Acontece

Projeto +Contigo: promoção de saúde na Universidade

Conheça a iniciativa que tem como objetivo levar qualidade de vida e bem estar aos estudantes
Bianca Lima Xavier
02/12/2022 - 11:44 - atualizado em 02/12/2022 - 11:46

Nos dias 22 e 23 de novembro, a Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae/UFU), em parceria com a Divisão de Saúde (Disau/UFU) e a Divisão de Capacitação de Pessoal (Dicap/UFU), realizou o Curso Mais Contigo (versão) Universidades: Promoção de Saúde Mental e Prevenção do Suicídio. Esse primeiro encontro teve como objetivo divulgar a proposta de intervenção, a fim de que seja implantada até o final de 2023. 

O +Contigo é um projeto de pesquisa científica e extensão criado em 2009 e idealizado pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), em Portugal, que promove ações direcionadas a jovens, pais, comunidade escolar e profissionais da saúde com o objetivo de promover a saúde mental dos estudantes. 

Os resultados da experimentação foram tão satisfatórios que, em 2017, o Centro de Educação em Prevenção e Posvenção do Suicídio (CEPS) trouxe a iniciativa para o Brasil. Hoje, diversas instituições de ensino do país, como a Universidade de São Paulo (USP), atuam em convênio com a Universidade de Coimbra a fim de levar um olhar mais atento e cuidadoso ao corpo docente. 

Na UFU, as ações do projeto já começaram e, em 2023, serão aplicadas quatro oficinas ao longo do ano, a fim de contemplar docentes, técnicos e colaboradores de cada uma das cidades-sede (Uberlândia, Monte Carmelo, Ituiutaba e Patos de Minas). 

Neste curso introdutório, aconteceu a apresentação do projeto +Contigo, a fim de mostrar o histórico e os resultados da iniciativa. Além disso, foram abordados tópicos como ansiedade, depressão, comportamentos suicidas, pandemia e a saúde mental na Universidade de modo geral. Também houve oficinas, discussões e o encerramento do curso. 

Maria Amélia Chamma é psicóloga da Disau e acredita que essa iniciativa pode auxiliar muito os estudantes, principalmente aqueles que possuem dificuldade em se relacionar e expressar seus sentimentos: “isso possibilita uma integração maior entre os colegas, cria uma rede de apoio em situações de emergência e, principalmente, aproxima os docentes dos discentes, para que compreendam melhor as questão que perpassam os os universitários atualmente”.

Confira algumas fotos deste encontro:

 

Conteúdos Relacionados