Acontece

"I Fórum Nacional NUAVIDAS HCU/UFU" discute ações relacionadas a violência sexual

Evento acontece entre os dias 12 e 14 de setembro no Campus Umuarama
Juliano da Silva Damas Júnior
02/08/2019 - 17:39 - atualizado em 25/03/2021 - 16:07

A Proae por meio da sua Divisão de Promoção de Igualdades e Apoio Educacional, a Dipae,  em parceira com o Grupo Nuavidas e a ONG "SOS Mulher e familia" organizam entre os dias 12 e 14 de setembro de 2019 O "I Fórum Nacional NUAVIDAS HCU/UFU- “Feridas (in) visíveis da violência sexual: gente que sofre, rede que se movimenta". O Evento conta com apoio do Ministério Publico Federal e a "IFMSA Uberlândia" e tem o objetivo de integrar, qualificar e propor ações para a rede de atenção a pessoas em situação de violência sexual.

A violência sexual constitui um problema altamente predominante no Brasil e no mundo. Estima-se que 1 a cada 3 mulheres já tenha sofrido violência física e/ou sexual no mundo. Entre crianças, a estimativa é de 1 bilhão de crianças violentadas mundialmente por ano. Apesar disso a violência sexual é tema pouco discutido durante a formação de profissionais de saúde, da segurança pública, da justiça, da educação e da assistência social.

Serão discutidos temas como: objeção de consciência no aborto legal e formação profissional, violência sexual contra crianças e adolescentes, avanços e desafios da lei 13.718/2018, escuta ativa e acolhimento humanizado na proteção de famílias no fluxograma da rede, sexualidade na infância e adolescência, educação sexual nas escolas, aborto previsto em lei. O evento contará com a presença de convidados renomados nas áreas de Medicina, Psicologia, Direito e Bioética de várias partes do país, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza, Porto Alegre, Campina Grande e Manaus.

O I Fórum Nacional NUAVIDAS HCU/UFU" acontecerá no Campus Umuarama. Os locais de oficinas e palestras e os horários das atividades estão disponíveis abaixo. As Inscrições são gratuitas e vão até dia 30 de agosto, podendo ser feitas no Site Oficial do evento. 

Tópicos: 

Conteúdos Relacionados