Serviço

Moradia Estudantil

Portal PROAE
09/06/2016 - 13:13 - atualizado em 02/12/2020 - 17:55
Moradia Estudantil
Público-alvo: 
Estudante

É o programa que garante residência temporária ao(à) estudante da UFU, com 150 vagas distribuídas em 26 apartamentos mobiliados. Em cada um deles, os(as) discentes encontram TV, geladeira, computador, máquina de lavar roupa, filtro, fogão e micro-ondas. A moradia está localizada na Avenida Venezuela, 1352, no Bairro Tibery, em Uberlândia.

Requisitos

1. Estar regularmente matriculado(a) nos cursos de graduação presencial na cidade de Uberlândia-MG;

2. Apresentar situação de vulnerabilidade socioeconômica;

3. A família residir fora da sede do campus em que estuda.

 

Perguntas Frequentes

a) Onde procurar? Para mais informações, o contato pode ser feito pelo e-mail moradiaestudantil@ufu.br. O acesso às vagas da moradia estudantil é somente via edital disponibilizado em www.proae.ufu.br.

b) Como procurar? As informações sobre prazos, documentos e disponibilidade do questionário socioeconômico estarão estabelecidas em edital no sítio eletrônico www.proae.ufu.br/editais.

c) Quando procurar? Os editais são abertos no final de cada semestre letivo.

d) Qual é o processo de seleção dos moradores? O estudante deverá concorrer a uma vaga na Moradia Estudantil - ME através do edital de seleção/concessão publicado semestralmente pelo programa de auxílios da PROAE.

e) Quem tem direito à moradia? Estudante regularmente matriculado, no qual a família não resida na cidade do campus de estudo, inscritos no edital e passar pela avaliação socioeconômica realizada pela DIASE, Divisão de Assistência e Orientação Social.

f) Quantos apartamentos possui a Moradia Estudantil? Ao todo são 26 apartamentos, 24 com capacidade para 6 estudantes em cada e 2 apartamentos para PNE com capacidade de 3 em cada.

g) Qual infraestrutura dos apartamentos? São apartamentos mobiliados com camas, armários, sofás, geladeira, tv, computador, máquina de lavar roupa.

h) Como funciona a moradia? O Regimento Interno define as normas de utilização da moradia, bem como dos espaços de uso coletivo, respeitado o horário de silêncio, das 22h às 7h, em qualquer dia da semana.

i) Há divisão de quartos por gênero nos apartamentos? Sim. Os apartamentos são divididos entre masculino, feminino nos dois blocos.

j) Precisa levar móveis? Não. Os apartamentos são equipados para morar.

k) Como é a limpeza dos apartamentos? A limpeza e conservação de todos os espaços internos do apartamento serão de responsabilidade dos moradores, bem como a conservação dos espaços coletivos, sendo a limpeza desses sob responsabilidade da UFU/PROAE/DIVME.

l) Como é a segurança na Moradia? A portaria da Moradia Estudantil funciona 24h com segurança no período noturno, o espaço é cercado com muros e cerca elétrica com monitoramento.

m) Como é o acesso na Moradia? O acesso do estudante/residente é somente através da leitura biométrica.

n) O não cumprimento do Regimento Interno causa alguma penalidade? Sim. Depende da infração e poderá ser advertência, repreensão ou exclusão.

o)  Posso receber visitas? Sim, desde que autorizada pelo Conselho da Moradia através da solicitação prévia e não pode em hipótese alguma pernoitar, salvo os casos de doença que também deverá ser comunicado previamente à coordenação.

p)  Quanto tempo posso residir na moradia? Poderá permanecer até concluir o curso.

q) Sendo morador eu perco a vaga se participar do programa de mobilidade? Não. Os moradores que participarem dessa modalidade terão assegurada sua vaga na moradia após seu retorno.

r) Posso permanecer na moradia no período de férias acadêmicas? Sim, deverá comunicar previamente à coordenação da moradia, conforme o período estabelecido.

s) Posso acumular bolsas sendo morador? Sim, pode participar de programas oficiais como monitoria, IC, extensão, PIBIC, PIBID, CAPES, FAPEMIG.

t) Tenho de pagar alguma taxa? Não, nenhuma taxa.


Central de Conteúdos

Responsável