Acontece

Parcerias público-privadas 2022

Conheça os convênios firmados pela Proae em prol dos estudantes no último ano
Bianca Lima Xavier
02/03/2023 - 12:44 - atualizado em 02/03/2023 - 12:44

Em 2022, a Pró-Reitoria de Assistência Estudantil da Universidade Federal de Uberlândia (Proae/UFU) firmou diversas parcerias e convênios com empresas públicas e privadas da região, a fim de atender os estudantes em suas demandas e necessidades.  

Apesar da falta de recursos e bloqueios orçamentários, os desafios enfrentados durante o ano não limitaram as ações da Proae, que findou 2022 com conquistas significativas para toda a comunidade. Confira: 

O edital 06/2022 firmou um acordo de cooperação técnica entre a UFU e o Praia Clube, que pôde sediar as modalidades natação e cheerleading nas Olimpíadas UFU 2022 e também assumiu a implementação do Projeto de Treinamentos de atletas UFU em modalidades coletivas. De igual maneira, o edital 10/2022 possibilitou a parceria com o Arquibancada Sports Bar, que foi sede das disputas de e-games. 

A UFU também estabeleceu convênios com outras instituições das cidades-sede dos campi externos à Uberlândia para apoio na área de saúde do estudante. Em Patos de Minas, a parceria se deu com o Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam) e, em Ituiutaba, com a unidade da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) localizado no município, que deve assistir aos campi Pontal e Monte Carmelo. 

Ainda no âmbito da saúde, o Projeto Proteger-se da UFU conseguiu acordo com o Instituto Federal do Triângulo Mineiro para implementação do atendimento terapêutico online. A Universidade de Coimbra e a Universidade de São Paulo também são as novas parceiras da UFU, com a implementação do Projeto Mais Contigo, uma iniciativa no campo da saúde mental.  

Outra grande conquista está relacionada à parceria entre a Prefeitura Municipal de Patos de Minas e a UFU, que possibilitou aos estudantes usufruírem de refeições a preços muito mais acessíveis no Restaurante Popular Municipal.  

Além dessas, podemos citar ações como a “Prainha na UFU”, parceria com a Clínica Poética do Instituto de Artes, e a “UFU Saudável”, que promove ações de saúde, lazer, cultura, esporte, formação e educação para o enfrentamento à pandemia de COVID-19, com a finalidade de mitigar a transmissão do SARS-COV-2 e seus danos à comunidade universitária e extrauniversitária da UFU.  

Vale destacar também a parceria com diversos foodtrucks, artesãos, artistas, comerciantes e produções culturais nos eventos temáticos realizados pela Proae. 

Por fim, e não menos importante, o edital 03/2022 visou o credenciamento de estabelecimentos comerciais e prestadores de serviço para participação na campanha conhecida como “Selo de Apoio ao Estudante UFU”. A iniciativa teve início em 2022 e deseja conseguir descontos, promoções, condições diferenciadas e outras vantagens para a comunidade universitária. Para 2023, a intenção é que se torne ainda mais efetiva em todas as cidades-sede dos campi UFU. 

Fique de olho nas realizações da Proae!