Acontece

Conquista: Eseba agora possui Assistência Estudantil

Conheça o Programa de Apoio à Permanência aos Estudantes da Educação Básica (PAPEB)
Bianca Lima Xavier
14/03/2023 - 13:43 - atualizado em 15/03/2023 - 10:56

Em 2023, a Pró-Reitoria de Assistência Estudantil da Universidade Federal de Uberlândia (Proae/UFU) inaugura o Programa de Apoio à Permanência aos Estudantes da Educação Básica (PAPEB). O projeto é uma parceria que visa levar a Assistência Estudantil até a Escola de Educação Básica (Eseba), atendendo as demandas emergenciais de estudantes comprovadamente em vulnerabilidade socioeconômica.  

O programa visa contribuir com o acesso, a permanência, a democratização e a conclusão do ensino fundamental das alunas e alunos regularmente matriculados na Eseba, por meio de benefícios diretos, como auxílios alimentação, transporte e inclusão digital e auxílios indiretos, como apoio pedagógico, esportivo, artístico e cultural, atenção à saúde e acompanhamentos. 

Poderão se inscrever no Programa de Apoio à Permanência aos estudantes da Educação Básica (PAPEB) estudantes com renda per capita familiar de até um salário mínimo, em consonância com editais específicos resultantes da parceria Eseba-Proae. 

Fernanda de Magalhães é assistente social há mais de 10 anos na escola e ressalta a importância do projeto: “até então, nossos estudantes não possuíam nenhuma política externa de assistência. Os recursos que tínhamos disponíveis para atender às emergências vinham da contribuição dos pais dos próprios alunos e até mesmo de servidores da instituição”.  

Ela também conta que a última pesquisa realizada entre os matriculados na instituição revelou que cerca de 30% dos estudantes estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Além disso, a política de cotas implementada em 2019 vem contribuindo para que o número de pessoas baixa renda acessem à escola, de forma que a equipe da Eseba já pensa em políticas de permanência a serem realizadas. 

“O maior ganho está em poder dar condições para as alunas e os alunos estudarem e acessarem a escola com qualidade, respeitando necessidades básicas como transporte, alimentação, material escolar, uniforme e até mesmo dando assistência em saúde (atendimento psicológico e fonoaudiológico, por exemplo). É uma sensação de alívio e dever cumprido”, ressalta a assistente social. 

Para o futuro, uma das metas a serem alcançadas está na ampliação da assistência estudantil ao Proeja, atendendo também os estudantes do período noturno. 

Confira um pouco do que rolou na inauguração do projeto: 

Conteúdos Relacionados

III Seminário de Assistência Estudantil
29/02/2024 - 16:03
PROAE Itinerante 2023/2
02/01/2024 - 16:57