Acontece

Dipae realiza 1° Seminário de Apoio Pedagógico no Ensino Superior

O evento aconteceu entre os dias 29 e 31 de março e foi organizado pela Divisão de Promoção de Igualdades e Apoio Educacional da Proae
Bianca Lima Xavier
24/04/2023 - 16:11 - atualizado em 25/04/2023 - 17:02

Entre os dias 29 e 31 de março, aconteceu o 1° Seminário de Apoio Pedagógico no Ensino Superior (SAPES). O evento foi organizado pela Divisão de Promoção de Igualdades e Apoio Educacional (Dipae), setor ligado à Pró-Reitoria de Assistência Estudantil da Universidade Federal de Uberlândia (Proae/UFU). 

A programação do SAPES contou com rodas de conversas e trocas de experiências entre os presentes. As temáticas que se destacaram enquanto objeto de reflexão foram: a legislação que legitima as políticas da assistência estudantil, os fluxos de atendimentos dos discentes, a intervenção de apoio pedagógico, o processo de acompanhamento dos estudantes assistidos, o papel dos profissionais da equipe multidisciplinar, os atendimentos coletivos via oficinas, entre outros assuntos do cotidiano da Dipae. 

A participação do convidado Prof. Dr. Carlos Eduardo Burgos da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), ministrando a roda de conversa “Olhares sobre o Apoio Pedagógico no Ensino Superior” foi um dos pontos altos do evento. Na oportunidade, os presentes puderam trocar experiências sobre como construir e consolidar o apoio pedagógico nas instituições de Ensino Superior. 

De acordo com a pedagoga Lourdes Côrrea, os meses temáticos organizados pela Dipae dão visibilidade às ações e aos movimentos, mas é o trabalho diário realizado em prol das políticas de afirmação o verdadeiro desafio: “ainda há muita demanda de pedagogos na UFU, dada a intensidade do trabalho realizado por esses profissionais. Assim, questões como apoio, desempenho acadêmico e evasão precisam ser discutidas sempre que possível, a fim de tornar as atividades mais próximas dos estudantes, adaptando-as às novas gerações”. 

O Seminário reuniu servidores e pedagogos dos campi de Uberlândia, Pontal, Monte Carmelo e Patos de Minas para discutir, avaliar e planejar práticas de acompanhamento e apoio pedagógico realizadas nas rotinas profissionais. O evento aconteceu de forma híbrida, com encontros presenciais na sede da Dipae do campus Santa Mônica (Bloco 3E, sala 125) em alguns momentos e reuniões virtuais em outros, a fim de abarcar um pleito maior de pessoas.  

Participaram das ações a diretora da Diretoria de Inclusão, Promoção e Assistência Estudantil (Dires) Allyne Felix, o coordenador da Dipae Prof. Sauloéber Souza, os pedagogos Antônio dos Santos, Aluísio Alves, Débora Souza, Jomar Borges e Lourdes Corrêa, a assistente social Natália Vasconcelos e o colaborador Adeonn Souza, além, é claro, do apoio da pró-reitora de Assistência Estudantil Elaine Saraiva.  

Por fim, destaca-se os estudos realizados em torno da minuta do programa que vislumbra o apoio e o acompanhamento pedagógico dentro da Universidade que está sendo desenvolvido pela Proae, aberto a audiência pública, e que visa fortalecer o trabalho dos pedagogos na UFU, “o que é um passo à frente em relação a outras instituições”, de acordo com Lourdes.  

 

Conteúdos Relacionados