Hospitalidade na Universidade

Portal PROAE
27/02/2015 - 12:18 - atualizado em 25/03/2021 - 16:54
Bem-vindos! / Ilustração de Amanda Carolina Zuffi

(por Leiliane Bernardes Gebrim*)

Hospitalidade nos remete à qualidade de pessoas e ambientes que sabem acolher com gentileza às pessoas em determinado lugar. Sem dúvida alguma se trata de uma virtude, um valor que a educação superior pode e deve fomentar.

No entanto, mais de 20 séculos após Homero ter afirmado ser a civilidade o que distingue os homens dos animais, ainda convivemos com uma difícil realidade nas universidades - os trotes violentos e/ou humilhantes praticados para recepcionar os estudantes ingressantes.

A universidade é lugar de promoção de desenvolvimento humano, formação e cultura. A ela, cabe a contribuição para a transformação de realidades sociais, de modo que práticas violentas e não civilizadas devam ser prevenidas e evitadas.  Assim, é necessário que agressões não sejam naturalizadas e travestidas de tradição ou cultura universitária.

A liberdade e a dignidade, direitos humanos fundamentais, precisam ser resguardadas e defendidas em nossa sociedade. Dessa forma, a comunidade universitária é convidada a refletir sobre sua participação na construção de realidades mais democráticas, justas e não violentas através da conscientização e crítica das próprias práticas, especialmente na ocasião de recepção dos estudantes ingressantes.

[Ilustração de Amanda Carolina Zuffi]

[Ilustração de Amanda Carolina Zuffi]

Vamos lançar mão de soluções criativas que favoreçam um clima hospitaleiro e que contribuam para uma efetiva integração com os novos estudantes.

É bom para os que chegam. É bom para os que já estão aqui.

Que todos sejam bem vindos e se sintam acolhidos na Universidade Federal de Uberlândia!

Trote não é legal.

Seja responsável!

Seja solidário!

Seja criativo!