Acontece

Oficinas de Estimulação Cognitiva 2021

Em sua terceira edição, projeto segue voltado a tod@s estudantes da UFU
Portal PROAE
09/04/2021 - 09:00 - atualizado em 09/04/2021 - 08:57

A Divisão de Promoção de Igualdades e Apoio Educacional (DIPAE/PROAE) promoverá as oficinas de estimulação cognitiva, que estão em sua 3ª edição em 2021.

Voltadas para apoiar os estudantes durante as aulas remotas da UFU, as oficinas tem embasamento teórico/metodológico nas neurociências, especialmente na neuropsicologia cognitiva e comportamental. Por meio deste referencial teórico e científico levamos informações de ponta para que os estudantes reavaliem seus comportamentos e métodos adotados em seu cotidiano de estudos e tenham condições de implementar mudanças, orientadas por nós, em seus estilos de ação, para então observar os benefícios que estes conhecimentos aplicados na vida diária podem oferecer.

Este tipo de intervenção é geralmente oportunizado em contextos clínicos de reabilitação neuropsicológica para população clínica. A inovação da nossa proposta é adaptar o conhecimento para a promoção de desenvolvimento e aprendizagem de população não clínica de estudantes universitários.

O método das oficinas alia psicoeducação – explicação sobre o que são os processos cognitivos e como melhor aproveitá-los; exercícios práticos ao vivo e em grupo, instruções de tarefas de casa para aplicação dos conhecimentos adquiridos. Também podemos utilizar vídeos, textos, música e tarefas como métodos de aprendizagem. As atividades em grupo tornam o momento mais rico, uma vez que dão a oportunidade de trocar experiências e aprender uns com os outros.

Os temas foram organizados por habilidades: Atenção, Memória, Emoções, Técnicas e Estratégias de
Estudos e Habilidades Sociais.

Assim, em 2021, as oficinas acontecerão em módulos entre os meses de abril e outubro, e as
inscrições serão realizadas para cada módulo por meio do link: https://forms.gle/jGazJ9M27S7K75Kz7

Módulos:
- Módulo de Atenção (13/04 e 27/04)
- Módulo de Memória (11/05 e 25/05)
- Módulo de Emoções (10/08 e 24/08)
- Módulo de Técnicas e Estratégias de Estudos (14/09 e 28/09)
- Módulo de Habilidades Sociais (05/10 e 19/10)

Não há limite de inscrições. O único pré-requisito é estar matriculado em um dos cursos da UFU.


Divisão de Promoção de Igualdades e Apoio Educacional
dipae@proae.ufu.br