Acontece

Confira a programação completa do Mês das Relações Afetivas Saudáveis

As ações acontecem nos campi Santa Mônica, Pontal, Patos de Minas e Monte Carmelo a partir de 23 de junho
Isabella Vasconcelos
28/06/2022 - 09:28 - atualizado em 30/06/2022 - 17:17

O evento Relações Afetivas Saudáveis é um evento da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PROAE) por meio da Divisão de Saúde (DISAU) e da Diretoria de Qualidade de Vida do Estudante (DIRVE) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O evento é gratuito e aberto a comunidade universitária e externa.

Este ano o evento nos convida a refletir e repensar sobre a importância do perdão e autoperdão, na saúde emocional e física. O sofrimento psíquico é intensificado em relações mal resolvidas, com a presença de culpas exacerbadas e/ou projeções daquilo que não aceitamos em nós mesmos.

Estamos vivenciando uma época onde as violências intra e interpessoais ainda permeiam as relações humanas. Dentre as várias formas de violências, destacamos o racismo, o feminicídio, a violência psicológica e outras violências perpetradas contra as mulheres. Muitas vezes impedidas de falar e não valorizadas enquanto mulheres, buscam o seu lugar legitimado por trazerem sensibilidade e força, em uma sociedade que supervaloriza a racionalidade e a hegemonia masculina, em detrimento das emoções e afetividade.

No âmbito acadêmico, situações de Bullyng, rejeição e não pertencimento afetam a autoestima dos estudantes e, consequentemente, o desempenho acadêmico dos mesmos.

Repensar a sociedade que queremos e lutarmos para a concretização dessa nova realidade, requer coragem, humildade e resiliência. Desenvolver a capacidade de autoaceitação e aceitação das diferenças individuais, somente será possível, mediante um olhar e agir amoroso frente a vida, onde as palavras perdão e ressignificação possam ter sentidos no discurso e na ação.


PROGRAMAÇÃO


CAMPUS SANTA MÔNICA



Data: 09/06/22 (quinta-feira)

17h - UFUCast-Ep 10: Relações Saudáveis
Com o professor do Instituto de Ciências Sociais da UFU, Túlio Rossi e Valéria Paiva Casasanta Garcia, Psicóloga da Divisão de Saúde-DISAU.
Local: Canal da UFU no YouTube
Link:https://www.youtube.com/watch?v=pxnyDvh3Two

Data: 28/06/22 (terça-feira)

15h - Palestra: Gerenciamento do Estresse e Equilíbrio emocional
Palestrante: Dra. Susan Andrews - Psicóloga e Antropóloga formada pela Universidade de Harvard-EUA e Doutora em Psicologia Transpessoal pela Universidade de Greenwich-EUA.
Mediadora: Valéria Paiva Casasanta Garcia.
Formato: https://www.youtube.com/watch?v=zCESB68ohaI
Biografia: Dra Susan Andrews é americana, psicóloga e antropóloga formada pela Universidade de Harvard (EUA) e Doutora em Psicologia Transpessoal pela Universidade de Greenwich (EUA).  É autora de mais de 12 livros (os quais foram traduzidos para 10 idiomas). Seus livros abrangem temas como Educação, Psicologia, Saúde, Yoga, Nutrição e Ecologia. Ministrou palestras e seminários sobre estes temas em 42 países. Estudou 11 idiomas incluindo o Bengali, Chinês e Sânscrito. Susan Andrews é fundadora e coordenadora do Instituto Visão Futuro, em Poramgaba- SP, onde desenvolve projetos sócio-ambientais integrados e ministra o curso de Biopsicologia, que alia a antiga sabedoria oriental às modernas abordagens da neurociência e da saúde mente-corpo. Susan Andrews é Co-coordenadora do Centro de Medicina Integrativa Mente-Corpo da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), e idealizadora de programas de bem estar e desenvolvimento pessoal como o REDEMED (Redução do Estresse e Desenvolvimento da Empatia na Medicina) e RECORE (Relaxamento, Conexão e Ressignificação) e Calma na Crise Para estudantes Universitários.

16h20min - Apresentação cultural e Abertura oficial do evento.
Musicistas: Paula Callegari, Poliana Alves e Sandra Alfonso.
Local: Auditório 5R (A e B)

17h -  Roda de conversa: Quando a brincadeira não tem graça! Os impactos emocionais do racismo e do bullyng.
Psicóloga: Simone Neves-Psicóloga e Mestre em Saúde na comunidade pela Universidade de São Paulo (USP) e formação em Psicologia Analítica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
Mediadora: Eminéa Vinhais - Graduada em Ciências Sociais. Especialista em Linguagem e Psicanálise pela Universidade Federal de Uberlândia. Coordenadora de Promoção e Assistência à saúde do servidor na UFU.
Conteúdo:
- As diversas manifestações do racismo no contexto educacional
- Diferenciando Bullying do racismo
- Os impactos emocionais da violência racial
- O antiracismo como movimento de cura do trauma
Formato: presencial.

Data: 29/06/22 (quarta-feira)

14h45min - Apresentação cultural
Apresentação de: Duo: Sinhô Passarim e Flor Bunita
Musicistas: Raffael Silva Lopes (Sinhô Passarim) e Lílian Carvalho (Flor Bunita)
Músicas: "Minha oração"; "Semente"; "Raios de Sol"
Local: Auditório 5R (A e B)

15h - Roda de conversa: A linguagem do corpo: uma visão psicossomática das dores emocionais.
Palestrante: Dra. Renata Bittencourt Meira
Mediadora: Fabíola Alves Gomes
Formato: presencial. Local: Auditório 5R (A e B)

16h - Palestra: O sentimento de não pertencimento e o desempenho acadêmico.
Palestra: Dra. Jane Maria dos Santos Reis- Graduada em Ciências Sociais e em Pedagogia. Mestre e Doutora em educação pela Universidade Federal de Uberlândia.
Mediadora: Michele Aparecida Xavier Falco - Psicóloga da Divisão de Saúde-DISAU
Apoio: Maria Amélia Chamma Maximiano- Psicóloga da Divisão de Saúde-DISAU
Formato: presencial.
Local: Auditório 5R (A e B)

17h30min - Apresentação teatral-IARTE.
Tema: Bullyng: violência psicológica.
Responsável: Rosimeire Gonçalves - Docente do Instituto de ArtesIARTE/Teatro e Coordenadora Nacional do Mestrado Profissional Prof. Artes.
Luísa de Angelis: atriz, graduanda em Teatro pela UFU e pesquisadora PIBIC sobre a mulher no teatro, componente do GRUTECE.
Eric dos Santos Silva: ator, graduando em Teatro pela UFU, pesquisador sobre teoria teatral, teatro e cinema brasileiros, componente do GRUTECE.
Apresentadora: Milene Dias Carneiro -Psicóloga da Divisão de Saúde-DISAU
Formato: presencial.

18h - Encerramento.
Formato: presencial.


CAMPUS MONTE CARMELO



Data: 22/06/22 (quarta-feira)

12h20min às 13h - Abertura com apresentação musical.
Artistas: Tico de Paula e convidados.
Local: em frente a lanchonete da Tia Lu.

Data: 23/06/22 (quinta-feira)

15h30min às 17h30min - Palestra: Prevenção e Posvenção no cuidado com vítimas de assédio e violência sexual.
Local: Sala 406 Bloco 1B.
Convidada: Neiva Flávia de Oliveira - Docente da Faculdade de direito da UFU em direito da diversidade sexual e direitos culturais. Coordenadora dos projetos de assessoria Todas por Ela e Acolhidas, de pesquisa MEMORIAR, de extensão Entre irmãs. Coordenadora geral da Comissão Permanente De Proteção E Valorização Da Mulher da UFU. Integrante do NUAVIDAS e CMDM. Colabora no quadro “Questão De Gênero” do programa “Trocando Em Miúdos” da rádio universitária UFU.
Participante: Rodolfo Cândido da Silva, psicólogo na DISAU/PROAE/UFU.

Data: 28/06/22 (terça-feira)

15h - Palestra: Compaixão e Perdão: ressignificando as experiências de vida.
Palestrante: Dra. Susan Andrews. Psicóloga e Antropóloga formada pela Universidade de Harvard-EUA e Doutora em Psicologia Transpessoal pela Universidade de Greenwich-EUA.
Formato: online.
Link: em breve.

Data: 30/06/22 (quinta-feira)

16h às 17h45min - Oficina e roda de conversa: Habilidades importantes para a construção e manutenção de relações afetivas saudáveis.
Local: Sala 406 Bloco 1B.
Condutor: Rodolfo Cândido da Silva, psicólogo na DISAU/PROAE/UFU.
Evento com INSCRIÇÃO PRÉVIA: https://forms.gle/cSoB25M7KfvyeXVL8


CAMPUS PONTAL (Ituiutaba)



Data: 24/06/22 (sexta-feira)

15h30min “Projeto SOMOS: Travestilidades em diálogos na pista acadêmica”
Professor Marco Aurélio Máximo Prado – Um dos organizadores da obra; Doutor em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo com experiência pós-Doutoral na Cátedra de Estudos Brasileiros na Universidade de Massachusetts/Amherst pela Fundação Fulbright. É professor associado IV da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É professor junto ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia e coordenador do Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT (NUH/UFMG).
Resumo: O Professor Marco Aurélio irá compartilhar suas inspirações e experiências durante o processo de escrita de sua obra e apresentará as principais ideias de seu livro. O autor também estará disponível para autografar exemplares.
Local: Auditório I – Campus Pontal

Data: 28/06/22 (terça-feira)

09h - Abertura Cultural (presencial).
Apresentações musicais: Isadora Faleiros (discente) – Violão; Sarah (discente) e Polyana Matumoto (Técnica) – Voz
Leituras poéticas: Maria Eduarda Caetano Vargas (discente); Cássia Maria Bisinoto (Técnica)
Estreia do Vídeo: “Feminicídio: In memorian”
Local: Auditório I do Campus Pontal.

