Acontece

DISAU lança texto sobre como Lidar com as emoções

Matéria escrita pela psicóloga Maria Amélia Chamma Maximiano
Divisão de Esporte e Lazer Universitário
12/01/2021 - 15:45 - atualizado em 25/03/2021 - 15:51

Como lidar com as emoções.

            

Texto escrito pela psicóloga Maria Amélia Chamma Maximiano

 

A cada dia temos mais certeza que cuidar do nosso bem estar emocional é tão importante quanto cuidar do nosso físico.

   E para termos uma boa saúde mental precisamos aprender a lidar com as emoções e entender como reagir a elas. Sabendo isto, te convido a conhecer, algumas, estratégias para melhorar a forma de se relacionar com as emoções.

 

1.          Meditar.

     Por meio da meditação podemos focar mais no momento presente, nos auto-observar e diminuir a impulsividade.

 

2.          Reconhecer e aceitar as emoções.

    As emoções estão sempre presentes em nossas vidas, algumas podem ser agradáveis e outras nem tanto. Porém, todas são necessárias e importantes.

    A realidade é que não podemos estar felizes e nem evitar sentimentos dolorosos o tempo todo. Assim, o nosso intuito deve ser viver uma vida o mais plena, aberta e enriquecida possível, mesmo que isso possa, em alguns momentos, incluir emoções que não gostamos de ter.

 

3.          Ter hábitos mais saudáveis.

     Quando estamos doentes, com fome ou sono as emoções ficam mais descontroladas. Sendo assim, é necessário se alimentar adequadamente, dormir um sono reparador e praticar atividades físicas de forma regular.

 

4.          Manter contato.

     Termos o apoio de pessoas que gostamos e confiamos tem um papel fundamental para a nossa saúde mental e emocional. Por isso, é importante manter o contato com as pessoas, especialmente aquelas com as quais podemos nos abrir.

 

5.          Ser gentil consigo mesmo.

    Todos nós temos imperfeições, sejam internas ou externas. Porém, podemos aprender a nos acolher, apesar delas, e dar a nós mesmos a força necessária para que possamos prosperar.

 

Mais informações sobre o tema e a campanha Janeiro Branco na UFU acesse nossas redes sociais ou encaminhe um e-mail para disau@proae.ufu.br

Tópicos: