UFU realiza o "Mês para a Vida - Setembro Amarelo UFU 2019"

Evento que acontece durante todo o mês discute a importância do debate para a prevenção de suicídios
30/08/2019 - 15:33 - atualizado em 06/09/2019 - 15:49

A Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PROAE) em conjunto com a Divisão de Saúde (DISAU) e a Diretoria de Qualidade de Vida do Estudante promovem neste mês a campanha "MÊS PARA A VIDA E SETEMBRO AMARELO|UFU|2019" uma ação de prevenção ao suicídio, que tem o objetivo de conscientizar as pessoas deste problema grave que tira tantas vidas todos os anos.

No Brasil, o suicídio é considerado um problema de saúde pública. De acordo com números oficiais do Ministério da Saúde, são quase 12 mil suicídios todos os anos no Brasil, o número significa que 32 brasileiros se matam por dia em média, uma taxa de mortalidade maior do que a de vítimas de AIDS e da maioria dos tipos de câncer, por exemplo.

No mundo o problema também atinge níveis alarmantes, e preocupantemente, sua ocorrência tem aumentado entre jovens. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio é a terceira causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos. A OMS também afirma que a cada 10 casos de suicídio 9 tem prevenção.

Apesar disso, um estudo brasileiro afirma que 96% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais, diagnosticados ou não, tratados de forma incorreta ou não tratados de maneira alguma. Entre esses transtornos que mais causam o suicídio estão a depressão, o transtorno bipolar e o abuso de substâncias.

Com o objetivo de prevenir e reduzir estes números a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em conjunto com o Conselho Federal de Medicina – CFM e outras entidades nacionais, como o Centro de Valorização da Vida - CVV, criaram em 2014 a campanha Setembro Amarelo, o mês de prevenção do suicídio, com o slogan “Falar é a melhor solução”.

Na UFU o  "Mês para a vida -setembro amarelo UFU 2019" contará com cine-debates, palestras, mesas redondas, apresentações e outras atividades em todos os campi da universidade. Confira abaixo a programação completa com Data, locais e horários das atividades separadas por Campus.

PROGRAMAÇÃO POR CAMPUS

UBERLÂNDIA - Campus Santa Mônica

- Dia 10/09 - Dia D - Dia Mundial de Prevenção do Suicídio - Mobilização da PROAE/UFU em parceria com o Projeto Por Uma Clínica Poética, entidades estudantis e demais parceiros para valorização da Vida. Acontecerá uma caminhada da Prefeitura Municipal de Uberlândia, às 13h, até o entorno biblioteca do Campus Santa Mônica, onde haverá pequenique coletivo e stands com informações sobre saúde.

- Dia 12/09 - 9h - Sala dos Conselhos (Bloco 3P) - Mesa-redonda “Redes possíveis de apoio à saúde mental do estudante e apresentação do projeto +Contigo” *Aberto prioritariamente a docentes, coordenadores de curso e diretores de institutos e de faculdades da Universidade Federal de Uberlândia

- Dia 12/09 - 20h - Teatro Municipal de Uberlândia - Espetáculo Play "Sem Pausa"

- Dia 13/09 - 9h - Auditório 3Q - Mesa-redonda Avanços e desafios no cuidado à saúde do idoso, do trabalho e mental  (I Congresso Internacional de Atenção à Saúde na perspectiva do cuidado: avanços e desafios e X Fórum Mineiro de Enfermagem)

- Dia 13/09 - 16h - Sala dos Conselhos (Bloco 3P) -  Palestra Suicídio nas sociedades contemporâneas: porque e como intervir  (Prof. Dr. José Carlos Pereira Santos, Escola Superior de Enfermagem de Coimbra)