Pergunta frequente

Qual a diferença entre os atendimentos de orientação e acolhimento e a psicoterapia?

Portal PROAE
19/08/2016 - 16:59 - atualizado em 19/08/2016 - 16:59

Os atendimentos de orientação e acolhimento são atendimentos breves e pontuais que, em essência, buscam auxiliar os estudantes no enfrentamento das dificuldades emocionais que impactam na vida acadêmica e pessoal, na perspectiva de contribuir para a melhoria da qualidade de vida do estudante no ambiente acadêmico. A psicoterapia é um processo de compreensão, análise e intervenção que se realiza através da aplicação sistematizada e controlada de métodos e técnicas psicológicas reconhecidos pela ciência, pela prática e pela ética profissional, promovendo a saúde mental e propiciando condições para o enfrentamento de conflitos e/ou transtornos psíquicos de indivíduos ou grupos (Resolução Conselho Federal de Psicologia nº10/2000). Neste sentido, a partir da orientação, pode haver a indicação de psicoterapia e, assim, o estudante pode ser encaminhado para a rede local de atendimento.

Público-alvo:
Tópicos: