Acontece

Divisão de Saúde traz análise do longa metragem "Nise: O Coração da Loucura"

Indicação cultural celebra o Dia da Luta Antimanicomial, comemorado no último dia 18/05
Juliano da Silva Damas Júnior
19/05/2020 - 17:07 - atualizado em 19/05/2020 - 17:10

Na última segunda feira, dia 18/05, comemorou-se o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, um movimento nacional por garantia dos direitos das pessoas que apresentam sofrimento psíquico. Iniciado nos anos 1970 com a Reforma Psiquiátrica, as manisfestações culminaram na aprovação da Lei nº 10.216/2.001, que trata da proteção dos direitos das pessoas com transtornos mentais e estabelece a responsabilidade do Estado no desenvolvimento da política de saúde mental no Brasil.

Aproveitando a data, a Proae (através da sua Divisão de Saúde) convidou na semana passada a comunidade acadêmica para assistir ao filme Nise: O Coração da Loucura (2015).  A produção nacional conta a história da Dra. Nise da Silveira, que nos anos 1950 assume o setor de terapia ocupacional onde, contrariando os tratamentos convencionais de esquizofrenia da época, inicia uma nova forma de lidar com os pacientes através do amor e da arte. O elenco conta com Glória Pires no papel principal e Roberto Berliner na direção.

Hoje a Proae reitera o convite e disponibiliza a análise da psicóloga da Disau, Valéria Paiva, sobre o longa-metragem. Compartilhe a publicação para que mais gente conheça essa história e entenda a importância desta data para o cuidado à saúde mental de todos.

 Leia abaixo na seção de documentos a análise do filme. 

Atendimentos 
A Disau lembra ainda que os atendimentos da Divisão de Saúde estão acontecendo por meio do projeto PROTEGER-SE. Para mais informações, acesse o LINK . A Divisão de Saúde também está disponível para outros esclarecimentos. Caso necessário, não hesite em fazer contato pelo email disau@proae.ufu.br ou pelo formulário de atendimento     

Tópicos: 

Conteúdos Relacionados

Acolhimento Estudantil Na Universidade
15/04/2024 - 14:34
#DIGA NÃO AO TROTE
10/04/2024 - 16:31