Balanço geral das Olimpíadas UFU 2022

Confira um resumo de tudo o que rolou no encerramento da competição
Bianca Lima Xavier
29/11/2022 - 10:39 - atualizado em 02/12/2022 - 11:58

Após dois anos de paralisação das atividades presenciais, as Olimpíadas Universitárias da Universidade Federal de Uberlândia retornaram ao seu modelo tradicional. Durante cinco finais de semana, mais de 2400 atletas e público voltaram a se encontrar nos campos, ginásios, quadras e pistas do campus da Educação Física.

Desde o dia da abertura (14 de outubro) até o encerramento (26 de novembro), ao todo, 20 Associações Atléticas Acadêmicas participaram da competição: Agrárias, Aplicada, Artes, Biologia Pontal, Biológicas, Computação, Direito, Educação Física, EngeBio Patos, Engenharia Pontal, Engenharia UDI, Exatas, Exumadas Pontal, Fisioterapia, Humanas, Medicina, Moca (Monte Carmelo), Monetária, Odonto e Psicologia.

A maioria das modalidades, tanto as coletivas quanto as individuais, contou com equipes femininas e masculinas (Atletismo, Basquete, E-Games, Futsal, Handebol, Judô, Natação, Peteca, Tênis de Mesa, Tênis de Campo, Vôlei e Xadrez). Somente no futebol de campo, participaram apenas times masculinos. Já no Cheerleading, todos disputaram com equipes mistas.

Ao final da competição, a classificação por modalidades e atletas destaques da temporada se deu da seguinte forma:

O encerramento teve a participação do professor reitor Valder Steffen Júnior, da pró-reitora de Assistência Estudantil Elaine Saraiva e da diretora de Administração de Pessoal Alexandrina Alzamora, além de outros presentes. Na oportunidade, foram entregues medalhas e troféus aos atletas. A comissão organizadora do evento também homenageou a Atlética Agrárias, destaque por seu compromisso, desempenho, esforço e dedicação durante a temporada. Isso posto, foi dada a classificação geral:

As Olimpíadas Universitárias são uma realização da Divisão de Esporte e Lazer Universitário (Diesu/UFU) e Liga das Atléticas e, este ano, pôde contar também com o apoio de dois grandes parceiros: Praia Clube e Arquibancada Sports Bar.