UFU sediará núcleos do Programa Segundo Tempo

A ação deseja democratizar o acesso à prática e cultura do desporto educacional
Bianca Lima Xavier
28/04/2023 - 13:59 - atualizado em 28/04/2023 - 13:59

A Pró- Reitoria de Assistência Estudantil (Proae) e a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) firmaram convênio em 2020 com o Ministério da Cidadania, atualmente denominado Ministério dos Esportes, para a implantação de dois núcleos do Programa Segundo Tempo: Padrão e Universitário. Em virtude da pandemia da COVID19 a fase de estruturação do projeto começou a ser executada em Janeiro de 2023.

O Programa Segundo Tempo tem como meta democratizar o acesso à prática e cultura do desporto educacional, buscando o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes, jovens e adultos. Além disso, visa promover a cidadania, a democratização do acesso, a inclusão social, a promoção da igualdade de oportunidades e a melhoria da qualidade de vida dos estudantes da UFU e da comunidade em geral.

Nesse sentido, dois núcleos serão implantados: o Programa Padrão, com foco no atendimento de cerca de 100 crianças e adolescentes a partir de 6 anos, prioritariamente matriculados em escolas públicas e expostos a riscos sociais, residentes no município de Uberlândia. Para estes, serão ministradas as modalidades esportivas Rugby e Futebol de Campo; e o Programa Universitário, visando atender à comunidade acadêmica, principalmente o corpo discente da UFU, a partir das modalidades Judô, Atletismo e Natação.

A iniciativa visa o apoio a propostas de trabalho relacionadas a esporte, educação, lazer e inclusão social. Logo, a base pedagógica do Programa Segundo Tempo consiste em oferecer práticas corporais com caráter educacional, contemplando ações planejadas, inclusivas e lúdicas em diferentes dimensões.

De modo geral, o Programa Segundo Tempo é uma importante conquista para UFU, principalmente porque a ação não se limita a promover a prática esportiva em si, mas busca utilizar o esporte como ferramenta educacional para o desenvolvimento de habilidades e competências importantes para a vida dos participantes.

As inscrições para participação no Programa Segundo Tempo devem começar em maio. Fiquem atentos às nossas redes sociais.