Oficina de Reprovações e Emoções no Percurso Acadêmico

este projeto propõe a realização de grupos de apoio e crescimento psicológico com vistas a promover a ressignificação de experiências negativas e traumáticas relacionadas ao seu desempenho no curso.
Fellipe
20/10/2022 - 16:30 - atualizado em 21/10/2022 - 14:43

Estudantes que vivenciaram situações de reprovações recorrentes, especialmente nos períodos iniciais de seus cursos, tem relatado nos atendimentos da DIVISÃO DE PROMOÇÃO DE IGUADADES E APOIO EDUCACIONAL (DIPAE/DIRES/PROAE/UFU) sentimentos como frustração, baixa percepção de competência pessoal, baixa auto estima, medo, ansiedade e pânico. Tais emoções pouco colaboram para a superação das dificuldades de aprendizagem e levam à interpretações distorcidas da realidade, como pensamentos catastróficos (pensar que o pior irá sempre acontecer) e o raciocínio emocional (deixar que os sentimentos guiem a interpretação da realidade) entre outros que prejudicam o envolvimento com o aprendizado de determinados conteúdos.

Por isso, é importante criar condições por meio de grupos de crescimento, aprendizagem e trocas sociais para que os estudantes ressignifiquem suas experiências traumáticas e desenvolvam estratégias de enfrentamento para voltar a se adaptar ao curso.

Com o objetivo geral de apoiar estudantes com vivências de reprovações sucessivas na universidade e incentivar sua adaptação, este projeto propõe a realização de grupos de apoio e crescimento psicológico com vistas a promover a ressignificação de experiências negativas e traumáticas relacionadas ao seu desempenho no curso.

Os grupos de crescimento terão um máximo de 20 participantes. Poderá ser criado cadastro de reserva para abertura de novos grupos posteriormente. Carga horária total de 12 horas, distribuídos em sessões de duas horas com início em outubro de 2022.

Os objetivos da oficina são:
- Incentivar a construção de um senso de comunidade;
- Ressignificar experiências traumáticas de reprovações acadêmicas;
- Desenvolver estratégias de enfrentamento do estresse e de resiliência emocional para lidar com o insucesso vivenciado.
- Construir em comunidade novos sentidos e significados para as experiências de reprovações;
- Aprender estratégias de estudo e aprendizagem que apoiem o fortalecimento do senso de competência acadêmica.
- Prevenir reprovações.

Horários: