Treinamentos Esportivos

Portal PROAE
29/08/2016 - 14:27 - atualizado em 29/01/2019 - 17:20
Público-alvo: 
Estudante

PROJETO EQUIPES UFU DE TREINAMENTO:

O projeto Equipes UFU de Treinamento” teve seu início em 2005 com a criação da equipe UFU de Futsal. A partir daí, criou-se a tradição de implementar treinamentos esportivos atingindo também as demais modalidades. Desde então a UFU vem se destacando no cenário esportivo universitário. Muito se deve ao fato de que, o projeto nos seus anos iniciais, era realizado em caráter temporário (poucos meses do ano) e hoje se tornou permanente com a contratação de profissionais para cada modalidade (masculino e feminino) e a participação em competições municipais e regionais (preparatórios).

O planejamento e execução deste projeto justifica-se em virtude da necessidade de realizações de treinamentos esportivos no meio universitário, que promovam a prática esportiva, visando principalmente à saúde, à integração dos estudantes e a formação de uma equipe universitária que represente a UFU em eventos esportivos oficiais. Todas as ações realizadas neste projeto são coordenadas por um Técnico em Desporto da DIESU. As atividades são executadas com o apoio dos treinadores em 5 modalidades: basquete, vôlei, handebol, futsal e futebol de campo (masculino e feminino). Todos possuem formação em Educação Física e são credenciados no Conselho Regional de Educação Física (CREF) contratados via FAU.

As atividades são realizadas com o propósito de ensinar, por meio da prática esportiva, os movimentos básicos da modalidade, partindo do princípio pedagógico de iniciação esportiva. Os treinadores também sistematizaram um trabalho com partes técnicas e táticas para os atletas que participariam das competições universitárias.

Breve Histórico:

A importância do projeto está na socialização entre os alunos dos diversos cursos, além do aprendizado, disciplina, respeito e união que o esporte ensina e educa. Outro benefício importante é fazer com que o aluno pratique exercício físico, melhorando assim a saúde e qualidade de vida do estudante. O projeto já apresentou resultados expressivos nos Jogos Universitários Mineiros (JUMS) de 2017 a UFU conseguiu levar um número expressivo de atletas que se demostraram comprometidos com o projeto. Conseguindo pontuar em praticamente todas as modalidades o que deu a universidade a classificação geral satisfatória entre os 3 primeiros lugares de Minas Gerais, classificando para o Jogos Universitários Brasileiros (JUBS). Disputar um Brasileiro Universitário significa um grande passo da instituição em poder associar o esporte universitário à cultura educacional universitária, onde os alunos possam aprender com o esporte, vários, valores que poderão ser levados para a vida pessoal e profissional.

Em 2018 o projeto ampliou o público atendido e, além das equipes UFU de treinamento, firmou uma parceria com as atléticas disponibilizando suporte técnico e espaço físico para auxiliar, as entidades estudantis, no treinamento das equipes. A iniciativa foi positiva, pois aumentou o número de alunos atendidos.

Nas modalidades individuais do JUMs, a UFU conseguiu levar duas novas modalidades que conseguiram um resultado expressivo e classificaram para a etapa Nacional do JUBS. As duas modalidades foram de E-GAMES, uma League of Legends e a outra FIFA. Na etapa final da JUBS de 2018 em Maringá, a UFU conquistou o melhor desempenho da história nas modalidades individuais conquistando um 4º lugar no LOL, 2º lugar no FIFA, 3º lugar no JUBS Acadêmico, 3º lugar no ciclismo individual e 2º lugar no ciclismo por equipe.

O projeto também apoia as equipes que não possuem treinadores, mas estão determinadas a buscarem maior reconhecimento da modalidade e principalmente, saúde e qualidade de vida através do exercício físico regularmente. O Judô UFU vem crescendo bastante com a colaboração dos estudantes e trouxe para esse ano o Jiu-Jitsu UFU. A corrida de orientação sempre participar dos torneios universitários, tanto mineiro quanto brasileiro, e com conquistas muito satisfatórias.

 

 


 

 

 

 

 

Requisitos

Voltado para estudantes de graduação e pós graduação da UFU. 

Orientações

Todos os atletas participantes do projeto são escolhidos por meio de uma seletiva realizada no início de cada ano. As datas e locais das seletivas são feitas pela Divisão de Esporte e Lazer Universitário, a Diesu.



Responsável