - "Por que os NAAES?" com apresentação da Profa. Dra. Karine Zago
10h - Mesa "Construindo pontes: a experiência dos NAAES" com mediação da Dra. Elaine Saraiva Calderari (pró-reitora de Assistência Estudantil)

• 10h: Experiência do núcleo: NBA FAMED - Profa. Dra. Milene Soares Agreli
  • 10h15: A construção do núcleo da FECIV - Prof. Dr. Jesiel Cunha
  • 10h30: As conquistas do núcleo do ILEEL - Prof. Dr. Ernesto Sérgio Bertoldo

10h45 - Mesas temáticas: promoção, ações e encaminhamentos
11h45 - Apresentação dos eixos e o plano de trabalho para 2023

Tarde

14h às 18h - Workshop "Comunicação não-violenta e mediação de conflitos em ambientes universitários" com a Profa. Dra. Cândice Lisbôa Alves (FADIR/UFU)

A Proae conta com a participação de todos os membros dos NAAEs e demais representantes de Unidades que ainda não possuem Núcleos.

Faça a inscrição pelo formulário até o dia 02/12, haverá emissão de certificados pelo SIAE.