09h30min - Palestra de Abertura (presencial).
Tema: Toxicidade e relações afetivas: o auto-perdão como recurso de cuidado.
Resumo: O evento se propõe a refletir sobre as relações afetivas tóxicas e como o autoperdão é um importante recurso de autocuidado no processo de libertação e cura dessas relações.
Palestrante: Evaldo Mariano - Psicólogo, Docente do curso de Psicologia da UEMG.
Local: Auditório I do Campus Pontal.

Intervalo Almoço

14h - Apresentação Cultural (presencial).
Coreografia: “Uma forma de olhar” - Samanta Florindo (bailarina).
(Coreógrafa: Itna Carlota).
Local: Auditório I do Campus Pontal.

14h15min - Entrevista (presencial).
Tema: Uma NOVA forma de olhar: O lugar das relações afetivas em momentos desafiadores.
Palestantes: Samanta Florindo - bailarina, professora, empreendedora, que tem uma estória pra contar... e Polyana A Matumoto - Psicóloga e entrevistadora.
RESUMO: A bailarina e empresária teve que enfrentar um quadro de saúde que quase a deixou cega. Essa nova condição de vida lhe impôs desafios e sua estória de superação contribui para refletir o lugar das relações afetivas em momentos desfiadores.
Local: Auditório I do Campus Pontal.

14h45min - Coffe Break (presencial).
Local: Auditório I do Campus Pontal.

15h - Palestra: Compaixão e Perdão: ressignificando as experiências de vida (online)*.
Palestrante: Dra. Susan Andrews (confirmar) - Psicóloga e Antropóloga, formada pela Universidade de Harvard-EUA e Doutora em Psicologia Transpessoal pela Universidade de Greenwich-EUA.
*Será transmitida para o público do evento no Auditório 1.

Data: 30/06/22 (quinta-feira)

“A arte me deu colo” - O lugar da arte na (Re)construção do ser.
Parceria DISAU/DIPAE.
Local: Auditório I - Campus Pontal.

14h - Apresentação Cultural (presencial).
Performance de Dublagem - Alysson Finíssima.
Local: Auditório I do Campus Pontal.

14h15min - Mesa Redonda (presencial).
Palestrante: Alysson Finíssima - Formada em Artes Visuais e Cênicas, Mestre em Teatro, Docente da Educação Básica e Luiza Araújo - Formada em Geografia pela UFU, pesquisadora dos territórios da prostituição LGBTQIA+ presidente da ONG Vânia Lafit, e atualmente atua no quadro administrativo da fundação municipal zumbi dos palmares.
RESUMO: Esse evento tem por objetivo celebrar a diversidade e receber essas duas profissionais transsexuais para compartilhar suas experiências de (re)construção do ser e o papel da arte neste processo; discutindo o lugar da vivência acadêmica na trajetória pessoal e profissional.
Entrevistdora: Polyana A Matumoto - Psicóloga e entrevistadora.
Local: Auditório I do Campus Pontal.


CAMPUS PATOS DE MINAS


Data: 28/06/22 (terça-feira)

15h - Palestra: Compaixão e Perdão: ressignificando as experiências de vida (online)*.
Palestrante: Dra. Susan Andrews - Psicóloga e Antropóloga, formada pela Universidade de Harvard-EUA e Doutora em Psicologia Transpessoal pela Universidade de Greenwich-EUA.
*Será transmitida para o público do evento no Auditório da Unidade Pavonianos.

18h45min às 20h - Mesa Redonda: “Quais são as violências que podem estar presentes nas nossas relações e onde posso procurar por ajuda?"
Palestrantes: Alessandra Cristina Avila Araújo - Assistente Social - Coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social CREAS e Presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa – CMDPI. 
Cristiane Nery Costa-Assistente Social - Coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social- CRAS – Pós graduada em Gestão de Serviços de Saúde.
Mediador(a): Daniela Almeida.

20h10min - Apresentação cultural SLAM Poesia.
Com o poetas DuArte, Natt, Treta, RLLoco e Rugério Vaz.