Acontece

Melhorias para o campus Patos de Minas

Estudantes agora podem usufruir de intercampi e restaurante popular
Bianca Lima Xavier
02/01/2023 - 13:24 - atualizado em 05/01/2023 - 15:17

Durante o mês de novembro, o campus Patos de Minas participou de dois grandes momentos: a instauração do intercampi e o convênio com o Restaurante Popular. Ambas conquistas são o atendimento de uma demanda histórica dos estudantes, que agora podem desfrutar de transporte e alimentação de forma muito mais acessível.   

A Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae/UFU), a Assessoria do campus e a Prefeitura Municipal de Patos de Minas firmaram parceria para que todos os discentes pudessem usufruir de refeições de qualidade por apenas R$4,00. O restaurante funcionará para almoço de segunda à sexta-feira, entre 12h e 13h 30min, com exceção de feriados.  

O intercampi também contou com o apoio da Prefeitura Universitária e a Comissão de Acompanhamento do Intercampi para garantir as rotas e horários adequados.

A ação é uma resposta da administração superior ao abaixo-assinado feito pelos alunos, reivindicando melhorias. A estudante do curso de Biotecnologia Rafaella Guerin diz que essa é a vitória de uma batalha que os alunos vêm lutando há muito tempo: “a maior questão que se coloca é a de acessibilidade, pois agora todas as pessoas conseguem se alimentar melhor, principalmente as com vulnerabilidade socioeconômica. E, quanto ao intercampi, ter um transporte dentro de Patos exclusivo para nós e pensando nos nossos horários, ajuda muito na nossa programação. São conquistas que vão dando espaço a outras”. 

O Restaurante Popular, contudo, não substitui a necessidade de um Restaurante Universitário. A previsão é de que a construção do novo bloco seja finalizada até o início de 2024 e, nele, o compromisso é a entrega de um espaço onde possa funcionar o RU, no modelo dos outros campi onde o serviço já existe.  

No dia 11 de novembro, o reitor Prof. Dr. Valder Steffen Jr., a pró-reitora de Assistência Estudantil Elaine Saraiva, integrantes das entidades estudantis e outros membros do corpo discente se reuniram para a entrega das solicitações e para dialogar sobre ações que poderiam ser implementadas no campus Patos de Minas. 

 

Linhas do intercampi: 

  • 2 linhas ida e volta para almoço no Restaurante Popular de segunda-feira a sexta-feira com saída e retorno da Unidade UNIPAM. 

  • 5 horários de linhas de ônibus nos intervalos das aulas entre a Unidade UNIPAM e a Unidade Laboratório Pesquisa e Ensino. 

Endereços importantes: 

  • Restaurante Popular: Rua Vereador João Pacheco, 150, Bairro Santo Antônio - Patos de Minas – MG 

  • Unidade UNIPAM: Rua Major Gote, n° 808 - Caiçaras - Patos de Minas – MG 

  • Unidade Laboratório Pesquisa e Ensino: Rua Major Jerônimo, nº 566 - Bairro Centro - Patos de Minas – MG 

Conteúdos Relacionados