Acontece

Os setembros na UFU são amarelos!

Em dedicação à saúde mental, o nono mês de todo ano na nossa comunidade se torna o mês para a vida!
Leonardo Piau Pereira
22/09/2023 - 12:52 - atualizado em 22/09/2023 - 17:43

A cada setembro, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) se veste com as cores do girassol, um mês todo dedicado à prevenção do suicídio e à promoção da saúde mental. O evento, conhecido como ''Mês para a Vida'', já é uma tradição na instituição, ocorrendo desde 2017. O objetivo principal é criar um ambiente de diálogo, acolhimento e conscientização em torno da saúde mental, envolvendo não apenas os estudantes, mas toda a comunidade acadêmica. 

Durante a pandemia, por exemplo, o evento se adaptou ao meio virtual, oferecendo atividades online para garantir a segurança de todos os participantes. No entanto, com o retorno das aulas presenciais e a correria do cotidiano, o evento volta a ter grande importância na presença física e em intervenções rápidas nos campi. 

 Uma característica notável do ''Mês para a Vida'' é a forma como é construído e planejado coletivamente. Reuniões de planejamento são realizadas para envolver cursos, entidades estudantis, grupos PET (Programa de Educação Tutorial) e qualquer pessoa interessada na temática da saúde mental. Isso permite a junção de várias atividades que já aconteceriam de alguma forma nas unidades da UFU, unindo-as sob o guarda-chuva do evento. 

 Além disso, a abordagem é democrática e inclusiva, permitindo que cada unidade da UFU adapte as atividades de acordo com seu público e características locais. Essa diversidade de perspectivas enriquece o evento e o torna mais relevante para toda a comunidade universitária. 

 Este ano, a intenção é que o Mês Para a Vida é que envolva toda a comunidade da UFU, com com atividades começando desde o dia 13 de setembro. Teremos exposições, palestras, rodas de conversa e até mesmo jogos para você se desvincular da correria do dia a dia e dedicar pelo menos uma hora à sua saúde. O cronograma está recheado e completo para que você também desenvolva hábitos que podem perdurar pelo resto da sua vida e garantir o seu momento especial. 

  

Projeto "Proteger-se": Cuidando da Saúde Mental Durante Todo o Ano 

No ''Mês para a Vida'', a UFU também se destaca pelo projeto "Proteger-se", que oferece apoio à saúde mental durante todo o ano. Iniciado em abril de 2020, este projeto oferece atendimento terapêutico online gratuito para toda a comunidade da UFU, incluindo alunos de graduação e pós-graduação, servidores públicos e trabalhadores terceirizados. 

O "Proteger-se" é uma resposta inovadora e crucial à pandemia de COVID-19, que intensificou os desafios relacionados à saúde mental. Mais de 60 profissionais da área de saúde da UFU, de diferentes unidades acadêmicas e administrativas, participam ativamente desse projeto, que também conta com parcerias para encaminhamentos quando necessário. 

Todos os atendimentos oferecidos pelo "Proteger-se" são conduzidos com sigilo e confidencialidade, seguindo rigorosamente as normas éticas e profissionais. Este projeto exemplifica o compromisso da UFU com a saúde mental e o bem-estar de sua comunidade durante todo o ano, complementando as atividades do "Mês para a Vida" em setembro. 

Conteúdos Relacionados

Acolhimento Estudantil Na Universidade
15/04/2024 - 14:34
#DIGA NÃO AO TROTE
10/04/2024 - 16:31